Relatório de Estágio Escola Secundária Quinta das Palmeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Mariana Sofia Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6543
Resumo: Resumo 1 O capítulo 1 diz respeito a todas as vivências que decorreram na Escola Secundária Quinta das Palmeiras ao longo do estágio pedagógico, que corresponde à última etapa do mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário. O Estágio pedagógico insere-se nos dois últimos semestres do plano de estudo do 2.º Ciclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ao qual requer a elaboração de um relatório que documente todo o processo de formação, refletindo sobre as experiências e funções desempenhadas ao longo da lecionação enquanto professores. Durante o ano letivo 2014/2015 tive a oportunidade de lecionar três turmas em ciclos de ensino diferentes e em momentos diferentes do ano (9ºA, 10ºC e 11ºB). Além da lecionação e do plane-amento anual das atividades curriculares, tive também a oportunidade de desempenhar o papel de um diretor de turma, acompanhei durante o primeiro período a direção de turma do 11ºB. O desporto escolar também foi uma constante neste estágio, nomeadamente nas modalidades de badmínton e multiatividades de ar livre onde desempenhei tarefas distintas, tais como a planifi-cação, a organização e a operacionalização de atividades não letivas, tanto do grupo disciplinar de educação física como as do núcleo de estágio. Este estágio foi sem dúvida um processo de aprendizagem indispensável para que possa ser uma profissional preparada para enfrentar os desafios da carreira que tenho pela frente. É do senso comum que a aprendizagem é pedagogicamente eficaz quando adquirida por meio da experiência, daí a importância da vivência do estágio profissional. Resumo 2 Este trabalho tem como principal objetivo analisar a influência de um programa combinado de atividade física (aquático e terreste) na melhoria dos hábitos de vida e do desenvolvimento psicomotor de um adolescente com multideficiência. Trata-se de um estudo de caso sobre um adolescente de 15 anos com multideficiência, com um défice cognitivo grave, deficiência motora, deficiência visual e epilepsia. O programa combinado teve a duração de três meses, com a frequência semanal de dois dias. Os instrumentos utilizados foram a classificação da função motora global com base no Sistema de Classificação da Função Motora Global (SCFMG), uma avaliação psicomotora, criada com base na Bateria de Testes Psicomotores (BPM) descrita por Vítor da Fonseca e um protocolo de recolha de dados tal como: Medida de Hábitos de Vida (MHAVI), baseado no modelo Disability Creation Process (DCP). Os resultados obtidos demonstram melhorias consideráveis nos aspetos psicomotores avaliados (coordenação, lateralidade, esquema corporal, respiração, e noção do corpo). A análise das figuras obtidas através dos três momentos em que se aplicou o protocolo Medida de Hábitos de Vida (MHAVI demonstraram de que houve melhorias nos níveis de realização e tipos de ajuda, não acontecendo o mesmo nos níveis de satisfação do adolescente. Em suma, um programa combinado de atividade física aquático e terreste parece proporcionar um estímulo psicomotor positivo em adolescentes com multideficiência.
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Além da lecionação e do plane-amento anual das atividades curriculares, tive também a oportunidade de desempenhar o papel de um diretor de turma, acompanhei durante o primeiro período a direção de turma do 11ºB. O desporto escolar também foi uma constante neste estágio, nomeadamente nas modalidades de badmínton e multiatividades de ar livre onde desempenhei tarefas distintas, tais como a planifi-cação, a organização e a operacionalização de atividades não letivas, tanto do grupo disciplinar de educação física como as do núcleo de estágio. Este estágio foi sem dúvida um processo de aprendizagem indispensável para que possa ser uma profissional preparada para enfrentar os desafios da carreira que tenho pela frente. É do senso comum que a aprendizagem é pedagogicamente eficaz quando adquirida por meio da experiência, daí a importância da vivência do estágio profissional. Resumo 2 Este trabalho tem como principal objetivo analisar a influência de um programa combinado de atividade física (aquático e terreste) na melhoria dos hábitos de vida e do desenvolvimento psicomotor de um adolescente com multideficiência. Trata-se de um estudo de caso sobre um adolescente de 15 anos com multideficiência, com um défice cognitivo grave, deficiência motora, deficiência visual e epilepsia. O programa combinado teve a duração de três meses, com a frequência semanal de dois dias. Os instrumentos utilizados foram a classificação da função motora global com base no Sistema de Classificação da Função Motora Global (SCFMG), uma avaliação psicomotora, criada com base na Bateria de Testes Psicomotores (BPM) descrita por Vítor da Fonseca e um protocolo de recolha de dados tal como: Medida de Hábitos de Vida (MHAVI), baseado no modelo Disability Creation Process (DCP). Os resultados obtidos demonstram melhorias consideráveis nos aspetos psicomotores avaliados (coordenação, lateralidade, esquema corporal, respiração, e noção do corpo). A análise das figuras obtidas através dos três momentos em que se aplicou o protocolo Medida de Hábitos de Vida (MHAVI demonstraram de que houve melhorias nos níveis de realização e tipos de ajuda, não acontecendo o mesmo nos níveis de satisfação do adolescente. Em suma, um programa combinado de atividade física aquático e terreste parece proporcionar um estímulo psicomotor positivo em adolescentes com multideficiência.Abstract 1 The first chapter refers all the social experiences in the Quinta das Palmeiras high school occurred during the pedagogical internship, being the final stage of the master’s degree in Teaching of Physical Education in Primary and Secondary Education. The pedagogical internship is inserted on the last two semesters of the second cycle of Teaching of Physical Education in Primary and Secondary Education study plan, which requires the elaboration of a formation process report, reflecting all the experiences and jobs developed as a teacher. During the 2014/2015 school year there was the opportunity of teaching three different classes, which means they were in different learning cycles (Class A of 9th grade, Class C of 10th grade and Class B of 11th grade). Beyond teaching and doing the annual planning of the teaching activi-ties, there was the opportunity to fulfill the role of a class director too, in the first period in the Class B of the 11th grade. School sports was also a constant at this internship, specifically in the modalities of badminton and outdoor Multi-Activities, where different tasks were developed, such as planning, organizing and putting in practice the non-teaching activities both in discipli-nary group of physical education as the training group. This internship was, no doubt, an indispensable learning process which will contribute to be a well prepared professional to face the challenges in the way during the whole career. It is common sense that learning is pedagogically effective when acquired through experience, hence the importance of living the pedagogical internship. Abstract 2 The main purpose of this work is to find out if the influence of a physical activity combined program (aquatic and terrestrial) leads to an improvement of the lifestyle and the psychomotor development of a multi-disabilities adolescent. It is a case study developed in a 15 years old adolescent who has multi-disabilities and a serious deficit, such as a lack of cognitive, motor and visual capability and also epilepsy. The combined program lasted three months, with the weekly frequency of two days. Gross motor function rate was the tool used based on the Gross Motor Function Classification System (GMFCS), a psychomotor evaluation, based on the psychomotor battery (PMB), described by Vítor de Fonseca and a data collection protocol such as the Assessment of Life Habits (LIFE-H), based on the Disability Creation Process (DCP) model. The results showed considerable improvements in psychomotor aspects evaluated (coordination, laterality, body scheme, breathing, and body sense). The figures analysis obtained through the three moments which was applied the Life Habits Measure Protocol (LHMP) showed there were improvements in achievement levels and types of help, not happening the same in the adolescent satisfaction levels. In short, a combined program of aquatic physical activity and terrestrial seems to provide a positive psychomotor stimulation in adolescents with multiple-disabilities.Martins, Júlio Manuel CardosoCosta, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumCarneiro, Mariana Sofia Andrade2018-11-28T16:30:03Z2015-11-162015-9-302015-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6543TID:201645343porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:14.750656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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