Antecedentes da intenção de compra: mercado de roupa de luxo no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9862 |
Resumo: | O maior desafio da indústria de luxo internacional é aumentar sua presença de mercado, pois assim como em outros segmentos, o aumento da concorrência exige que as empresas sejam mais competitivas e sólidas, reduzindo custos e mantendo a qualidade dos seus produtos. Despontando dentre as principais economias internacionais, o Brasil vem crescendo no cenário mundial do luxo, ganhando destaque principalmente na indústria da moda de luxo. Diante deste contexto do crescimento de mercado das marcas de luxo, vê-se a importância de uma nova reflexão sobre os fatores que levam os consumidores a escolher uma marca em detrimento de outra. Desta forma, o estudo em causa foca no comportamento do consumidor e a intenção de compra de roupa no mercado de luxo brasileiro, contribuindo para clarificar a relação de ordem causal entre os valores associados ao luxo e as variáveis atitude, norma subjetiva, controle comportamental percebido, experiência passada e intenção de compra. Além disso o estudo também busca conhecer qual a importância relativa dos valores associados ao luxo com a atitude, norma subjetiva e o controle comportamental percebido, e destas, em conjunto com a experiência passada, na intenção de comportamento.Para a avaliação das variáveis mencionadas, realizou-se inquéritos com 192 pessoas, estes apresentaram como resultado que a atitude, o controle comportamental percebido e a norma subjetiva, exercem um efeito positivo e significativo na intenção de comportamento, de igual modo, a experiência passada é um antecedente importante da intenção de comportamento, e por último, a intenção de comportamento exerce um efeito significativo no uso atual/compra efetiva. |
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Antecedentes da intenção de compra: mercado de roupa de luxo no BrasilGestão de marketingPsicologia do comportamentoComportamento dos consumidores: +BrasilModaO maior desafio da indústria de luxo internacional é aumentar sua presença de mercado, pois assim como em outros segmentos, o aumento da concorrência exige que as empresas sejam mais competitivas e sólidas, reduzindo custos e mantendo a qualidade dos seus produtos. Despontando dentre as principais economias internacionais, o Brasil vem crescendo no cenário mundial do luxo, ganhando destaque principalmente na indústria da moda de luxo. Diante deste contexto do crescimento de mercado das marcas de luxo, vê-se a importância de uma nova reflexão sobre os fatores que levam os consumidores a escolher uma marca em detrimento de outra. Desta forma, o estudo em causa foca no comportamento do consumidor e a intenção de compra de roupa no mercado de luxo brasileiro, contribuindo para clarificar a relação de ordem causal entre os valores associados ao luxo e as variáveis atitude, norma subjetiva, controle comportamental percebido, experiência passada e intenção de compra. Além disso o estudo também busca conhecer qual a importância relativa dos valores associados ao luxo com a atitude, norma subjetiva e o controle comportamental percebido, e destas, em conjunto com a experiência passada, na intenção de comportamento.Para a avaliação das variáveis mencionadas, realizou-se inquéritos com 192 pessoas, estes apresentaram como resultado que a atitude, o controle comportamental percebido e a norma subjetiva, exercem um efeito positivo e significativo na intenção de comportamento, de igual modo, a experiência passada é um antecedente importante da intenção de comportamento, e por último, a intenção de comportamento exerce um efeito significativo no uso atual/compra efetiva.The main challenge of international luxury industry is to grow its market presence because as in other segments the competitiveness demands solid companies, cost-cutting and high quality of products. Rising as one of main world economies, Brazil has grown in international luxury market, including in luxury fashion industry. In this context of growth of luxury brands it is important to think about the factors that influence costumer´s brand choice. In this manner this study focusing in costumer behavior and the purchase intention of fashion brands in the Brazilian luxury market, the study also makes a contribution to clarify the causal relation among luxury values and theory of planned behavior, brand experience and purchase intention. Furthermore, the study also tries to associate luxury values with attitude, normative influence and perceived behavioral control all of them in consonance with brand experience and behavior intention. To evaluate the mentioned variables it were inquired 192 persons, that showed as a result that attitude, behavioral control and normative influence have a significant and positive influence in the behavioral intention, the same happens to brand experience as an important precedent of behavioral intention, and finally the behavioral intention has a significant effect in effective purchase.Universidade de Aveiro2013-03-11T12:33:40Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9862porAraújo, Cristiano Mineiro Branco deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:06Zoai:ria.ua.pt:10773/9862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:36.071620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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