Marketing verde e moda sutentável: antecedentes e consequência da intenção de compra dos consumidores portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Renata Queirós
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48930
Resumo: A consciência ambiental e a preocupação com a sustentabilidade são temas proeminentes na atualidade e transversais a quase todas as áreas da sociedade. A crescente relevância destas questões gera implicações significativas nos comportamentos dos consumidores, especialmente no setor da moda, onde a procura por produtos sustentáveis tem vindo a ganhar destaque. Assim, este estudo tem como principal objetivo compreender o comportamento de compra dos consumidores portugueses de moda sustentável e perceber que fatores podem influenciar este processo de compra. Para tal, foi traçado um modelo conceptual em que se evidenciaram as variáveis decisivas do comportamento de compra de moda sustentável. No modelo proposto, ao usar-se uma extensão da Teoria da Ação Racional, foram tidos em conta, para além dos fatores, atitude, normas subjetivas, intenção comportamental e ação de compra, que constam desta teoria, outros fatores, como o conhecimento ambiental percebido, o valor percebido, a preocupação ambiental e os atributos e variedade do produto. Foram formuladas 7 hipóteses de investigação, testadas na fase empírica através do recurso à análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla e simples. Uma vez que esta dissertação se ocupa do estudo do comportamento do consumidor, recorreu-se à divulgação de um questionário online, distribuído através redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin e obteve-se uma amostra de 231 respondentes portugueses. As relações entre os fatores mencionados foram testadas através das hipóteses formuladas e todas reportaram relações positivas e significativas entre eles. Os resultados demonstraram que a atitude dos consumidores em relação à moda sustentável é profundamente influenciada por fatores como a preocupação ambiental, conhecimento ambiental percebido, valor percebido e atributos e variedade dos produtos. Para além disso, concluiu-se também que a intenção de compra de moda sustentável é principalmente influenciada pela atitude dos consumidores em relação a produtos sustentáveis e pelas normas sociais que moldam os seus comportamentos. Por fim, foi detetado que a intenção de compra influencia diretamente o comportamento dos consumidores. Esta investigação fornece resultados significativos para o marketing e para a indústria da moda em Portugal, pois não se conhecem quaisquer estudos neste âmbito aplicados aos consumidores portugueses. Por esta razão, com a presente dissertação, pretende-se colmatar esta lacuna e contribuir para a literatura através do estudo do comportamento de compra do consumidor português de moda sustentável.
id RCAP_b2b3bfc44ee720d43fb940f0da09b68b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing verde e moda sutentável: antecedentes e consequência da intenção de compra dos consumidores portuguesesMarketing VerdeModa SustentávelComportamento do ConsumidorTeoria da Ação RacionalA consciência ambiental e a preocupação com a sustentabilidade são temas proeminentes na atualidade e transversais a quase todas as áreas da sociedade. A crescente relevância destas questões gera implicações significativas nos comportamentos dos consumidores, especialmente no setor da moda, onde a procura por produtos sustentáveis tem vindo a ganhar destaque. Assim, este estudo tem como principal objetivo compreender o comportamento de compra dos consumidores portugueses de moda sustentável e perceber que fatores podem influenciar este processo de compra. Para tal, foi traçado um modelo conceptual em que se evidenciaram as variáveis decisivas do comportamento de compra de moda sustentável. No modelo proposto, ao usar-se uma extensão da Teoria da Ação Racional, foram tidos em conta, para além dos fatores, atitude, normas subjetivas, intenção comportamental e ação de compra, que constam desta teoria, outros fatores, como o conhecimento ambiental percebido, o valor percebido, a preocupação ambiental e os atributos e variedade do produto. Foram formuladas 7 hipóteses de investigação, testadas na fase empírica através do recurso à análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla e simples. Uma vez que esta dissertação se ocupa do estudo do comportamento do consumidor, recorreu-se à divulgação de um questionário online, distribuído através redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin e obteve-se uma amostra de 231 respondentes portugueses. As relações entre os fatores mencionados foram testadas através das hipóteses formuladas e todas reportaram relações positivas e significativas entre eles. Os resultados demonstraram que a atitude dos consumidores em relação à moda sustentável é profundamente influenciada por fatores como a preocupação ambiental, conhecimento ambiental percebido, valor percebido e atributos e variedade dos produtos. Para além disso, concluiu-se também que a intenção de compra de moda sustentável é principalmente influenciada pela atitude dos consumidores em relação a produtos sustentáveis e pelas normas sociais que moldam os seus comportamentos. Por fim, foi detetado que a intenção de compra influencia diretamente o comportamento dos consumidores. Esta investigação fornece resultados significativos para o marketing e para a indústria da moda em Portugal, pois não se conhecem quaisquer estudos neste âmbito aplicados aos consumidores portugueses. Por esta razão, com a presente dissertação, pretende-se colmatar esta lacuna e contribuir para a literatura através do estudo do comportamento de compra do consumidor português de moda sustentável.Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de FigueiredoRepositório ComumSantos, Ana Renata Queirós2024-01-15T12:32:49Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48930TID:203465466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T02:15:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:54.848217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing verde e moda sutentável: antecedentes e consequência da intenção de compra dos consumidores portugueses
title Marketing verde e moda sutentável: antecedentes e consequência da intenção de compra dos consumidores portugueses
spellingShingle Marketing verde e moda sutentável: antecedentes e consequência da intenção de compra dos consumidores portugueses
Santos, Ana Renata Queirós
Marketing Verde
Moda Sustentável
Comportamento do Consumidor
Teoria da Ação Racional
title_short Marketing verde e moda sutentável: antecedentes e consequência da intenção de compra dos consumidores portugueses
title_full Marketing verde e moda sutentável: antecedentes e consequência da intenção de compra dos consumidores portugueses
title_fullStr Marketing verde e moda sutentável: antecedentes e consequência da intenção de compra dos consumidores portugueses
title_full_unstemmed Marketing verde e moda sutentável: antecedentes e consequência da intenção de compra dos consumidores portugueses
title_sort Marketing verde e moda sutentável: antecedentes e consequência da intenção de compra dos consumidores portugueses
author Santos, Ana Renata Queirós
author_facet Santos, Ana Renata Queirós
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Renata Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Verde
Moda Sustentável
Comportamento do Consumidor
Teoria da Ação Racional
topic Marketing Verde
Moda Sustentável
Comportamento do Consumidor
Teoria da Ação Racional
description A consciência ambiental e a preocupação com a sustentabilidade são temas proeminentes na atualidade e transversais a quase todas as áreas da sociedade. A crescente relevância destas questões gera implicações significativas nos comportamentos dos consumidores, especialmente no setor da moda, onde a procura por produtos sustentáveis tem vindo a ganhar destaque. Assim, este estudo tem como principal objetivo compreender o comportamento de compra dos consumidores portugueses de moda sustentável e perceber que fatores podem influenciar este processo de compra. Para tal, foi traçado um modelo conceptual em que se evidenciaram as variáveis decisivas do comportamento de compra de moda sustentável. No modelo proposto, ao usar-se uma extensão da Teoria da Ação Racional, foram tidos em conta, para além dos fatores, atitude, normas subjetivas, intenção comportamental e ação de compra, que constam desta teoria, outros fatores, como o conhecimento ambiental percebido, o valor percebido, a preocupação ambiental e os atributos e variedade do produto. Foram formuladas 7 hipóteses de investigação, testadas na fase empírica através do recurso à análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla e simples. Uma vez que esta dissertação se ocupa do estudo do comportamento do consumidor, recorreu-se à divulgação de um questionário online, distribuído através redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin e obteve-se uma amostra de 231 respondentes portugueses. As relações entre os fatores mencionados foram testadas através das hipóteses formuladas e todas reportaram relações positivas e significativas entre eles. Os resultados demonstraram que a atitude dos consumidores em relação à moda sustentável é profundamente influenciada por fatores como a preocupação ambiental, conhecimento ambiental percebido, valor percebido e atributos e variedade dos produtos. Para além disso, concluiu-se também que a intenção de compra de moda sustentável é principalmente influenciada pela atitude dos consumidores em relação a produtos sustentáveis e pelas normas sociais que moldam os seus comportamentos. Por fim, foi detetado que a intenção de compra influencia diretamente o comportamento dos consumidores. Esta investigação fornece resultados significativos para o marketing e para a indústria da moda em Portugal, pois não se conhecem quaisquer estudos neste âmbito aplicados aos consumidores portugueses. Por esta razão, com a presente dissertação, pretende-se colmatar esta lacuna e contribuir para a literatura através do estudo do comportamento de compra do consumidor português de moda sustentável.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-15T12:32:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48930
TID:203465466
url http://hdl.handle.net/10400.26/48930
identifier_str_mv TID:203465466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137010058788864