A importância da Responsabilidade Social Corporativa na decisão de compra do consumidor: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Carina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Bruno Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/525
Resumo: Objetivo: O presente estudo visa compreender qual a importância da Responsabilidade Social Corporativa na decisão de compra do consumidor em contextos específicos de marketing. Por conseguinte, pretende-se analisar o principal motivo inerente à aquisição de bens sustentáveis em detrimento de outros produtos com o mesmo grau de compatibilidade, bem como os fatores que influenciam tal escolha.Metodologia: Mediante a investigação de caráter empírico e natureza exploratória foi adotada uma metodologia quantitativa, onde os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário disponibilizados junto de quatro lojas que se posicionam estrategicamente como sendo socialmente responsáveis.Originalidade: Ambiciona-se que este estudo conceba uma proposta de valor expressiva no enternecimento do meio empresarial para a inevitabilidade da mudança de comportamentos, dadas as aspirações atuais da população consumidora. O estudo pretende, desta forma, examinar os fatores mais valorizados pelos consumidores no momento de uma compra socialmente responsável.Resultados: Os resultados preliminares evidenciam uma consciência dos consumidores neste tipo de segmento que se poderá traduzir numa menor sensibilidade ao preço. Comportamentos socialmente responsáveis tendem a ser valorizados pelos consumidores em contextos específicos de marketing (e, consequentemente, na tomada de decisão por parte do consumidor final).Implicações práticas: A preocupação do consumidor com o impacto das suas ações, nas mais variadas vertentes, é ascendente e, por isso, torna-se vital para as empresas auferir os fatores que o seu público-alvo valoriza, numa tentativa de garantir a sobrevivência, dada a exigência do cliente atual.Limitações da investigação: O trabalho exibe como limitação a existência de uma amostra reduzida, o que dificulta a generalização dos resultados. Por outro lado, apresenta-se como outro inconveniente o facto de o inquérito por questionário ser disponibilizado nos locais de venda sustentáveis, visto que os mesmos têm receio de provocar incómodos aos seus clientes.Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, comportamento do consumidor, consumo responsável
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