Die Geier Wally : do romance de Wilhelmine von Hillern (1875) ao drama de Felix Mitterer (1993/2005)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2768 |
Resumo: | O presente trabalho trata a figura de Geierwally, uma figura feminina da tradição popular do Tirol austríaco, que surge no romance da escritora alemã Wilhelmine von Hillern (1836-1916) e no drama do autor austríaco Felix Mitterer (1948-). Depois de uma introdução com considerações teóricas sobre literatura trivial e literatura feminina em finais do século XIX, temos um primeiro capítulo em que se apresenta Anna Stainer-Knittel (1841-1915), a pintora e retratista que na infância viveu uma aventura que serviu de modelo para a figura de Geierwally, tal como ela surge no romance de W. von Hillern. O segundo capítulo é dedicado à análise do romance Die Geier-Wally (1875), começando com uma descrição da vida e da produção literária da autora, Wilhelmine von Hillern, e passando depois a considerações sobre a génese e recepção do texto. Segue-se uma caracterização da figura de Wally, com ênfase na problemática relação pai-filha e na ligação da protagonista com a natureza. A terminar é abordada a adaptação feita pela autora do romance às tábuas do palco, em 1880. Num terceiro capítulo faz-se o estado da adaptação do romance feita por Felix Mitterer: em 1993 no palco de Elbigenalp/Lechtal, e em 2005, em Wunsiedel, nos “Luisenburger Festspiele”, altura em que o drama deste autor, Die Geierwally. Volksstück nach Wilhelmine von Hillern, foi também publicado. Antes de concluir, é dado destaque à actualidade da figura (Geierwally), que tem sido objecto de várias adaptações e/ou modernizações, desde o século XIX até aos nossos dias, quer em óperas e representações teatrais, quer em produções cinematográficas e televisivas. ABSTRACT: The present paper treats the figure of Geierwally, a feminine figure in the popular tradition of Tirol, Austria originating from a novel by the German female writer Wilhelmine von Hillern (1836-1916) and the drama by the Austrian writer Felix Mitterer (1948-). After the introduction into the theory of trivial literature and women’s writing at the end of the 19th century, the first chapter presents Anna Stainer-Knittel (1841-1915), Austrian painter, whose childhood experience gave the model for the figure of Geierwally, like it appeared in the novel of W. von Hillern. The second chapter analyses the novel Die Geier-Wally (1875), introduced by the description of the life and literary production of the writer Wilhelmine von Hillern, followed by genesis and reception of the text. After a characterization of the figure of Wally, the complicated father-daughter relationship as well as the protagonist’s relation to nature will be analyzed. Finally, the novel’s dramatization in 1880 will be presented. The last chapter analyzes the dramatization by Felix Mitterer, performed in 1993 in Elbigenalp/Lechtal and in 2005 in Wunsiedel at the “Luisenburger Festspiele”, year in which the author’s drama Die Geierwally. Volksstück nach Wilhelmine von Hillern, was first published. Before the final conclusions, the current interest in the figure of Geierwally will be examined, proved by several adaptations as well as modernizations since the 19th century until today, as in operas, theatre plays, movies and films. |
id |
RCAP_be37e91b52584a22638b98c43ff46225 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/2768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Die Geier Wally : do romance de Wilhelmine von Hillern (1875) ao drama de Felix Mitterer (1993/2005)Cultura alemãLiteratura alemãCrítica literáriaO presente trabalho trata a figura de Geierwally, uma figura feminina da tradição popular do Tirol austríaco, que surge no romance da escritora alemã Wilhelmine von Hillern (1836-1916) e no drama do autor austríaco Felix Mitterer (1948-). Depois de uma introdução com considerações teóricas sobre literatura trivial e literatura feminina em finais do século XIX, temos um primeiro capítulo em que se apresenta Anna Stainer-Knittel (1841-1915), a pintora e retratista que na infância viveu uma aventura que serviu de modelo para a figura de Geierwally, tal como ela surge no romance de W. von Hillern. O segundo capítulo é dedicado à análise do romance Die Geier-Wally (1875), começando com uma descrição da vida e da produção literária da autora, Wilhelmine von Hillern, e passando depois a considerações sobre a génese e recepção do texto. Segue-se uma caracterização da figura de Wally, com ênfase na problemática relação pai-filha e na ligação da protagonista com a natureza. A terminar é abordada a adaptação feita pela autora do romance às tábuas do palco, em 1880. Num terceiro capítulo faz-se o estado da adaptação do romance feita por Felix Mitterer: em 1993 no palco de Elbigenalp/Lechtal, e em 2005, em Wunsiedel, nos “Luisenburger Festspiele”, altura em que o drama deste autor, Die Geierwally. Volksstück nach Wilhelmine von Hillern, foi também publicado. Antes de concluir, é dado destaque à actualidade da figura (Geierwally), que tem sido objecto de várias adaptações e/ou modernizações, desde o século XIX até aos nossos dias, quer em óperas e representações teatrais, quer em produções cinematográficas e televisivas. ABSTRACT: The present paper treats the figure of Geierwally, a feminine figure in the popular tradition of Tirol, Austria originating from a novel by the German female writer Wilhelmine von Hillern (1836-1916) and the drama by the Austrian writer Felix Mitterer (1948-). After the introduction into the theory of trivial literature and women’s writing at the end of the 19th century, the first chapter presents Anna Stainer-Knittel (1841-1915), Austrian painter, whose childhood experience gave the model for the figure of Geierwally, like it appeared in the novel of W. von Hillern. The second chapter analyses the novel Die Geier-Wally (1875), introduced by the description of the life and literary production of the writer Wilhelmine von Hillern, followed by genesis and reception of the text. After a characterization of the figure of Wally, the complicated father-daughter relationship as well as the protagonist’s relation to nature will be analyzed. Finally, the novel’s dramatization in 1880 will be presented. The last chapter analyzes the dramatization by Felix Mitterer, performed in 1993 in Elbigenalp/Lechtal and in 2005 in Wunsiedel at the “Luisenburger Festspiele”, year in which the author’s drama Die Geierwally. Volksstück nach Wilhelmine von Hillern, was first published. Before the final conclusions, the current interest in the figure of Geierwally will be examined, proved by several adaptations as well as modernizations since the 19th century until today, as in operas, theatre plays, movies and films.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:27:51Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2768porBernlochner, Marioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:05Zoai:ria.ua.pt:10773/2768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:07.613175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Die Geier Wally : do romance de Wilhelmine von Hillern (1875) ao drama de Felix Mitterer (1993/2005) |
title |
Die Geier Wally : do romance de Wilhelmine von Hillern (1875) ao drama de Felix Mitterer (1993/2005) |
spellingShingle |
Die Geier Wally : do romance de Wilhelmine von Hillern (1875) ao drama de Felix Mitterer (1993/2005) Bernlochner, Marion Cultura alemã Literatura alemã Crítica literária |
title_short |
Die Geier Wally : do romance de Wilhelmine von Hillern (1875) ao drama de Felix Mitterer (1993/2005) |
title_full |
Die Geier Wally : do romance de Wilhelmine von Hillern (1875) ao drama de Felix Mitterer (1993/2005) |
title_fullStr |
Die Geier Wally : do romance de Wilhelmine von Hillern (1875) ao drama de Felix Mitterer (1993/2005) |
title_full_unstemmed |
Die Geier Wally : do romance de Wilhelmine von Hillern (1875) ao drama de Felix Mitterer (1993/2005) |
title_sort |
Die Geier Wally : do romance de Wilhelmine von Hillern (1875) ao drama de Felix Mitterer (1993/2005) |
author |
Bernlochner, Marion |
author_facet |
Bernlochner, Marion |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernlochner, Marion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura alemã Literatura alemã Crítica literária |
topic |
Cultura alemã Literatura alemã Crítica literária |
description |
O presente trabalho trata a figura de Geierwally, uma figura feminina da tradição popular do Tirol austríaco, que surge no romance da escritora alemã Wilhelmine von Hillern (1836-1916) e no drama do autor austríaco Felix Mitterer (1948-). Depois de uma introdução com considerações teóricas sobre literatura trivial e literatura feminina em finais do século XIX, temos um primeiro capítulo em que se apresenta Anna Stainer-Knittel (1841-1915), a pintora e retratista que na infância viveu uma aventura que serviu de modelo para a figura de Geierwally, tal como ela surge no romance de W. von Hillern. O segundo capítulo é dedicado à análise do romance Die Geier-Wally (1875), começando com uma descrição da vida e da produção literária da autora, Wilhelmine von Hillern, e passando depois a considerações sobre a génese e recepção do texto. Segue-se uma caracterização da figura de Wally, com ênfase na problemática relação pai-filha e na ligação da protagonista com a natureza. A terminar é abordada a adaptação feita pela autora do romance às tábuas do palco, em 1880. Num terceiro capítulo faz-se o estado da adaptação do romance feita por Felix Mitterer: em 1993 no palco de Elbigenalp/Lechtal, e em 2005, em Wunsiedel, nos “Luisenburger Festspiele”, altura em que o drama deste autor, Die Geierwally. Volksstück nach Wilhelmine von Hillern, foi também publicado. Antes de concluir, é dado destaque à actualidade da figura (Geierwally), que tem sido objecto de várias adaptações e/ou modernizações, desde o século XIX até aos nossos dias, quer em óperas e representações teatrais, quer em produções cinematográficas e televisivas. ABSTRACT: The present paper treats the figure of Geierwally, a feminine figure in the popular tradition of Tirol, Austria originating from a novel by the German female writer Wilhelmine von Hillern (1836-1916) and the drama by the Austrian writer Felix Mitterer (1948-). After the introduction into the theory of trivial literature and women’s writing at the end of the 19th century, the first chapter presents Anna Stainer-Knittel (1841-1915), Austrian painter, whose childhood experience gave the model for the figure of Geierwally, like it appeared in the novel of W. von Hillern. The second chapter analyses the novel Die Geier-Wally (1875), introduced by the description of the life and literary production of the writer Wilhelmine von Hillern, followed by genesis and reception of the text. After a characterization of the figure of Wally, the complicated father-daughter relationship as well as the protagonist’s relation to nature will be analyzed. Finally, the novel’s dramatization in 1880 will be presented. The last chapter analyzes the dramatization by Felix Mitterer, performed in 1993 in Elbigenalp/Lechtal and in 2005 in Wunsiedel at the “Luisenburger Festspiele”, year in which the author’s drama Die Geierwally. Volksstück nach Wilhelmine von Hillern, was first published. Before the final conclusions, the current interest in the figure of Geierwally will be examined, proved by several adaptations as well as modernizations since the 19th century until today, as in operas, theatre plays, movies and films. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2011-04-19T14:27:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/2768 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/2768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137459801423872 |