Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Ana Catarina Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57738
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_be4cdb6ff21f1026907a29ae2dca92bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédiaEnsino profissionalFotografiaArtes visuaisAprendizagem cooperativaMultimédiaExperimentaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoNo âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário foi realizada a prática de ensino supervisionada na disciplina de Design, Comunicação e Projeto, lecionada no primeiro ano do curso profissional Técnico de Multimédia, na Escola Secundária Leal da Câmara. A unidade didática decorreu em oito aulas (num total de treze horas e trinta minutos) e inscreveu-se no domínio da fotografia, abordando designadamente processos fotográficos analógicos e alternativos, como o quimigrama e a fotografia estenopeica. Nesse sentido, os objetivos desta unidade didática assumem-se em três vertentes: garantir não só o contacto com estes processos, mas também a sua compreensão e desenvolvimento de competências no contexto da captação, pré e pós-produção de imagens. As estratégias adotadas passaram, numa primeira fase, pela contextualização da fotografia como médium e área disciplinar, seguindo-se a primeira atividade da unidade didática: criação de quimigramas. De seguida, os alunos debruçaram-se sobre a fotografia estenopeica, construindo em pequenos grupos câmaras pinhole e fotografando com elas, revelando as imagens em laboratório. Na última fase da unidade didática, os alunos editaram as imagens captadas digitalmente e criaram portefólios do projeto desenvolvido. Ao longo da lecionação foram utilizadas várias metodologias de ensino e aprendizagem, como o método expositivo, a metodologia da aprendizagem cooperativa e a metodologia da aprendizagem por descoberta, tendo como base autores como Richard Arends, Ariana Cosme e Feliciano Veiga. Através dos resultados obtidos, foi possível constatar que os alunos atingiram os objetivos previamente definidos, uma vez que manifestaram ter desenvolvido as competências necessárias para a execução dos projetos assim como progressivo domínio da capacidade de captação de imagens e posterior edição.Within the scope of the Master's Degree in Visual Arts and Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, a teaching project was carried out in the subject of Design, Communication and Project, taught in the first year of the Multimedia Technician professional course, at the Escola Secundária Leal da Câmara. The didactic unit took place over eight lessons (in a total of thirteen hours and thirty minutes) and fell under the domain of photography, namely addressing alternative and analog photographic processes, such as chemigrams and the pinhole photography. In this sense, the goals of this didactic unit diverge into three aspects: to ensure not only the contact with these processes but also their understanding and the development of skills in the context of image capture, pre and post-production. The adopted strategies passed, in a first phase, by the contextualization of photography as a medium and disciplinary area, followed by the first activity of the didactic unit: the creation of chemigrams. Then, the students focused on pinhole photography, building in small groups pinhole cameras and photographing with them, later on developing them in a laboratory. In the final phase of the didactic unit, the students edited the images they captured digitally and created project portfolios of the developed project. Throughout the teaching process several teaching and learning methodologies were used such as the expository method, the cooperative learning methodology and the guided discovery learning, based on authors such as Richard Arends, Ariana Cosme and Feliciano Veiga. Through the results obtained, it was possible to conclude that the students achieved the goals preciously set, given that they showed to have developed the necessary skills to carry out the projects as well as the progressive dominion of the skill of image capturing and posterior editing.Gamito, Maria João, 1956-Repositório da Universidade de LisboaInácio, Ana Catarina Teixeira2023-05-31T14:51:12Z2022-09-212022-07-122022-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:16.060798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia
title Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia
spellingShingle Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia
Inácio, Ana Catarina Teixeira
Ensino profissional
Fotografia
Artes visuais
Aprendizagem cooperativa
Multimédia
Experimentação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia
title_full Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia
title_fullStr Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia
title_full_unstemmed Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia
title_sort Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia
author Inácio, Ana Catarina Teixeira
author_facet Inácio, Ana Catarina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamito, Maria João, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Ana Catarina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Fotografia
Artes visuais
Aprendizagem cooperativa
Multimédia
Experimentação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino profissional
Fotografia
Artes visuais
Aprendizagem cooperativa
Multimédia
Experimentação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-21
2022-07-12
2022-09-21T00:00:00Z
2023-05-31T14:51:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57738
url http://hdl.handle.net/10451/57738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134637444825088