Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57738 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_be4cdb6ff21f1026907a29ae2dca92bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57738 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédiaEnsino profissionalFotografiaArtes visuaisAprendizagem cooperativaMultimédiaExperimentaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoNo âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário foi realizada a prática de ensino supervisionada na disciplina de Design, Comunicação e Projeto, lecionada no primeiro ano do curso profissional Técnico de Multimédia, na Escola Secundária Leal da Câmara. A unidade didática decorreu em oito aulas (num total de treze horas e trinta minutos) e inscreveu-se no domínio da fotografia, abordando designadamente processos fotográficos analógicos e alternativos, como o quimigrama e a fotografia estenopeica. Nesse sentido, os objetivos desta unidade didática assumem-se em três vertentes: garantir não só o contacto com estes processos, mas também a sua compreensão e desenvolvimento de competências no contexto da captação, pré e pós-produção de imagens. As estratégias adotadas passaram, numa primeira fase, pela contextualização da fotografia como médium e área disciplinar, seguindo-se a primeira atividade da unidade didática: criação de quimigramas. De seguida, os alunos debruçaram-se sobre a fotografia estenopeica, construindo em pequenos grupos câmaras pinhole e fotografando com elas, revelando as imagens em laboratório. Na última fase da unidade didática, os alunos editaram as imagens captadas digitalmente e criaram portefólios do projeto desenvolvido. Ao longo da lecionação foram utilizadas várias metodologias de ensino e aprendizagem, como o método expositivo, a metodologia da aprendizagem cooperativa e a metodologia da aprendizagem por descoberta, tendo como base autores como Richard Arends, Ariana Cosme e Feliciano Veiga. Através dos resultados obtidos, foi possível constatar que os alunos atingiram os objetivos previamente definidos, uma vez que manifestaram ter desenvolvido as competências necessárias para a execução dos projetos assim como progressivo domínio da capacidade de captação de imagens e posterior edição.Within the scope of the Master's Degree in Visual Arts and Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, a teaching project was carried out in the subject of Design, Communication and Project, taught in the first year of the Multimedia Technician professional course, at the Escola Secundária Leal da Câmara. The didactic unit took place over eight lessons (in a total of thirteen hours and thirty minutes) and fell under the domain of photography, namely addressing alternative and analog photographic processes, such as chemigrams and the pinhole photography. In this sense, the goals of this didactic unit diverge into three aspects: to ensure not only the contact with these processes but also their understanding and the development of skills in the context of image capture, pre and post-production. The adopted strategies passed, in a first phase, by the contextualization of photography as a medium and disciplinary area, followed by the first activity of the didactic unit: the creation of chemigrams. Then, the students focused on pinhole photography, building in small groups pinhole cameras and photographing with them, later on developing them in a laboratory. In the final phase of the didactic unit, the students edited the images they captured digitally and created project portfolios of the developed project. Throughout the teaching process several teaching and learning methodologies were used such as the expository method, the cooperative learning methodology and the guided discovery learning, based on authors such as Richard Arends, Ariana Cosme and Feliciano Veiga. Through the results obtained, it was possible to conclude that the students achieved the goals preciously set, given that they showed to have developed the necessary skills to carry out the projects as well as the progressive dominion of the skill of image capturing and posterior editing.Gamito, Maria João, 1956-Repositório da Universidade de LisboaInácio, Ana Catarina Teixeira2023-05-31T14:51:12Z2022-09-212022-07-122022-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:16.060798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia |
title |
Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia |
spellingShingle |
Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia Inácio, Ana Catarina Teixeira Ensino profissional Fotografia Artes visuais Aprendizagem cooperativa Multimédia Experimentação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia |
title_full |
Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia |
title_fullStr |
Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia |
title_full_unstemmed |
Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia |
title_sort |
Pinhole : a fotografia estenopeica no âmbito do curso profissional técnico de multimédia |
author |
Inácio, Ana Catarina Teixeira |
author_facet |
Inácio, Ana Catarina Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gamito, Maria João, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inácio, Ana Catarina Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino profissional Fotografia Artes visuais Aprendizagem cooperativa Multimédia Experimentação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino profissional Fotografia Artes visuais Aprendizagem cooperativa Multimédia Experimentação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-21 2022-07-12 2022-09-21T00:00:00Z 2023-05-31T14:51:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57738 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134637444825088 |