Imagens da língua e do povo alemão por alunos portugueses do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36312 |
Resumo: | O presente estudo incide na investigação realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, cujo tema remete para as imagens do alemão numa turma do ensino secundário, no ano letivo de 2018/2019. O principal objetivo do estudo é analisar as imagens que a amostra em estudo tem da língua e do povo alemão. A literatura disponível mostra que as imagens que os alunos, neste contexto particular, têm sobre uma língua e, consequentemente, os seus falantes, influenciam a forma como os alunos interagem com os demais e os incluem no seu meio social. Neste sentido, considerou-se pertinente explorar o conceito de comunicação intercultural, uma vez que o desenvolvimento dessa competência potencia as imagens relativas a uma língua e um povo e vice-versa. Os resultados obtidos através de um inquérito por questionário e de uma tertúlia realizada com os alunos foram analisados qualitativamente e permitiram aferir que estes tendencialmente associam a língua a aspetos culturais, afetivos e económicos. Os motivos que levam ao seu estudo são a expetativa de melhores notas, dado ser uma língua de iniciação e, também, o facto de a língua ser vista como economicamente poderosa, algo que representa invariavelmente um motivo influente na escolha de uma Língua Estrangeira, numa altura pós-crise financeira, pela ampliação de perspetivas de emprego futuras. Os resultados obtidos relativamente às imagens do povo alemão não podem ser generalizados, devido ao reduzido número da amostra e à sua constituição, tendo sido apontadas tanto características positivas quanto carateristicas negativas. Foi também realizada uma entrevista à professora da turma, com o intuito de analisar as suas imagens da língua, do povo alemão e a perceção que tem sobre a forma como tais imagens têm influência no ensino do alemão enquanto Língua Estrangeira. Pretende-se que este estudo possa contribuir para o ensino do alemão nas escolas em Portugal, e assim, adicionar contributos válidos em prol do mesmo. |
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Imagens da língua e do povo alemão por alunos portugueses do ensino secundárioComunicação interculturalDidática das línguasEstereótiposImagens do povo alemãoImagens da língua alemãO presente estudo incide na investigação realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, cujo tema remete para as imagens do alemão numa turma do ensino secundário, no ano letivo de 2018/2019. O principal objetivo do estudo é analisar as imagens que a amostra em estudo tem da língua e do povo alemão. A literatura disponível mostra que as imagens que os alunos, neste contexto particular, têm sobre uma língua e, consequentemente, os seus falantes, influenciam a forma como os alunos interagem com os demais e os incluem no seu meio social. Neste sentido, considerou-se pertinente explorar o conceito de comunicação intercultural, uma vez que o desenvolvimento dessa competência potencia as imagens relativas a uma língua e um povo e vice-versa. Os resultados obtidos através de um inquérito por questionário e de uma tertúlia realizada com os alunos foram analisados qualitativamente e permitiram aferir que estes tendencialmente associam a língua a aspetos culturais, afetivos e económicos. Os motivos que levam ao seu estudo são a expetativa de melhores notas, dado ser uma língua de iniciação e, também, o facto de a língua ser vista como economicamente poderosa, algo que representa invariavelmente um motivo influente na escolha de uma Língua Estrangeira, numa altura pós-crise financeira, pela ampliação de perspetivas de emprego futuras. Os resultados obtidos relativamente às imagens do povo alemão não podem ser generalizados, devido ao reduzido número da amostra e à sua constituição, tendo sido apontadas tanto características positivas quanto carateristicas negativas. Foi também realizada uma entrevista à professora da turma, com o intuito de analisar as suas imagens da língua, do povo alemão e a perceção que tem sobre a forma como tais imagens têm influência no ensino do alemão enquanto Língua Estrangeira. Pretende-se que este estudo possa contribuir para o ensino do alemão nas escolas em Portugal, e assim, adicionar contributos válidos em prol do mesmo.This study focuses on the investigation carried out during the Supervised Teaching Practice, whose theme refers to the images of German in a high school class, in the 2018/2019 school year. The main objective of the study is to analyze the images that the study sample has of the German language and people. The available literature demonstrates that the images that students, in this particular context, have about a language and, consequently, its speakers, influence how students interact with others and include them in their social environment. Hereupon, it was considered pertinent to explore the concept of intercultural communication, since it is through learning this competence that images relating to a language and a people are enhanced. The results obtained through a questionnaire survey and a discussion held with the students were analyzed qualitatively and allowed us to see that they tend to associate language with cultural, affective and economic aspects. The reasons that lead to its study are the expectation of better grades, as it is an initiation language, and also the fact that the language is seen as economically powerful, something that invariably represents an influential reason in choosing an foreign language, in a postfinancial- crisis period, given the broadening of future employment prospects. The results obtained on the images of the German people cannot be generalized due to the small sample size and its composition, which has both positive and negative characteristics. An interview was also carried out with the teacher of the class, in order to analyze her images of the German language and people and her perception of how such images influence the teaching of German as a Foreign Language. It is also intended that this study can contribute to the teaching of German in schools in Portugal, and through this, add valid contributions in favor of it.Im Mittelpunkt dieser Studie steht die Untersuchung der betreuten Unterrichtspraxis, deren Thema sich auf das Image der Deutschen in einer Gymnasialklasse im Schuljahr 2018/2019 bezieht. Das Hauptziel der Studie ist es, die Images zu analysieren, die die Studienstichprobe von der deutschen Sprache und den Menschen hat. Die verfügbare Literatur zeigt, dass die Images, die Schüler in diesem speziellen Kontext von einer Sprache und folglich von ihren Sprechern haben, beeinflussen, wie Schüler mit anderen interagieren und sie in ihr soziales Umfeld einbeziehen. Hier wurde es als sinnvoll erachtet, das Konzept der interkulturellen Kommunikation zu erforschen, da durch das Erlernen dieser Kompetenz das Image einer Sprache und seines Sprachraumes bewusster werden kann. Die Ergebnisse einer Fragebogenerhebung und eines Gespräches mit den Studierenden wurden qualitativ analysiert und ließen erkennen, dass sie Sprache eher mit kulturellen, affektiven und wirtschaftlichen Aspekten assoziieren. Gründe, die zum Studium geführt haben, sind die Erwartung besserer Noten, da es sich um eine Initiationssprache handelt. Auch die Tatsache, dass Sprache für Arbeit, Handel und Wirtschaft sehr große Bedeutung hat, ist ein einflussreicher Aspekt die Wahl einer Fremdsprache. Kann man doch dadurch in Zukunft z.B. in Zeiten einer Wirtschaftskrise beruflich Beschäftigungsaussichten erweitern. Die erzielten Ergebnisse zu den Images des deutschen Volkes lassen sich aufgrund der geringen Stichprobengröße und deren Zusammensetzung, die sowohl positive als auch negative Merkmale aufweist, nicht verallgemeinern. Außerdem wurde ein Interview mit der Klassenlehrerin geführt, um Informationen über die Selbstwahrnehmung der Lehrerin über ihr eigenes Image der deutschen Sprache und der Deutschen zu gewinnen und wie ihre Wahrnehmung den Unterricht von Deutsch als Fremdsprache beeinflusst. Es wäre wünschenswert, wenn diese Studie einen Beitrag zum Deutschunterricht an Schulen in Portugal leisten kann. Neue Impulse aus dieser Studie können den Lehrkräften bei der notwendigen Anpassung der Lehrpläne zusätzliche Erkenntnisse vermitteln.2023-02-14T13:43:58Z2022-11-24T00:00:00Z2022-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36312porSilva, Glória Cristina Belas de Jesus Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:07Zoai:ria.ua.pt:10773/36312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:12.113361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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