Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Macedo, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83626
Resumo: O presente estudo parte do princípio que o atual modelo de gestão, Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, ao atribuir centralidade ao diretor da escola não agrupada ou agrupamento de escolas pode ser um fator de erosão da gestão democrática e, consequentemente, de fragmentação das práticas de colegialidade dos profissionais. Para uma compreensão, no plano da ação, dessa nova realidade, recorreu-se ao método do estudo de caso e apresentam-se dados relacionados com o perfil do diretor da escola, bem como com a liderança exercida por esse ator no anterior e no atual modelo de gestão. Neste âmbito, as técnicas de recolha de dados consistiram no inquérito por entrevista a diferentes atores escolares, bem como na análise de documentos de cariz oficial. Os resultados deste estudo apontam para a existência de uma congregação de ações e lógicas afetas tanto a uma liderança de tipo empresarial e gerencial, como a uma liderança antagonista/reivindicativa e, ainda, a uma liderança democrática. É nesse contexto que são reveladas algumas dimensões dos diferentes tipos de liderança, uma liderança multifacetada, rompendo com um certo mito de um tipo único de liderança exercido pelo diretor de escola, independentemente dos grupos com quem interage, das situações imprevistas e das incertezas que venham a surgir no quotidiano de uma escola.
id RCAP_be5baf0b1e2364e0f0bb18a62ff9957a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83626
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escolaMultifaceted leadership and in countercurrent to the erosion of democratic management: the action of a school directorNovo modelo de gestãoGestão democráticaDiretor de escolaTipo de liderançaNew management modelDemocratic managementSchool principalType of leadershipCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesO presente estudo parte do princípio que o atual modelo de gestão, Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, ao atribuir centralidade ao diretor da escola não agrupada ou agrupamento de escolas pode ser um fator de erosão da gestão democrática e, consequentemente, de fragmentação das práticas de colegialidade dos profissionais. Para uma compreensão, no plano da ação, dessa nova realidade, recorreu-se ao método do estudo de caso e apresentam-se dados relacionados com o perfil do diretor da escola, bem como com a liderança exercida por esse ator no anterior e no atual modelo de gestão. Neste âmbito, as técnicas de recolha de dados consistiram no inquérito por entrevista a diferentes atores escolares, bem como na análise de documentos de cariz oficial. Os resultados deste estudo apontam para a existência de uma congregação de ações e lógicas afetas tanto a uma liderança de tipo empresarial e gerencial, como a uma liderança antagonista/reivindicativa e, ainda, a uma liderança democrática. É nesse contexto que são reveladas algumas dimensões dos diferentes tipos de liderança, uma liderança multifacetada, rompendo com um certo mito de um tipo único de liderança exercido pelo diretor de escola, independentemente dos grupos com quem interage, das situações imprevistas e das incertezas que venham a surgir no quotidiano de uma escola.The present study assumes that the current management model by assigning centrality to the director of the non-grouped school or grouping of schools can be a factor in the erosion of democratic management and, consequently, in the fragmentation of professional collegiality practices. For an understanding of this new reality a case study is carried out based on the available data, related with the profile of the director of the school, as well as the leadership exercised by this actor in the previous management models and current. In this context, we emphasize, as data collection techniques, the interview survey of different school actors, as well as the analysis of official documents. The results of this study point to the existence of a congregation of actions and logics related to both empresarial leadership, as well as antagonistic/confrontation leadership, insofar as the director seeks to have the voice of the ministry of education decisions affecting the school.It is in this context that some dimensions of the different types of leadership are revealed, a multifaceted leadership, breaking with a certain myth of a unique type of leadership, regardless of the groups that interact, the unforeseen situations and the uncertainties in the daily life of a school.Este trabalho foi financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/ MCTES-PT.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)Universidade do MinhoMartins, FernandaMacedo, Ana Paula20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83626por2179-84352179-843510.15448/2179-8435.2019.1.31659e31659https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31659/19442info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:29:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:02.604360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola
Multifaceted leadership and in countercurrent to the erosion of democratic management: the action of a school director
title Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola
spellingShingle Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola
Martins, Fernanda
Novo modelo de gestão
Gestão democrática
Diretor de escola
Tipo de liderança
New management model
Democratic management
School principal
Type of leadership
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola
title_full Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola
title_fullStr Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola
title_full_unstemmed Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola
title_sort Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola
author Martins, Fernanda
author_facet Martins, Fernanda
Macedo, Ana Paula
author_role author
author2 Macedo, Ana Paula
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fernanda
Macedo, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Novo modelo de gestão
Gestão democrática
Diretor de escola
Tipo de liderança
New management model
Democratic management
School principal
Type of leadership
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Novo modelo de gestão
Gestão democrática
Diretor de escola
Tipo de liderança
New management model
Democratic management
School principal
Type of leadership
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description O presente estudo parte do princípio que o atual modelo de gestão, Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, ao atribuir centralidade ao diretor da escola não agrupada ou agrupamento de escolas pode ser um fator de erosão da gestão democrática e, consequentemente, de fragmentação das práticas de colegialidade dos profissionais. Para uma compreensão, no plano da ação, dessa nova realidade, recorreu-se ao método do estudo de caso e apresentam-se dados relacionados com o perfil do diretor da escola, bem como com a liderança exercida por esse ator no anterior e no atual modelo de gestão. Neste âmbito, as técnicas de recolha de dados consistiram no inquérito por entrevista a diferentes atores escolares, bem como na análise de documentos de cariz oficial. Os resultados deste estudo apontam para a existência de uma congregação de ações e lógicas afetas tanto a uma liderança de tipo empresarial e gerencial, como a uma liderança antagonista/reivindicativa e, ainda, a uma liderança democrática. É nesse contexto que são reveladas algumas dimensões dos diferentes tipos de liderança, uma liderança multifacetada, rompendo com um certo mito de um tipo único de liderança exercido pelo diretor de escola, independentemente dos grupos com quem interage, das situações imprevistas e das incertezas que venham a surgir no quotidiano de uma escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/83626
url https://hdl.handle.net/1822/83626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2179-8435
2179-8435
10.15448/2179-8435.2019.1.31659
e31659
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31659/19442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132474173816832