Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famílias
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7930 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Especial (Domínios Cognitivo e Motor), Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015 |
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Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famíliasEducação especialCriançasQualidade de vidaFamíliasInclusãoNecessidades educativas especiaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Especial (Domínios Cognitivo e Motor), Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015O presente estudo, de natureza qualitativa, aborda a temática da inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais. Trata-se de dar voz aos pais procurando compreender o que significa para eles os seus filhos terem qualidade de vida e qual o papel da inclusão educativa, de forma a desenvolver estratégias que os envolva na intervenção educativa e assim, contribuir para a sua inclusão e qualidade de vida. Como tal, centramo-nos no estudo dos testemunhos de pais de crianças com necessidades educativas especiais, tendo como objetivo geral compreender as representações sobre a qualidade de vida na promoção da inclusão dos filhos. Tendo em vista o objetivo traçado, optou-se por uma metodologia qualitativa, adotando o paradigma interpretativo, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e a uma entrevista de grupo focal (focus group). Participaram no estudo nove famílias com crianças com necessidades educativas especiais, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos, de cinco concelhos do Algarve. Em síntese, o estudo revela que para a promoção da qualidade de vida dos seus filhos com NEE, a valorização que os pais atribuem às dimensões de bem-estar material e emocional e o acesso a serviços médicos e terapêuticos, sociais e educativos. Como principais obstáculos sobressaem as atitudes de ceticismo e discriminação, a resposta parcial ou ineficaz do sistema educativo e a manutenção da falta de intervenção do Estado.Borges, Maria LeonorSapientiaCaetano, Natércia da Conceição Mealha2016-04-04T09:58:36Z2015-09-2320152015-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7930TID:201363038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:07Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:11.459725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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