O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus Planaltina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mírian Emília Nunes da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1634
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária
id RCAP_be6b04bcc9451c4e8660e66d0505c56a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1634
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus Planaltinafatores de sucesso/insucesso escolarmatemáticaimpacto da reprovaçãoschool success /failure factorsmathematicsimpact of reprobationDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção ComunitáriaO presente trabalho teve como objetivo analisar os fatores de sucesso/insucesso no componente curricular de matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Brasília no campus Planaltina. Procurou também averiguar, os impactos causados pela reprovação dos estudantes nas suas vidas e consequentemente dos seus familiares. As informações foram obtidas através de análise documental do boletim escolar dos alunos, da realização de questionários aos alunos matriculados no terceiro ano, no ano de 2015 e de entrevistas semiestruturadas aos professores que lecionam aulas de matemática no campus Planaltina. Em relação aos fatores de sucesso, relacionados com os alunos, estes apresentam o seu empenho, como principal fator na aprendizagem de matemática, citam também a competência e empenho do professor e o interesse prático dos temas abordados. Já os docentes apontam o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, os pré-requisitos e a própria empatia com a matéria como fatores de sucesso na disciplina. No que diz respeito aos fatores de sucesso relacionados com os professores, os alunos mencionam a sua competência e empenho, enquanto os docentes referem à necessidade de uma avaliação e acompanhamento mais individualizado aos alunos e a realização de formação dos professores em aspetos relacionados com o ensino-aprendizagem da matemática. As principais causas do insucesso nesta disciplina apontadas pelos alunos e professores foram, por um lado, o trabalho e o envolvimento dos alunos durante as aulas e por outro a metodologia e recursos utilizados pelo professor. Além disso, os professores apontaram também como fator de insucesso a deficiência dos pré-requisitos necessários no conteúdo trabalhado e também a empatia com a matéria. As principais formas para combater o insucesso na disciplina de matemática assinaladas pelos alunos e pelos professores estão relacionadas com a melhoraria do empenho do aluno em contexto de sala de aula e também passa pela utilização de estratégias e recursos diversificados. Os professores mencionam também que um acompanhamento mais individualizado e a criação de grupos de estudo poderá ser uma forma de ajudar a colmatar o insucesso. Por último, em relação ao impacto da reprovação, foi possível concluir que para grande parte dos alunos que participaram da pesquisa não houve alteração na sua vida pessoal, mas que a sua família se manifestou triste e desapontada. Alguns estudantes referem que não obtiveram apoio por partes dos seus colegas, pelo contrário, o que pode vir no futuro ser um fator de exclusão. Palavras chaves: FatoresThis study aims to analyze the factors of success / failure in the curricular component of mathematics in high school‘s technical course in integrated farming at the Instituto Federal de Brasília on Planaltina‘s campus. It seeks also to ascertain the impacts caused by the failure of students in the mentioned component in their day-to-day activities and therefore on their families. The information was obtained through documental analysis of the report card of students, conduction of questionnaires to students enrolled in the third year, in 2015, and semistructured interviews with math teachers on campus Planaltina. Regarding the success factors related to the students, they present their commitment, as the main factor in the learning of math, they also mention the competence and commitment of the teacher and the practical interest of the topics covered. The teachers point to the development of logical thinking of the students, the prerequisites and empathy itself with matter as success factors in the discipline. With regard to success factors related to teachers, students mention their competence and commitment, while the teachers refer the need for personalized evaluation and monitoring of the students, and conducting teacher specific training in aspects related to math teach-learning. The main causes of failure in this discipline, pointed out by students and teachers were, on one hand, the work and the involvement of students in class and, on the other, the methodology and resources used by the teacher. In addition, the teachers also pointed, as failure factor, the deficiency in prerequisites of the working content and also empathy with the subject. The main way to combat failure in Mathematics, marked by students and teachers, is related to improving student engagement in the classroom including the use of new strategies and more diversified resources. Teachers also mention that a more individualized monitoring and the creation of study groups may be a way to help bridge failure. At least, regarding the impact of failure, it was concluded that, for most of the students who participated in the survey, there was no change in their personal life, but their family manifested sadness and disappointment. Some students report that did they not obtain support from colleagues, on the contrary, which may become an exclusion factor. According to two of the three teachers interviewed, disapproval can have a demotivating impact, but for some students it may even have the opposite effect. Key words : School successColaço, SusanaFernandes, Silvia Dias da CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFerreira, Mírian Emília Nunes da Silva2016-12-02T23:04:01Z2016-09-082016-09-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1634TID:201366193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:35Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:53.037765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus Planaltina
title O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus Planaltina
spellingShingle O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus Planaltina
Ferreira, Mírian Emília Nunes da Silva
fatores de sucesso/insucesso escolar
matemática
impacto da reprovação
school success /failure factors
mathematics
impact of reprobation
title_short O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus Planaltina
title_full O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus Planaltina
title_fullStr O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus Planaltina
title_full_unstemmed O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus Planaltina
title_sort O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus Planaltina
author Ferreira, Mírian Emília Nunes da Silva
author_facet Ferreira, Mírian Emília Nunes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colaço, Susana
Fernandes, Silvia Dias da Costa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mírian Emília Nunes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv fatores de sucesso/insucesso escolar
matemática
impacto da reprovação
school success /failure factors
mathematics
impact of reprobation
topic fatores de sucesso/insucesso escolar
matemática
impacto da reprovação
school success /failure factors
mathematics
impact of reprobation
description Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02T23:04:01Z
2016-09-08
2016-09-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1634
TID:201366193
url http://hdl.handle.net/10400.15/1634
identifier_str_mv TID:201366193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028966711296