Gamethinking : a roadmap to a design thinking-based model for game development education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11853 |
Resumo: | O mindset, comportamento e postura de alunos de licenciatura em desenvolvimento de videojogos integrados em sistemas de aprendizagem baseados em projecto têm-se revelado uma barreira à criatividade das suas propostas de projects, mais especificamente no que diz respeito a processos criativos. Ao passo que a utilização sistemática do Design Thinking (DT) ao longo do currículo escolar certamente melhoraria a situação. Uma abordagem diferente é claramente necessária, muito provavelmente uma que combine DT com gamificação, e que faça uma utilização apropriada da aprendizagem baseada em projeto (PBL) com os métodos ágeis. De forma a refinar e clarificar a nossa contribuição na conjunção destas perspetivas, conduzimos uma revisão da literatura inicial que validou os nossos objetivos. Complementarmente, também definimos um roadmap para transformar tais intenções em acções práticas para a criação de um novo modelo de desenvolvimento de videojogos baseado nos princípios do DT. Toda a definição é baseada na metodologia IDEAS(R)EVOLUTION, a qual provê uma estrutura para toda a investigação no longo prazo. |
id |
RCAP_be741a1ecdf1457d6d8cd9204685a616 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11853 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gamethinking : a roadmap to a design thinking-based model for game development educationEDUCAÇÃODESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE COMPUTADORVIDEOJOGOSENSINO SUPERIORDESIGN THINKINGEDUCATIONCOMPUTER GAMES DEVELOPMENTVIDEO GAMESHIGHER EDUCATIONDESIGN THINKINGO mindset, comportamento e postura de alunos de licenciatura em desenvolvimento de videojogos integrados em sistemas de aprendizagem baseados em projecto têm-se revelado uma barreira à criatividade das suas propostas de projects, mais especificamente no que diz respeito a processos criativos. Ao passo que a utilização sistemática do Design Thinking (DT) ao longo do currículo escolar certamente melhoraria a situação. Uma abordagem diferente é claramente necessária, muito provavelmente uma que combine DT com gamificação, e que faça uma utilização apropriada da aprendizagem baseada em projeto (PBL) com os métodos ágeis. De forma a refinar e clarificar a nossa contribuição na conjunção destas perspetivas, conduzimos uma revisão da literatura inicial que validou os nossos objetivos. Complementarmente, também definimos um roadmap para transformar tais intenções em acções práticas para a criação de um novo modelo de desenvolvimento de videojogos baseado nos princípios do DT. Toda a definição é baseada na metodologia IDEAS(R)EVOLUTION, a qual provê uma estrutura para toda a investigação no longo prazo.The mindset, behavior, and attitude of students in game development, project-based learning (PBL) B.Sc.’s towards the creative processes has proven to be a barrier with regards to the need to increase of the creativity of the student’s project proposals. While it is true that a systematic use of Design Thinking (DT) throughout the curriculum would certainly improve the situation, a different approach is clearly needed, most likely an approach that combines DT with gamification, and that makes optimal use of project-based learning (PBL) using agile methods. In order to refine and clarify our possible contribution on the conjunction of such perspectives, we conducted an initial literature review that validated our objectives. Complementarily, we also defined a roadmap to transform such intentions into practical actions towards the creation of a new game development model based on DT principles. This whole definition is based on IDEAS(R)EVOLUTION methodology, which gives structure for the research on the long run.Edições Universitárias Lusófonas2021-04-15T08:53:18Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11853eng1646-401XFernandes, FarleyMateus, AméricoLeonor, SusanaSequeira, ManuelGaio, Rui Miguel Reis Gaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:16.086689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamethinking : a roadmap to a design thinking-based model for game development education |
title |
Gamethinking : a roadmap to a design thinking-based model for game development education |
spellingShingle |
Gamethinking : a roadmap to a design thinking-based model for game development education Fernandes, Farley EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE COMPUTADOR VIDEOJOGOS ENSINO SUPERIOR DESIGN THINKING EDUCATION COMPUTER GAMES DEVELOPMENT VIDEO GAMES HIGHER EDUCATION DESIGN THINKING |
title_short |
Gamethinking : a roadmap to a design thinking-based model for game development education |
title_full |
Gamethinking : a roadmap to a design thinking-based model for game development education |
title_fullStr |
Gamethinking : a roadmap to a design thinking-based model for game development education |
title_full_unstemmed |
Gamethinking : a roadmap to a design thinking-based model for game development education |
title_sort |
Gamethinking : a roadmap to a design thinking-based model for game development education |
author |
Fernandes, Farley |
author_facet |
Fernandes, Farley Mateus, Américo Leonor, Susana Sequeira, Manuel Gaio, Rui Miguel Reis Gaio |
author_role |
author |
author2 |
Mateus, Américo Leonor, Susana Sequeira, Manuel Gaio, Rui Miguel Reis Gaio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Farley Mateus, Américo Leonor, Susana Sequeira, Manuel Gaio, Rui Miguel Reis Gaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE COMPUTADOR VIDEOJOGOS ENSINO SUPERIOR DESIGN THINKING EDUCATION COMPUTER GAMES DEVELOPMENT VIDEO GAMES HIGHER EDUCATION DESIGN THINKING |
topic |
EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE COMPUTADOR VIDEOJOGOS ENSINO SUPERIOR DESIGN THINKING EDUCATION COMPUTER GAMES DEVELOPMENT VIDEO GAMES HIGHER EDUCATION DESIGN THINKING |
description |
O mindset, comportamento e postura de alunos de licenciatura em desenvolvimento de videojogos integrados em sistemas de aprendizagem baseados em projecto têm-se revelado uma barreira à criatividade das suas propostas de projects, mais especificamente no que diz respeito a processos criativos. Ao passo que a utilização sistemática do Design Thinking (DT) ao longo do currículo escolar certamente melhoraria a situação. Uma abordagem diferente é claramente necessária, muito provavelmente uma que combine DT com gamificação, e que faça uma utilização apropriada da aprendizagem baseada em projeto (PBL) com os métodos ágeis. De forma a refinar e clarificar a nossa contribuição na conjunção destas perspetivas, conduzimos uma revisão da literatura inicial que validou os nossos objetivos. Complementarmente, também definimos um roadmap para transformar tais intenções em acções práticas para a criação de um novo modelo de desenvolvimento de videojogos baseado nos princípios do DT. Toda a definição é baseada na metodologia IDEAS(R)EVOLUTION, a qual provê uma estrutura para toda a investigação no longo prazo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018 2021-04-15T08:53:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11853 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131239389593600 |