Design Thinking para Desenvolvimento de Videojogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Nuno Miguel Melo do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10865
Resumo: Este trabalho explora a possibilidade de uma adaptação da metodologia de Design Thinking chamada Design Thinking Canvas para o desenvolvimento e design de videojogos. É feita uma análise ao Design Thinking, Design Thinking Canvas e Design Thinking Canvas Game, tendo em conta o seu uso no desenvolvimento de videojogos, de forma a identificar limitações e melhorias à mesma na perspetiva de especialistas na área. Além do Design Thinking Canvas, são abordadas diferentes metodologias de design e de design de videojogos que pudessem contribuir para o desenvolvimento de projetos de jogos digitais, de forma a obter um panorama mais completo onde pudesse ser possível constatar similaridades, complementaridades e evolução histórica das metodologias de áreas relacionadas com o Design, Design Thinking e Design de Videojogos. Para propor uma nova metodologia, foram realizados dois focus group, na UBI, com sete alunos do mestrado de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais com duração de cerca de uma hora cada, com o objetivo de avaliar a orientação do Design Thinking para o desenvolvimento de videojogos, identificando vantagens e desvantagens, melhorias e dificuldades na sua utilização. Com base nos resultados dos focus group, é proposto um novo modelo de processo de desenvolvimento de videojogos seguindo as fases ou etapas do processo do Design Thinking Canvas, que tem como objetivo auxiliar não só na concepção de videojogos, mas também na preparação do projeto e na definição da sua cadeia de valor. Para isso são explorados conceitos de modelo de negócio, metodologias de design e preparação de uma equipa para o desenvolvimento de videojogos.
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