Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64938 |
Resumo: | [Extrato] Num mundo cada vez mais digitalizado, as palavras parecem ter perdido densidade comunicativa. A circulação veloz de ideias e de conceitos não favorece a sua apropriação crítica, antes propiciando a generalização de slogans que suportam discursos, representações e práticas que tendem a distorcer o sentido dos propósitos originais. Vivemos tempos marcados pela fetichização dos conceitos, que tendem a servir fins identitários, ao unir quem adere e afastar quem se opõe. Esta realidade é particularmente expressiva no mundo da educação que, por se situar no epicentro das sociedades contemporâneas, é permanentemente submetido ao escrutínio público e propenso a modas e experiências avulsas. |
id |
RCAP_be783a8928c485e2a4a03fabd6c2a6a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64938 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitárioCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Sociologia[Extrato] Num mundo cada vez mais digitalizado, as palavras parecem ter perdido densidade comunicativa. A circulação veloz de ideias e de conceitos não favorece a sua apropriação crítica, antes propiciando a generalização de slogans que suportam discursos, representações e práticas que tendem a distorcer o sentido dos propósitos originais. Vivemos tempos marcados pela fetichização dos conceitos, que tendem a servir fins identitários, ao unir quem adere e afastar quem se opõe. Esta realidade é particularmente expressiva no mundo da educação que, por se situar no epicentro das sociedades contemporâneas, é permanentemente submetido ao escrutínio público e propenso a modas e experiências avulsas.Trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Forum Português de Administração EducacionalUniversidade do MinhoTorres, Leonor Lima2020-012020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64938porTorres, Leonor L. (2020). Mudança na permanência em educação: Os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário. Forum Português de Administração Educacional. Janeiro de 2020. http://www.fpae.pt/publication/mudanca-na-permanencia-em-educacao-os-agrupamentos-de-escolas-e-a-reemergencia-do-sentido-identitario/http://www.fpae.pt/publication/mudanca-na-permanencia-em-educacao-os-agrupamentos-de-escolas-e-a-reemergencia-do-sentido-identitario/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:35.094797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário |
title |
Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário |
spellingShingle |
Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário Torres, Leonor Lima Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Sociologia |
title_short |
Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário |
title_full |
Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário |
title_fullStr |
Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário |
title_full_unstemmed |
Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário |
title_sort |
Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário |
author |
Torres, Leonor Lima |
author_facet |
Torres, Leonor Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Leonor Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Sociologia |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Sociologia |
description |
[Extrato] Num mundo cada vez mais digitalizado, as palavras parecem ter perdido densidade comunicativa. A circulação veloz de ideias e de conceitos não favorece a sua apropriação crítica, antes propiciando a generalização de slogans que suportam discursos, representações e práticas que tendem a distorcer o sentido dos propósitos originais. Vivemos tempos marcados pela fetichização dos conceitos, que tendem a servir fins identitários, ao unir quem adere e afastar quem se opõe. Esta realidade é particularmente expressiva no mundo da educação que, por se situar no epicentro das sociedades contemporâneas, é permanentemente submetido ao escrutínio público e propenso a modas e experiências avulsas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/64938 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/64938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Torres, Leonor L. (2020). Mudança na permanência em educação: Os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário. Forum Português de Administração Educacional. Janeiro de 2020. http://www.fpae.pt/publication/mudanca-na-permanencia-em-educacao-os-agrupamentos-de-escolas-e-a-reemergencia-do-sentido-identitario/ http://www.fpae.pt/publication/mudanca-na-permanencia-em-educacao-os-agrupamentos-de-escolas-e-a-reemergencia-do-sentido-identitario/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Forum Português de Administração Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Forum Português de Administração Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132909447151616 |