Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonor Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64938
Resumo: [Extrato] Num mundo cada vez mais digitalizado, as palavras parecem ter perdido densidade comunicativa. A circulação veloz de ideias e de conceitos não favorece a sua apropriação crítica, antes propiciando a generalização de slogans que suportam discursos, representações e práticas que tendem a distorcer o sentido dos propósitos originais. Vivemos tempos marcados pela fetichização dos conceitos, que tendem a servir fins identitários, ao unir quem adere e afastar quem se opõe. Esta realidade é particularmente expressiva no mundo da educação que, por se situar no epicentro das sociedades contemporâneas, é permanentemente submetido ao escrutínio público e propenso a modas e experiências avulsas.
id RCAP_be783a8928c485e2a4a03fabd6c2a6a6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitárioCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Sociologia[Extrato] Num mundo cada vez mais digitalizado, as palavras parecem ter perdido densidade comunicativa. A circulação veloz de ideias e de conceitos não favorece a sua apropriação crítica, antes propiciando a generalização de slogans que suportam discursos, representações e práticas que tendem a distorcer o sentido dos propósitos originais. Vivemos tempos marcados pela fetichização dos conceitos, que tendem a servir fins identitários, ao unir quem adere e afastar quem se opõe. Esta realidade é particularmente expressiva no mundo da educação que, por se situar no epicentro das sociedades contemporâneas, é permanentemente submetido ao escrutínio público e propenso a modas e experiências avulsas.Trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Forum Português de Administração EducacionalUniversidade do MinhoTorres, Leonor Lima2020-012020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64938porTorres, Leonor L. (2020). Mudança na permanência em educação: Os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário. Forum Português de Administração Educacional. Janeiro de 2020. http://www.fpae.pt/publication/mudanca-na-permanencia-em-educacao-os-agrupamentos-de-escolas-e-a-reemergencia-do-sentido-identitario/http://www.fpae.pt/publication/mudanca-na-permanencia-em-educacao-os-agrupamentos-de-escolas-e-a-reemergencia-do-sentido-identitario/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:35.094797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário
title Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário
spellingShingle Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário
Torres, Leonor Lima
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
title_short Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário
title_full Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário
title_fullStr Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário
title_full_unstemmed Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário
title_sort Mudança na permanência em educação: os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário
author Torres, Leonor Lima
author_facet Torres, Leonor Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
description [Extrato] Num mundo cada vez mais digitalizado, as palavras parecem ter perdido densidade comunicativa. A circulação veloz de ideias e de conceitos não favorece a sua apropriação crítica, antes propiciando a generalização de slogans que suportam discursos, representações e práticas que tendem a distorcer o sentido dos propósitos originais. Vivemos tempos marcados pela fetichização dos conceitos, que tendem a servir fins identitários, ao unir quem adere e afastar quem se opõe. Esta realidade é particularmente expressiva no mundo da educação que, por se situar no epicentro das sociedades contemporâneas, é permanentemente submetido ao escrutínio público e propenso a modas e experiências avulsas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/64938
url http://hdl.handle.net/1822/64938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Torres, Leonor L. (2020). Mudança na permanência em educação: Os agrupamentos de escolas e a reemergência do sentido identitário. Forum Português de Administração Educacional. Janeiro de 2020. http://www.fpae.pt/publication/mudanca-na-permanencia-em-educacao-os-agrupamentos-de-escolas-e-a-reemergencia-do-sentido-identitario/
http://www.fpae.pt/publication/mudanca-na-permanencia-em-educacao-os-agrupamentos-de-escolas-e-a-reemergencia-do-sentido-identitario/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Forum Português de Administração Educacional
publisher.none.fl_str_mv Forum Português de Administração Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132909447151616