A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rosa Maria Bandeira Paixão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/150
Resumo: Com este trabalho procurou-se identificar as contribuições da aplicação da biblioterapia nas crianças com currículo alternativo, matriculadas numa escola do interior do país, realizando actividades lúdicas que ofereçam às crianças momentos de lazer e diversão, proporcionando a catarse, a identificação e a introspecção por meio de textos literários que contemplassem o humor, facilitassem a socialização, estimulassem a criatividade e o diálogo, promovessem a leitura, incentivassem a interpretação, aliviassem as tensões diárias e aumentassem a auto-estima dos alunos. Foram realizados vinte encontros, com a turma do 3º ciclo com currículo alternativo (9 alunas, todas do sexo feminino), e desenvolvidas actividades de leitura de histórias de literatura infanto-juvenil. Optou-se por uma abordagem qualitativa de um estudo exploratório que assumiu forma de Estudo de Caso. A recolha de dados foi feita por meio de observação participativa, relatando-se todas as actividades realizadas e as reacções das alunas. Fez-se uma análise dos encontros, identificando-se o alcance dos objectivos e as dificuldades encontradas durante a realização do trabalho. Os resultados alcançados foram positivos, pois a leitura das histórias aliada às actividades lúdicas complementares fortaleceram o grupo e demonstraram que a biblioterapia é eficaz como pacificação de emoções. Through this written essay I tried to identify the contributions of the application of the bibliotherapy, in the children with an alternative curriculum, enrolled in a school of the inland part of the country, by accomplishing playful/recreational activities that offer them (children) moments of leisure and amusement, by providing the catharsis, the identification and the insight; self examination, introspection through literary texts that tried to consider the humour, facilitate the socialization, stimulate the creativity and the dialogue, promote reading, motivate comprehension, relieve daily tensions and increase pupils’ self-esteem. Twenty meetings were accomplished, with a group of the 3rd cycle with an alternative curriculum (9 pupils, all female ones), where activities of story reading of infant-juvenile literature were developed It was chosen a qualitative approach of an exploratory study that assumed form of case study. The gathering of data was made through the participative observation where one always reported all of the accomplished activities as well as the pupils' reactions. It was made an analysis of the meetings, by identifying the reach of the goals and the difficulties found during the accomplishment of the essay. The achieved results were positive, because the story reading allied the complementary playful activities strengthen the group and prove/show that the bibliotherapy is effective as softening emotions.
id RCAP_be8a1023f73768bf8eaa9719bbd62f71
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem.BiblioterapiaCrianças com currículo alternativoLiteratura infanto-juvenilProblemas de aprendizagemTMEBCom este trabalho procurou-se identificar as contribuições da aplicação da biblioterapia nas crianças com currículo alternativo, matriculadas numa escola do interior do país, realizando actividades lúdicas que ofereçam às crianças momentos de lazer e diversão, proporcionando a catarse, a identificação e a introspecção por meio de textos literários que contemplassem o humor, facilitassem a socialização, estimulassem a criatividade e o diálogo, promovessem a leitura, incentivassem a interpretação, aliviassem as tensões diárias e aumentassem a auto-estima dos alunos. Foram realizados vinte encontros, com a turma do 3º ciclo com currículo alternativo (9 alunas, todas do sexo feminino), e desenvolvidas actividades de leitura de histórias de literatura infanto-juvenil. Optou-se por uma abordagem qualitativa de um estudo exploratório que assumiu forma de Estudo de Caso. A recolha de dados foi feita por meio de observação participativa, relatando-se todas as actividades realizadas e as reacções das alunas. Fez-se uma análise dos encontros, identificando-se o alcance dos objectivos e as dificuldades encontradas durante a realização do trabalho. Os resultados alcançados foram positivos, pois a leitura das histórias aliada às actividades lúdicas complementares fortaleceram o grupo e demonstraram que a biblioterapia é eficaz como pacificação de emoções. Through this written essay I tried to identify the contributions of the application of the bibliotherapy, in the children with an alternative curriculum, enrolled in a school of the inland part of the country, by accomplishing playful/recreational activities that offer them (children) moments of leisure and amusement, by providing the catharsis, the identification and the insight; self examination, introspection through literary texts that tried to consider the humour, facilitate the socialization, stimulate the creativity and the dialogue, promote reading, motivate comprehension, relieve daily tensions and increase pupils’ self-esteem. Twenty meetings were accomplished, with a group of the 3rd cycle with an alternative curriculum (9 pupils, all female ones), where activities of story reading of infant-juvenile literature were developed It was chosen a qualitative approach of an exploratory study that assumed form of case study. The gathering of data was made through the participative observation where one always reported all of the accomplished activities as well as the pupils' reactions. It was made an analysis of the meetings, by identifying the reach of the goals and the difficulties found during the accomplishment of the essay. The achieved results were positive, because the story reading allied the complementary playful activities strengthen the group and prove/show that the bibliotherapy is effective as softening emotions.Orientação: Prof.ª Doutora Alcina Manuela Oliveira Martins.2013-08-14T18:00:24Z2011-03-25T14:06:50Z2011-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMendes, R. M. B. P. (2008). A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/150http://hdl.handle.net/11328/150Mendes, R. M. B. P. (2008). A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/150http://hdl.handle.net/11328/150porCota: TMEB 1Mendes, Rosa Maria Bandeira Paixãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:01:52Zoai:repositorio.upt.pt:11328/150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:26.958301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem.
title A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem.
spellingShingle A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem.
Mendes, Rosa Maria Bandeira Paixão
Biblioterapia
Crianças com currículo alternativo
Literatura infanto-juvenil
Problemas de aprendizagem
TMEB
title_short A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem.
title_full A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem.
title_fullStr A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem.
title_full_unstemmed A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem.
title_sort A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem.
author Mendes, Rosa Maria Bandeira Paixão
author_facet Mendes, Rosa Maria Bandeira Paixão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Rosa Maria Bandeira Paixão
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioterapia
Crianças com currículo alternativo
Literatura infanto-juvenil
Problemas de aprendizagem
TMEB
topic Biblioterapia
Crianças com currículo alternativo
Literatura infanto-juvenil
Problemas de aprendizagem
TMEB
description Com este trabalho procurou-se identificar as contribuições da aplicação da biblioterapia nas crianças com currículo alternativo, matriculadas numa escola do interior do país, realizando actividades lúdicas que ofereçam às crianças momentos de lazer e diversão, proporcionando a catarse, a identificação e a introspecção por meio de textos literários que contemplassem o humor, facilitassem a socialização, estimulassem a criatividade e o diálogo, promovessem a leitura, incentivassem a interpretação, aliviassem as tensões diárias e aumentassem a auto-estima dos alunos. Foram realizados vinte encontros, com a turma do 3º ciclo com currículo alternativo (9 alunas, todas do sexo feminino), e desenvolvidas actividades de leitura de histórias de literatura infanto-juvenil. Optou-se por uma abordagem qualitativa de um estudo exploratório que assumiu forma de Estudo de Caso. A recolha de dados foi feita por meio de observação participativa, relatando-se todas as actividades realizadas e as reacções das alunas. Fez-se uma análise dos encontros, identificando-se o alcance dos objectivos e as dificuldades encontradas durante a realização do trabalho. Os resultados alcançados foram positivos, pois a leitura das histórias aliada às actividades lúdicas complementares fortaleceram o grupo e demonstraram que a biblioterapia é eficaz como pacificação de emoções. Through this written essay I tried to identify the contributions of the application of the bibliotherapy, in the children with an alternative curriculum, enrolled in a school of the inland part of the country, by accomplishing playful/recreational activities that offer them (children) moments of leisure and amusement, by providing the catharsis, the identification and the insight; self examination, introspection through literary texts that tried to consider the humour, facilitate the socialization, stimulate the creativity and the dialogue, promote reading, motivate comprehension, relieve daily tensions and increase pupils’ self-esteem. Twenty meetings were accomplished, with a group of the 3rd cycle with an alternative curriculum (9 pupils, all female ones), where activities of story reading of infant-juvenile literature were developed It was chosen a qualitative approach of an exploratory study that assumed form of case study. The gathering of data was made through the participative observation where one always reported all of the accomplished activities as well as the pupils' reactions. It was made an analysis of the meetings, by identifying the reach of the goals and the difficulties found during the accomplishment of the essay. The achieved results were positive, because the story reading allied the complementary playful activities strengthen the group and prove/show that the bibliotherapy is effective as softening emotions.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-25T14:06:50Z
2011-03-25
2013-08-14T18:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mendes, R. M. B. P. (2008). A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/150
http://hdl.handle.net/11328/150
Mendes, R. M. B. P. (2008). A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/150
http://hdl.handle.net/11328/150
identifier_str_mv Mendes, R. M. B. P. (2008). A Literatura e a biblioterapia para crianças com problemas de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/150
url http://hdl.handle.net/11328/150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEB 1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134942962122752