Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Maria Gabriela Sérgio da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32194
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar a possibilidade de utilizar a biblioterapia como uma alternativa para crianças passando por períodos de pandemia. Ressalta a importância de estudar sobre o tema tendo em vista a situação atípica vivenciada mundialmente em virtude da pandemia da COVID-19 e a possiblidade de utilizar uma terapia alternativa para lidar com as consequências negativas desse período. Destaca também a importância da atuação do bibliotecário, junto com outros profissionais, para correta aplicação da leitura terapêutica e esclarece o papel da literatura como essencial nesse processo. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para indicar o bibliotecário como mediador da informação, a importância da literatura no desenvolvimento de uma pessoa, fundamentar teoricamente a biblioterapia, descrever os impactos da pandemia nas crianças e apresentar a biblioterapia como terapia alternativa para essas crianças. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo de campo foi realizado de maneira remota para compor a parte empírica do trabalho, buscando identificar as reais mudanças de comportamento no período da pandemia e as práticas de leitura dessas famílias. O método escolhido para coleta de dados foi a disponibilização do questionário, elaborado no Google forms. A partir da análise das respostas coletadas foi possível observar que a leitura pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar as crianças, submetidas ao isolamento, a lidar com emoções negativas e facilitar o processo de aprendizagem. Por fim, traz exemplos de projetos e estudos que podem ser adaptados e aplicados nesse público, visando auxiliar nos seus desenvolvimentos cognitivos e emocionais.
id UFF-2_dc4115772c1c727429c6b072714e6126
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32194
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemiaBiblioterapiaCriançaPandemiaTerapia alternativaBiblioterapiaCriançaLeituraCOVID-19, Pandemia de, 2020-BibliotherapyChildPandemicsAlternative therapiesO presente trabalho tem por objetivo verificar a possibilidade de utilizar a biblioterapia como uma alternativa para crianças passando por períodos de pandemia. Ressalta a importância de estudar sobre o tema tendo em vista a situação atípica vivenciada mundialmente em virtude da pandemia da COVID-19 e a possiblidade de utilizar uma terapia alternativa para lidar com as consequências negativas desse período. Destaca também a importância da atuação do bibliotecário, junto com outros profissionais, para correta aplicação da leitura terapêutica e esclarece o papel da literatura como essencial nesse processo. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para indicar o bibliotecário como mediador da informação, a importância da literatura no desenvolvimento de uma pessoa, fundamentar teoricamente a biblioterapia, descrever os impactos da pandemia nas crianças e apresentar a biblioterapia como terapia alternativa para essas crianças. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo de campo foi realizado de maneira remota para compor a parte empírica do trabalho, buscando identificar as reais mudanças de comportamento no período da pandemia e as práticas de leitura dessas famílias. O método escolhido para coleta de dados foi a disponibilização do questionário, elaborado no Google forms. A partir da análise das respostas coletadas foi possível observar que a leitura pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar as crianças, submetidas ao isolamento, a lidar com emoções negativas e facilitar o processo de aprendizagem. Por fim, traz exemplos de projetos e estudos que podem ser adaptados e aplicados nesse público, visando auxiliar nos seus desenvolvimentos cognitivos e emocionais.The present work aims to verify the possibility of using bibliotherapy as an alternative for children going through pandemic periods. It emphasizes the importance of studying the subject in view of the atypical situation experienced worldwide due to the COVID-19 pandemic and the possibility of using an alternative therapy to deal with the negative consequences of this period. It also highlights the importance of the librarian's performance, along with other professionals, for the correct application of therapeutic reading and clarifies the role of literature as essential in this process. The bibliographic research was used to indicate the librarian as a mediator of information, the importance of literature in the development of a person, theoretically support bibliotherapy, describe the impacts of the pandemic on children and present bibliotherapy as an alternative therapy for these children. Through a qualitative approach, the field study was carried out remotely to compose the empirical part of the work, seeking to identify the real changes in behavior during the pandemic period and the reading practices of these families. The method chosen for data collection was the availability of the questionnaire, prepared in Google forms. From the analysis of the answers collected, it was possible to observe that reading can be a great tool to help children, subjected to isolation, to deal with negative emotions and facilitate the learning process. Finally, it brings examples of projects and studies that can be adapted and applied to this audience, aiming to assist in their cognitive and emotional development.76 p.Lück, Esther HermesCabral, Rosimere MendesMilani, Suellen OliveiraConceição, Maria Gabriela Sérgio da2024-02-05T15:38:50Z2024-02-05T15:38:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCONCEIÇÃO, Maria Gabriela Sérgio da. Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32194CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-05T15:57:53Zoai:app.uff.br:1/32194Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-05T15:57:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia
title Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia
spellingShingle Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia
Conceição, Maria Gabriela Sérgio da
Biblioterapia
Criança
Pandemia
Terapia alternativa
Biblioterapia
Criança
Leitura
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Bibliotherapy
Child
Pandemics
Alternative therapies
title_short Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia
title_full Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia
title_fullStr Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia
title_sort Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia
author Conceição, Maria Gabriela Sérgio da
author_facet Conceição, Maria Gabriela Sérgio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lück, Esther Hermes
Cabral, Rosimere Mendes
Milani, Suellen Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Maria Gabriela Sérgio da
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioterapia
Criança
Pandemia
Terapia alternativa
Biblioterapia
Criança
Leitura
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Bibliotherapy
Child
Pandemics
Alternative therapies
topic Biblioterapia
Criança
Pandemia
Terapia alternativa
Biblioterapia
Criança
Leitura
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Bibliotherapy
Child
Pandemics
Alternative therapies
description O presente trabalho tem por objetivo verificar a possibilidade de utilizar a biblioterapia como uma alternativa para crianças passando por períodos de pandemia. Ressalta a importância de estudar sobre o tema tendo em vista a situação atípica vivenciada mundialmente em virtude da pandemia da COVID-19 e a possiblidade de utilizar uma terapia alternativa para lidar com as consequências negativas desse período. Destaca também a importância da atuação do bibliotecário, junto com outros profissionais, para correta aplicação da leitura terapêutica e esclarece o papel da literatura como essencial nesse processo. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para indicar o bibliotecário como mediador da informação, a importância da literatura no desenvolvimento de uma pessoa, fundamentar teoricamente a biblioterapia, descrever os impactos da pandemia nas crianças e apresentar a biblioterapia como terapia alternativa para essas crianças. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo de campo foi realizado de maneira remota para compor a parte empírica do trabalho, buscando identificar as reais mudanças de comportamento no período da pandemia e as práticas de leitura dessas famílias. O método escolhido para coleta de dados foi a disponibilização do questionário, elaborado no Google forms. A partir da análise das respostas coletadas foi possível observar que a leitura pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar as crianças, submetidas ao isolamento, a lidar com emoções negativas e facilitar o processo de aprendizagem. Por fim, traz exemplos de projetos e estudos que podem ser adaptados e aplicados nesse público, visando auxiliar nos seus desenvolvimentos cognitivos e emocionais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-05T15:38:50Z
2024-02-05T15:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Maria Gabriela Sérgio da. Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32194
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, Maria Gabriela Sérgio da. Mediação e literatura: a biblioterapia como alternativa para crianças em tempos de pandemia. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053700579065856