Memórias de um Eu em Mim : a (re)construção de uma Identidade Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Manuela Moura
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15009
Resumo: O presente trabalho desenvolve-se partindo de uma série de narrativas/histórias sobre o percurso da vida profissional de uma professora que, através de um trabalho de rememoração, procura encontrar um sentido e uma visão unificadora para o percurso vivido. Para fugir da teia de emoções que envolve o trabalho com as suas memórias e garantir uma visão mais racional, ao longo do relatório ela convocar-se-á a si mesma, mas numa versão de espectadora. Assim, e convocando também outros olhares que se pronunciarão sobre as temáticas abordadas, constrói-se uma compreensão integral (porque emocional e racional em simultâneo), e que trará um entendimento do percurso passado e um sentido para o trajeto futuro. As temáticas trabalhadas de forma mais incisiva decorrem dos episódios que se mostraram mais significativos para ela: memória, cultura de escola, construção da identidade profissional, avaliação de desempenho docente e projecto educativo de escola. Apesar da centralidade destas temáticas, ao longo do trabalho fazem-se referência a outros temas para que se consiga garantir uma compreensão mais abrangente da evolução do seu trajeto e da forma como esse caminho contribuiu para a sua identidade profissional atual.
id RCAP_be8c64dfaf7deabb3450dd71a5428e79
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Memórias de um Eu em Mim : a (re)construção de uma Identidade ProfissionalMemóriaCultura de escolaConstrução da identidade profissionalAvaliação de desempenho docente e projecto educativo de escolaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho desenvolve-se partindo de uma série de narrativas/histórias sobre o percurso da vida profissional de uma professora que, através de um trabalho de rememoração, procura encontrar um sentido e uma visão unificadora para o percurso vivido. Para fugir da teia de emoções que envolve o trabalho com as suas memórias e garantir uma visão mais racional, ao longo do relatório ela convocar-se-á a si mesma, mas numa versão de espectadora. Assim, e convocando também outros olhares que se pronunciarão sobre as temáticas abordadas, constrói-se uma compreensão integral (porque emocional e racional em simultâneo), e que trará um entendimento do percurso passado e um sentido para o trajeto futuro. As temáticas trabalhadas de forma mais incisiva decorrem dos episódios que se mostraram mais significativos para ela: memória, cultura de escola, construção da identidade profissional, avaliação de desempenho docente e projecto educativo de escola. Apesar da centralidade destas temáticas, ao longo do trabalho fazem-se referência a outros temas para que se consiga garantir uma compreensão mais abrangente da evolução do seu trajeto e da forma como esse caminho contribuiu para a sua identidade profissional atual.Alves, José MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDias, Maria Manuela Moura2014-07-29T11:06:15Z2014-03-0720132014-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15009TID:201498758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-07T01:32:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:12:13.245184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de um Eu em Mim : a (re)construção de uma Identidade Profissional
title Memórias de um Eu em Mim : a (re)construção de uma Identidade Profissional
spellingShingle Memórias de um Eu em Mim : a (re)construção de uma Identidade Profissional
Dias, Maria Manuela Moura
Memória
Cultura de escola
Construção da identidade profissional
Avaliação de desempenho docente e projecto educativo de escola
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Memórias de um Eu em Mim : a (re)construção de uma Identidade Profissional
title_full Memórias de um Eu em Mim : a (re)construção de uma Identidade Profissional
title_fullStr Memórias de um Eu em Mim : a (re)construção de uma Identidade Profissional
title_full_unstemmed Memórias de um Eu em Mim : a (re)construção de uma Identidade Profissional
title_sort Memórias de um Eu em Mim : a (re)construção de uma Identidade Profissional
author Dias, Maria Manuela Moura
author_facet Dias, Maria Manuela Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Matias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Manuela Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Cultura de escola
Construção da identidade profissional
Avaliação de desempenho docente e projecto educativo de escola
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Memória
Cultura de escola
Construção da identidade profissional
Avaliação de desempenho docente e projecto educativo de escola
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho desenvolve-se partindo de uma série de narrativas/histórias sobre o percurso da vida profissional de uma professora que, através de um trabalho de rememoração, procura encontrar um sentido e uma visão unificadora para o percurso vivido. Para fugir da teia de emoções que envolve o trabalho com as suas memórias e garantir uma visão mais racional, ao longo do relatório ela convocar-se-á a si mesma, mas numa versão de espectadora. Assim, e convocando também outros olhares que se pronunciarão sobre as temáticas abordadas, constrói-se uma compreensão integral (porque emocional e racional em simultâneo), e que trará um entendimento do percurso passado e um sentido para o trajeto futuro. As temáticas trabalhadas de forma mais incisiva decorrem dos episódios que se mostraram mais significativos para ela: memória, cultura de escola, construção da identidade profissional, avaliação de desempenho docente e projecto educativo de escola. Apesar da centralidade destas temáticas, ao longo do trabalho fazem-se referência a outros temas para que se consiga garantir uma compreensão mais abrangente da evolução do seu trajeto e da forma como esse caminho contribuiu para a sua identidade profissional atual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-07-29T11:06:15Z
2014-03-07
2014-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/15009
TID:201498758
url http://hdl.handle.net/10400.14/15009
identifier_str_mv TID:201498758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131799871291392