Videojogos e Imersão: O caso dos Jogos Sérios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Hélia Patrícia Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10513
Resumo: A importância de brincar como actividade é algo que esta já bem patente. Aquando do surgimento dos videojogos, iniciamos o estudo deste novo tipo de brincadeira. A motivação dos jogadores para estes jogos, leva-nos ao encontro da teoria da Imersão. Não sendo esta algo novo, ganha um outro significado quando associada aos videojogos, por estes serem experiências muito imersivas. Compreender em que contexto se cria Imersão nos videojogos, e de que forma os vários componentes destes a influenciam, permite explorar os efeitos positivos inerentes a contextos de elevada imersividade. Quando examinamos a categoria de Jogos Sérios, mais concretamente a subcategoria dos Educacionais, compreendemos a necessidade destas novas ferramentas para educação de novas gerações. Especialmente tendo em conta a forma como estes usam as novas tecnologias, de uma forma cada vez mais prevalente. Sendo assim, através da Imersão como ponto de avaliação dos videojogos educacionais, vamos conseguir perceber de que forma estes são eficazes na educação. Também de que forma poderemos criar mais imersividade nestes jogos. Com este trabalho é possível perceber que actualmente a Geração Alpha ainda não tem ao seu dispor jogos suficientemente imersivos para usar na sua aprendizagem. No entanto esta análise permitiu entender de que forma podemos criar mais Imersão nos jogos existentes. Também salientar a importância de desenvolver melhores Jogos Sérios Educacionais, face à perspectiva de uso por parte dos educadores.
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