A intervenção psicomotora como recurso pedagógico-terapêutico da educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Susana Isabel Silva de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14612
Resumo: Artigo 1: Os serviços de Educação Especial (EE) atualmente existentes nas escolas de ensino público, ao abrigo do decreto-lei nº 3/2008, visam assegurar um apoio especializado aos alunos com necessidades educativas especiais, ao mesmo tempo que tentam responder ao desígnio da inclusão. Reportar às práticas educativas de Educação Especial em contexto escolar regular, não significa falar unicamente no trabalho dos docentes de Educação Especial. A diversidade de todo um espetro de necessidades especiais, pressupõe práticas igualmente diversificadas, que não devem ser asseguradas por um único profissional, mas por uma equipa pluridisciplinar. Neste sentido, o presente artigo propõe-se a fundamentar e a justificar a importância da Intervenção Psicomotora (IPM), como recurso indispensável no contexto das necessidades educativas especiais, nas escolas de ensino regular. A IPM, concebendo a criança como um todo e dando primazia ao corpo em movimento como ponto de partida para todas as aprendizagens, permite desenvolver simultaneamente diferentes competências, nomeadamente, ao nível da cognição, linguagem, socialização e afetividade. No contexto da Educação Especial, a IPM funciona como terapia integradora e holística, complementando e complementando-se com as restantes terapias.
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A diversidade de todo um espetro de necessidades especiais, pressupõe práticas igualmente diversificadas, que não devem ser asseguradas por um único profissional, mas por uma equipa pluridisciplinar. Neste sentido, o presente artigo propõe-se a fundamentar e a justificar a importância da Intervenção Psicomotora (IPM), como recurso indispensável no contexto das necessidades educativas especiais, nas escolas de ensino regular. A IPM, concebendo a criança como um todo e dando primazia ao corpo em movimento como ponto de partida para todas as aprendizagens, permite desenvolver simultaneamente diferentes competências, nomeadamente, ao nível da cognição, linguagem, socialização e afetividade. No contexto da Educação Especial, a IPM funciona como terapia integradora e holística, complementando e complementando-se com as restantes terapias.Artigo 2: A Educação Especial nas escolas não é um apoio prestado exclusivamente pelo docente com esta formação, mas um serviço assegurado por um conjunto de profissionais das diferentes áreas do desenvolvimento infantil, como a Intervenção Psicomotora. É última abordagem que o presente artigo se baseia, com o objetivo de explorar e avaliar o reconhecimento do trabalho atualmente desenvolvido nas escolas pela Intervenção Psicomotora neste contexto específico e pelos seus profissionais, os psicomotricistas. Com vista à recolha de informação pertinente para o estudo, foram desenvolvidas duas técnicas de recolha de dados: um questionário para docentes de Educação Especial, por forma a avaliar o seu conhecimento sobre a Intervenção Psicomotora e a importância que lhe atribuem; e uma entrevista semiestruturada destinada a psicomotricistas, com o objetivo de conhecer as práticas psicomotoras desenvolvidas e a sua especificidade face às diferentes problemáticas apresentadas pelas crianças com necessidades educativas especiais. Após validação, os questionários foram aplicados a 32 docentes e as entrevistas a 10 psicomotricistas, todos a atuar em escolas públicas de ensino regular na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no ano letivo 2013/2014. Através dos resultados obtidos, foi possível concluir que a Intervenção Psicomotora é ainda um recurso emergente nas escolas portuguesas e, por isso, ainda pouco implementado. Esta realidade é fruto do desconhecimento das suas práticas e da sua importância no desenvolvimento infantil.Article 1: The special education services that currently exist in public schools, under Decree-Law No. 3/2008, aims to ensure a specialized support for students with special educational needs, trying to respond to individual needs in mainstream system. Special Education practices in mainstream schools, does not mean only the work of special education teachers: the diversity of an entire spectrum of special needs requires a practice also diversified, which should not be handled by a single professional, but by a multidisciplinary team. In this sense, this project proposes to support and justify, the importance of the work of psychomotor intervention as an essential feature in the context of special educational needs. The psychomotor intervention (PMI), conceiving the child as a whole and focusing on movement as a starting point for all learnings, allows to simultaneously develop different skills, particularly at the level of cognition, language, socialization and affection. In the context of Special Education, PMI works as integrative and holistic, complemented and complementing with other therapies.Article 2: The Special Education in schools is not a support provided exclusively by teachers, but a service provided by a group of professionals from different areas of child development, such as Psychomotor Intervention (PMI). This article intends in exploring the recognition of the work currently developed in schools by psychomotor therapists. For data collection were developed two evaluation tools: a questionnaire for Special Education teachers in order to assess their knowledge about Psychomotor Intervention and the importance attributed to it; and a semi-structured interview designed to psychomotor therapists in order to identify which are the psychomotor practices implemented in mainstream schools with students with special educational needs. After validation by expertise, the questionnaires were applied to 32 teachers, and interviews to 10 psychomotor therapists, all acting in regular and public schools, in the Metropolitan Area of Lisbon, in the academic year 2013/2014. Through the results, it can be concluded that the Psychomotor Intervention is still an emerging support service in Portuguese schools and therefore poorly implemented. This reality is the result of the lack of evidences and dissemination of their practices and their importance in child development.Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dosRepositório da Universidade de LisboaSousa, Susana Isabel Silva de2018-01-03T10:11:54Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:26.413344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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