Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Margarida de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1440
Resumo: Relátorio de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Educação Pré-escolar
id RCAP_705f9bb51af2a1c57bad1a2dd4140f4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1440
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiaisavaliaçãoIntervençãonecessidades educativas especiaiseducadora de infânciaassessmentinterventionspecial educational needsregular preschool education teachersRelátorio de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Educação Pré-escolarApresenta-se um exercício investigativo sobre a prática em que o estudo de carácter exploratório, assume-se como sendo de natureza qualitativa, tendo como principal objetivo perceber qual o papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais. Este trabalho pretende dar a conhecer as experiências vivenciadas nos vários contextos de estágio (creche e jardim de infância), bem como as aprendizagens significativas realizadas como futura profissional de ensino. Neste estudo participaram quatro educadoras que trabalham diretamente com as crianças em contexto de creche e jardim-de-infância – as educadoras de infância e a educadora de educação especial e de intervenção precoce. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo. Verificou-se que as participantes neste estudo desenvolvem práticas educativas que apresentam melhorias ao processo de intervenção e avaliação da criança. No que diz respeito à avaliação, estas recorrem a relatórios descritivos de evolução e desempenho. No que concerne à intervenção destas crianças, as participantes recorrem à adaptação curricular sendo que através desta poderão fazer-se inúmeras alterações a nível de sala, equipamentos, atividades e técnicas de motivação.This exploratory study is of qualitative nature. Its main objective is to understand the role of the preschool teacher in the assessment and intervention of children with special educational needs. This assignment aims to reveal the experiences in the various internships (daycare and Kindergarten), as well as the most significant learning achieved, that will be of reference for my future as a teacher. During the course of this study, four teachers worked alongside children in kindergarten: two preschool teachers, one special education teacher and one early intervention teacher. The collected data was subjected to content analysis. It was verified that the preschool teachers that took part in this study developed educational practices that improved the way children’s intervention and assessment is made. To assess children’s necessities, teachers use descriptive reports about their progress and performance. Also they adapt curricula, classrooms, equipment, activities and motivational techniques. Keywords: Assessment, intervention, special educational needs, regular preschool education teachersCardona, Maria JoaoPiscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBarbosa, Ana Margarida de Sousa2016-05-08T16:36:53Z2015-11-252015-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1440TID:201123258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:41.785546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais
title Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais
spellingShingle Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais
Barbosa, Ana Margarida de Sousa
avaliação
Intervenção
necessidades educativas especiais
educadora de infância
assessment
intervention
special educational needs
regular preschool education teachers
title_short Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais
title_full Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais
title_fullStr Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais
title_sort Papel do educador na avaliação e intervenção de crianças com necessidades educativas especiais
author Barbosa, Ana Margarida de Sousa
author_facet Barbosa, Ana Margarida de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria Joao
Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana Margarida de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
Intervenção
necessidades educativas especiais
educadora de infância
assessment
intervention
special educational needs
regular preschool education teachers
topic avaliação
Intervenção
necessidades educativas especiais
educadora de infância
assessment
intervention
special educational needs
regular preschool education teachers
description Relátorio de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Educação Pré-escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-25
2015-11-25T00:00:00Z
2016-05-08T16:36:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1440
TID:201123258
url http://hdl.handle.net/10400.15/1440
identifier_str_mv TID:201123258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027583639552