Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19325 |
Resumo: | Este estudo teve como principal objetivo conhecer as concepções e práticas sobre o processo de avaliação das aprendizagens de professores de Ciências Naturais de Bragança, Portugal, e Colorado do Oeste, Brasil, visando contribuir com a ampliação do corpus de investigação sobre este processo que, como sabemos, exerce um papel significativo nas atividades educacionais. Para recolha dos dados, realizaram-se entrevistas com quatro professores que lecionavam Ciências Naturais: duas docentes de Bragança e dois docentes de Colorado do Oeste. Além disso, foram realizadas observações não participantes de aulas de três desses professores. Os dados evidenciam que, embora haja trechos, nos discursos dos docentes que remetem para a perspectiva formativa da avaliação das aprendizagens, há tendência das concepções dos professores em uma avaliação certificadora, ou seja, para a mera mensuração das aprendizagens dos estudantes, sem, contudo, direcionar a reorganização do processo formativo. Nesse sentido, tem-se a necessidade de políticas públicas de formação continuada de professores sobre avaliação, visando dar suporte teórico-metodológico aos docentes. |
id |
RCAP_bea78d19df910eca0e5adce63079e72b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19325 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)Avaliação das aprendizagensCiências naturaisEnsino-aprendizagemEste estudo teve como principal objetivo conhecer as concepções e práticas sobre o processo de avaliação das aprendizagens de professores de Ciências Naturais de Bragança, Portugal, e Colorado do Oeste, Brasil, visando contribuir com a ampliação do corpus de investigação sobre este processo que, como sabemos, exerce um papel significativo nas atividades educacionais. Para recolha dos dados, realizaram-se entrevistas com quatro professores que lecionavam Ciências Naturais: duas docentes de Bragança e dois docentes de Colorado do Oeste. Além disso, foram realizadas observações não participantes de aulas de três desses professores. Os dados evidenciam que, embora haja trechos, nos discursos dos docentes que remetem para a perspectiva formativa da avaliação das aprendizagens, há tendência das concepções dos professores em uma avaliação certificadora, ou seja, para a mera mensuração das aprendizagens dos estudantes, sem, contudo, direcionar a reorganização do processo formativo. Nesse sentido, tem-se a necessidade de políticas públicas de formação continuada de professores sobre avaliação, visando dar suporte teórico-metodológico aos docentes.Revista Electrónica de Enseñanza de las CienciasBiblioteca Digital do IPBReis, Jucimar Silva dosMenegazzo, Renato FernandoCoelho, João GouveiaSouza, Carla Bianca Santana deRodrigues, Maria José2019-06-03T09:23:11Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19325porReis, Jucimar Silva dos; Menegazzo, Renato Fernando; Coelho, João Gouveia; Souza, Carla Bianca Santana de; Rodrigues, Maria José (2019). Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. ISSN 1579-1513. 18:2, p. 432-4571579-1513info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:44:00Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:45.463095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil) |
title |
Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil) |
spellingShingle |
Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil) Reis, Jucimar Silva dos Avaliação das aprendizagens Ciências naturais Ensino-aprendizagem |
title_short |
Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil) |
title_full |
Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil) |
title_fullStr |
Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil) |
title_full_unstemmed |
Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil) |
title_sort |
Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil) |
author |
Reis, Jucimar Silva dos |
author_facet |
Reis, Jucimar Silva dos Menegazzo, Renato Fernando Coelho, João Gouveia Souza, Carla Bianca Santana de Rodrigues, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Menegazzo, Renato Fernando Coelho, João Gouveia Souza, Carla Bianca Santana de Rodrigues, Maria José |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Jucimar Silva dos Menegazzo, Renato Fernando Coelho, João Gouveia Souza, Carla Bianca Santana de Rodrigues, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação das aprendizagens Ciências naturais Ensino-aprendizagem |
topic |
Avaliação das aprendizagens Ciências naturais Ensino-aprendizagem |
description |
Este estudo teve como principal objetivo conhecer as concepções e práticas sobre o processo de avaliação das aprendizagens de professores de Ciências Naturais de Bragança, Portugal, e Colorado do Oeste, Brasil, visando contribuir com a ampliação do corpus de investigação sobre este processo que, como sabemos, exerce um papel significativo nas atividades educacionais. Para recolha dos dados, realizaram-se entrevistas com quatro professores que lecionavam Ciências Naturais: duas docentes de Bragança e dois docentes de Colorado do Oeste. Além disso, foram realizadas observações não participantes de aulas de três desses professores. Os dados evidenciam que, embora haja trechos, nos discursos dos docentes que remetem para a perspectiva formativa da avaliação das aprendizagens, há tendência das concepções dos professores em uma avaliação certificadora, ou seja, para a mera mensuração das aprendizagens dos estudantes, sem, contudo, direcionar a reorganização do processo formativo. Nesse sentido, tem-se a necessidade de políticas públicas de formação continuada de professores sobre avaliação, visando dar suporte teórico-metodológico aos docentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-03T09:23:11Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/19325 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/19325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, Jucimar Silva dos; Menegazzo, Renato Fernando; Coelho, João Gouveia; Souza, Carla Bianca Santana de; Rodrigues, Maria José (2019). Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. ISSN 1579-1513. 18:2, p. 432-457 1579-1513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135361068171264 |