Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Jucimar Silva dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Menegazzo, Renato Fernando, Coelho, João Gouveia, Souza, Carla Bianca Santana de, Rodrigues, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19325
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo conhecer as concepções e práticas sobre o processo de avaliação das aprendizagens de professores de Ciências Naturais de Bragança, Portugal, e Colorado do Oeste, Brasil, visando contribuir com a ampliação do corpus de investigação sobre este processo que, como sabemos, exerce um papel significativo nas atividades educacionais. Para recolha dos dados, realizaram-se entrevistas com quatro professores que lecionavam Ciências Naturais: duas docentes de Bragança e dois docentes de Colorado do Oeste. Além disso, foram realizadas observações não participantes de aulas de três desses professores. Os dados evidenciam que, embora haja trechos, nos discursos dos docentes que remetem para a perspectiva formativa da avaliação das aprendizagens, há tendência das concepções dos professores em uma avaliação certificadora, ou seja, para a mera mensuração das aprendizagens dos estudantes, sem, contudo, direcionar a reorganização do processo formativo. Nesse sentido, tem-se a necessidade de políticas públicas de formação continuada de professores sobre avaliação, visando dar suporte teórico-metodológico aos docentes.
id RCAP_bea78d19df910eca0e5adce63079e72b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)Avaliação das aprendizagensCiências naturaisEnsino-aprendizagemEste estudo teve como principal objetivo conhecer as concepções e práticas sobre o processo de avaliação das aprendizagens de professores de Ciências Naturais de Bragança, Portugal, e Colorado do Oeste, Brasil, visando contribuir com a ampliação do corpus de investigação sobre este processo que, como sabemos, exerce um papel significativo nas atividades educacionais. Para recolha dos dados, realizaram-se entrevistas com quatro professores que lecionavam Ciências Naturais: duas docentes de Bragança e dois docentes de Colorado do Oeste. Além disso, foram realizadas observações não participantes de aulas de três desses professores. Os dados evidenciam que, embora haja trechos, nos discursos dos docentes que remetem para a perspectiva formativa da avaliação das aprendizagens, há tendência das concepções dos professores em uma avaliação certificadora, ou seja, para a mera mensuração das aprendizagens dos estudantes, sem, contudo, direcionar a reorganização do processo formativo. Nesse sentido, tem-se a necessidade de políticas públicas de formação continuada de professores sobre avaliação, visando dar suporte teórico-metodológico aos docentes.Revista Electrónica de Enseñanza de las CienciasBiblioteca Digital do IPBReis, Jucimar Silva dosMenegazzo, Renato FernandoCoelho, João GouveiaSouza, Carla Bianca Santana deRodrigues, Maria José2019-06-03T09:23:11Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19325porReis, Jucimar Silva dos; Menegazzo, Renato Fernando; Coelho, João Gouveia; Souza, Carla Bianca Santana de; Rodrigues, Maria José (2019). Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. ISSN 1579-1513. 18:2, p. 432-4571579-1513info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:44:00Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:45.463095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)
title Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)
spellingShingle Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)
Reis, Jucimar Silva dos
Avaliação das aprendizagens
Ciências naturais
Ensino-aprendizagem
title_short Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)
title_full Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)
title_fullStr Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)
title_full_unstemmed Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)
title_sort Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil)
author Reis, Jucimar Silva dos
author_facet Reis, Jucimar Silva dos
Menegazzo, Renato Fernando
Coelho, João Gouveia
Souza, Carla Bianca Santana de
Rodrigues, Maria José
author_role author
author2 Menegazzo, Renato Fernando
Coelho, João Gouveia
Souza, Carla Bianca Santana de
Rodrigues, Maria José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Jucimar Silva dos
Menegazzo, Renato Fernando
Coelho, João Gouveia
Souza, Carla Bianca Santana de
Rodrigues, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens
Ciências naturais
Ensino-aprendizagem
topic Avaliação das aprendizagens
Ciências naturais
Ensino-aprendizagem
description Este estudo teve como principal objetivo conhecer as concepções e práticas sobre o processo de avaliação das aprendizagens de professores de Ciências Naturais de Bragança, Portugal, e Colorado do Oeste, Brasil, visando contribuir com a ampliação do corpus de investigação sobre este processo que, como sabemos, exerce um papel significativo nas atividades educacionais. Para recolha dos dados, realizaram-se entrevistas com quatro professores que lecionavam Ciências Naturais: duas docentes de Bragança e dois docentes de Colorado do Oeste. Além disso, foram realizadas observações não participantes de aulas de três desses professores. Os dados evidenciam que, embora haja trechos, nos discursos dos docentes que remetem para a perspectiva formativa da avaliação das aprendizagens, há tendência das concepções dos professores em uma avaliação certificadora, ou seja, para a mera mensuração das aprendizagens dos estudantes, sem, contudo, direcionar a reorganização do processo formativo. Nesse sentido, tem-se a necessidade de políticas públicas de formação continuada de professores sobre avaliação, visando dar suporte teórico-metodológico aos docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-03T09:23:11Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19325
url http://hdl.handle.net/10198/19325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, Jucimar Silva dos; Menegazzo, Renato Fernando; Coelho, João Gouveia; Souza, Carla Bianca Santana de; Rodrigues, Maria José (2019). Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. ISSN 1579-1513. 18:2, p. 432-457
1579-1513
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
publisher.none.fl_str_mv Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135361068171264