A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Carolina Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7975
Resumo: A presente investigação foi desenvolvida no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, que integram o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Tem por objetivo compreender de que modo a literatura de tradição oral pode potencializar o conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade, sendo que para isso, promovemos uma metodologia de trabalho interdisciplinar entre as áreas de Português e de História e Geografia de Portugal, onde desenvolvemos, em conjunto com os alunos, um leque de atividades de ensinoaprendizagem baseadas na obra Expressões com História de Alice Vieira. Em termos empíricos, a investigação recorreu a uma metodologia de caráter misto, cruzando os dados estatísticos recolhidos através da aplicação de dois inquéritos por questionário a uma turma do 5.º ano de escolaridade, com os dados descritivos, obtidos por meio das observações participantes, nomeadamente das notas de campo recolhidas e pelos diários de bordo construídos pelos alunos. Os dados obtidos permitiram concluir que, de forma geral, a utilização da literatura de tradição oral, enquanto recurso didático, pode potencializar o conhecimento histórico e literário em alunos do 5.º ano de escolaridade, tanto nas aulas de Português, como nas aulas de História e Geografia de Portugal. Referimos ainda, que o trabalho interdisciplinar desenvolvido, através da obra Expressões com História, cativou os alunos, que demonstraram um maior grau de motivação e interesse perante as duas áreas disciplinares.
id RCAP_beb07de1f848c352c71e39ec1d401a16
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridadeHistóriaInterdisciplinaridadeLiteratura de tradição oral5.º ano de escolaridadeHistoryInterdisciplinarityLiterature of oral tradition5th year of schoolingA presente investigação foi desenvolvida no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, que integram o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Tem por objetivo compreender de que modo a literatura de tradição oral pode potencializar o conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade, sendo que para isso, promovemos uma metodologia de trabalho interdisciplinar entre as áreas de Português e de História e Geografia de Portugal, onde desenvolvemos, em conjunto com os alunos, um leque de atividades de ensinoaprendizagem baseadas na obra Expressões com História de Alice Vieira. Em termos empíricos, a investigação recorreu a uma metodologia de caráter misto, cruzando os dados estatísticos recolhidos através da aplicação de dois inquéritos por questionário a uma turma do 5.º ano de escolaridade, com os dados descritivos, obtidos por meio das observações participantes, nomeadamente das notas de campo recolhidas e pelos diários de bordo construídos pelos alunos. Os dados obtidos permitiram concluir que, de forma geral, a utilização da literatura de tradição oral, enquanto recurso didático, pode potencializar o conhecimento histórico e literário em alunos do 5.º ano de escolaridade, tanto nas aulas de Português, como nas aulas de História e Geografia de Portugal. Referimos ainda, que o trabalho interdisciplinar desenvolvido, através da obra Expressões com História, cativou os alunos, que demonstraram um maior grau de motivação e interesse perante as duas áreas disciplinares.The present investigation was developed within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice, which are part of the study plan of the Master's in Teaching at the 1st cycle of basic education and Portuguese and History and Geography of Portugal at the 2nd cycle of basic education. This aims to understand how literature of oral tradition can enhance historical and literary knowledge among students of the 5th year of schooling, and for this, we promoted an interdisciplinary work methodology between the areas of Portuguese and History and Geography of Portugal, where we developed, together with the students, a range of teaching-learning activities based on the book Expressões com História, de Alice Vieira. In empirical terms, the research used a mixed methodology, crossing the statistical data collected through the application of two questionnaire surveys to a 5th grade class, with the descriptive data, obtained through participant observation, namely, the field notes collected and the logbooks built by the students. The data obtained allowed us to conclude that, in general, the use of oral tradition literature as a didactic resource can enhance historical and literary knowledge in 5 th grade students, both in Portuguese and in History and Geography of Portugal classes. We also mention that the interdisciplinary work developed through the book Expressões com História captivated the students, who showed a higher degree of motivation and interest in both subject areas.Lopes, Fernando AlexandreCastilho, LilianaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Ana Carolina Almeida2023-10-19T13:38:34Z2023-03-232023-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7975TID:203370848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T02:30:30Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:09.136258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade
title A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade
spellingShingle A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade
Costa, Ana Carolina Almeida
História
Interdisciplinaridade
Literatura de tradição oral
5.º ano de escolaridade
History
Interdisciplinarity
Literature of oral tradition
5th year of schooling
title_short A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade
title_full A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade
title_fullStr A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade
title_sort A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade
author Costa, Ana Carolina Almeida
author_facet Costa, Ana Carolina Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Fernando Alexandre
Castilho, Liliana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Carolina Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv História
Interdisciplinaridade
Literatura de tradição oral
5.º ano de escolaridade
History
Interdisciplinarity
Literature of oral tradition
5th year of schooling
topic História
Interdisciplinaridade
Literatura de tradição oral
5.º ano de escolaridade
History
Interdisciplinarity
Literature of oral tradition
5th year of schooling
description A presente investigação foi desenvolvida no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, que integram o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Tem por objetivo compreender de que modo a literatura de tradição oral pode potencializar o conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade, sendo que para isso, promovemos uma metodologia de trabalho interdisciplinar entre as áreas de Português e de História e Geografia de Portugal, onde desenvolvemos, em conjunto com os alunos, um leque de atividades de ensinoaprendizagem baseadas na obra Expressões com História de Alice Vieira. Em termos empíricos, a investigação recorreu a uma metodologia de caráter misto, cruzando os dados estatísticos recolhidos através da aplicação de dois inquéritos por questionário a uma turma do 5.º ano de escolaridade, com os dados descritivos, obtidos por meio das observações participantes, nomeadamente das notas de campo recolhidas e pelos diários de bordo construídos pelos alunos. Os dados obtidos permitiram concluir que, de forma geral, a utilização da literatura de tradição oral, enquanto recurso didático, pode potencializar o conhecimento histórico e literário em alunos do 5.º ano de escolaridade, tanto nas aulas de Português, como nas aulas de História e Geografia de Portugal. Referimos ainda, que o trabalho interdisciplinar desenvolvido, através da obra Expressões com História, cativou os alunos, que demonstraram um maior grau de motivação e interesse perante as duas áreas disciplinares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19T13:38:34Z
2023-03-23
2023-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7975
TID:203370848
url http://hdl.handle.net/10400.19/7975
identifier_str_mv TID:203370848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133652217495552