Vacinar para prevenir: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Filipa Veloso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3291
Resumo: O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. As vacinas são ferramentas seguras e eficazes que impedem a proliferação de enfermidades na comunidade evitando grandes mortandades. No entanto, ainda existem milhões de pessoas sem acesso à vacinação, assim como pessoas que se recusam a ser vacinadas. Por isso é importante, desde cedo, alertar os cidadãos para a importância da vacinação para a saúde das populações. O estudo realizado no âmbito da intervenção pedagógica na disciplina de Ciências Naturais pretendia aferir as perceções de alunos de 6.º ano de escolaridade sobre vacinação e sensibilizá-los para as desigualdades no acesso às vacinas. Para orientar o trabalho a ser desenvolvido definiram-se os seguintes objetivos: (1) Identificar perceções de alunos de 6.º ano de escolaridade sobre a vacinas, nomeadamente a forma como funcionam, constrangimentos ao seu acesso e importância para a saúde das populações; (2) Desenhar e implementar atividades sobre a temática; (3) Aferir o impacto das atividades implementadas nos conhecimentos e atitudes dos alunos relativamente à vacinação. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, sendo a recolha de dados baseada em observação, questionários e registos escritos dos alunos. Os participantes foram 26 alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados revelam que os alunos reconheciam a importância da vacinação para a saúde das populações na medida em que nos protegem de determinadas doenças, embora vários aspetos associados com este processo fossem desconhecidos ou pouco claros para muitos dos alunos. A intervenção pedagógica contribuiu para clarificar conceitos, dotar os alunos de conhecimentos e vocabulário de cariz científico inerentes ao processo de vacinação e para os sensibilizar para as desigualdades no acesso às vacinas.
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