Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Ana Marta Terra de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36221
Resumo: O presente relatório resulta do estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A., no âmbito do último ano do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais e tem como objetivo não só apresentar as atividades desenvolvidas durante os cinco meses em que decorreu o estágio, mas também apresentar a entidade acolhedora e a forma como se tornou na empresa referência no mercado de distribuição de veículos e acessórios. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da empresa, onde se insere informações como a história, localização e dimensão, entre outras. Em seguida, são descritas as várias tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular, subdividas em três tópicos e aprofundadas teoricamente sempre que justificável. No terceiro capítulo procede-se a uma abordagem teórico-prática das plataformas e-commerce, mais concretamente das plataformas B2B. No entanto apresenta-se uma reflexão geral sobre a evolução do comércio, as cinco categorias de e-commerce, assim como uma breve comparação entre os termos e-commece e e-business e entre plataformas B2B e B2C. Por último, são apresentadas as considerações finais sobre as atividades desenvolvidas no estágio curricular assim como uma reflexão sobre o mestrado em LRE e o plano curricular. Relativamente a investigação futura, é sugerida uma análise ao modelo de negócio e uma análise à concorrência nacional e internacional abordando as questões politico-culturais e relações interculturais dos diversos países e como estas influenciam o comportamento, a liderança e a forma de negociar entre empresas.
id RCAP_bef8a8506f1c2eb79fd2c15e1e019c11
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.Estágio curricularE-commercePlataformas e-commerceE-businessB2BB2CO presente relatório resulta do estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A., no âmbito do último ano do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais e tem como objetivo não só apresentar as atividades desenvolvidas durante os cinco meses em que decorreu o estágio, mas também apresentar a entidade acolhedora e a forma como se tornou na empresa referência no mercado de distribuição de veículos e acessórios. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da empresa, onde se insere informações como a história, localização e dimensão, entre outras. Em seguida, são descritas as várias tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular, subdividas em três tópicos e aprofundadas teoricamente sempre que justificável. No terceiro capítulo procede-se a uma abordagem teórico-prática das plataformas e-commerce, mais concretamente das plataformas B2B. No entanto apresenta-se uma reflexão geral sobre a evolução do comércio, as cinco categorias de e-commerce, assim como uma breve comparação entre os termos e-commece e e-business e entre plataformas B2B e B2C. Por último, são apresentadas as considerações finais sobre as atividades desenvolvidas no estágio curricular assim como uma reflexão sobre o mestrado em LRE e o plano curricular. Relativamente a investigação futura, é sugerida uma análise ao modelo de negócio e uma análise à concorrência nacional e internacional abordando as questões politico-culturais e relações interculturais dos diversos países e como estas influenciam o comportamento, a liderança e a forma de negociar entre empresas.This report is prepared as part of the mandatory requirements for completing the master's programme in Languages and Business Relations. It summarises the outcome of the curricular internship period at Multimoto Motor, Portugal. The report aims not only to present the activities carried out during the five months of internship, but also to introduce the host entity and analyse how it became the market leader in the automotive industry, in the vehicle and accessories distribution segment. The first chapter introduces Multimoto Motor, Portugal through its history and the scope and extent of its operations. Then, the various tasks carried out during the internship are described, divided by the three main operational areas, and their relevance explained. The next chapter focuses on e-commerce platforms, more specifically, business-to-business (B2B) platforms. It provides a general overview of the evolution of e-commerce, the categorization of e-commerce and a brief comparison of between the terms e-commerce and e-business and between B2B and business-to-consumer (B2C) platforms. Finally, the report concludes with a summary on the main take-aways gained during the internship, as well as a reflection about the master’s degree in LRE and the curricular plan. Regarding future research, it is suggested an analysis of the business model and an analysis of the national and international competition addressing the political and cultural issues and intercultural relations of the various countries and how these influence the behavior, leadership, and way of negotiating between companies.2023-02-03T11:49:14Z2022-12-13T00:00:00Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36221porRamalho, Ana Marta Terra de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:52Zoai:ria.ua.pt:10773/36221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:05.952216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.
title Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.
spellingShingle Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.
Ramalho, Ana Marta Terra de Almeida
Estágio curricular
E-commerce
Plataformas e-commerce
E-business
B2B
B2C
title_short Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.
title_full Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.
title_fullStr Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.
title_full_unstemmed Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.
title_sort Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.
author Ramalho, Ana Marta Terra de Almeida
author_facet Ramalho, Ana Marta Terra de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Ana Marta Terra de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular
E-commerce
Plataformas e-commerce
E-business
B2B
B2C
topic Estágio curricular
E-commerce
Plataformas e-commerce
E-business
B2B
B2C
description O presente relatório resulta do estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A., no âmbito do último ano do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais e tem como objetivo não só apresentar as atividades desenvolvidas durante os cinco meses em que decorreu o estágio, mas também apresentar a entidade acolhedora e a forma como se tornou na empresa referência no mercado de distribuição de veículos e acessórios. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da empresa, onde se insere informações como a história, localização e dimensão, entre outras. Em seguida, são descritas as várias tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular, subdividas em três tópicos e aprofundadas teoricamente sempre que justificável. No terceiro capítulo procede-se a uma abordagem teórico-prática das plataformas e-commerce, mais concretamente das plataformas B2B. No entanto apresenta-se uma reflexão geral sobre a evolução do comércio, as cinco categorias de e-commerce, assim como uma breve comparação entre os termos e-commece e e-business e entre plataformas B2B e B2C. Por último, são apresentadas as considerações finais sobre as atividades desenvolvidas no estágio curricular assim como uma reflexão sobre o mestrado em LRE e o plano curricular. Relativamente a investigação futura, é sugerida uma análise ao modelo de negócio e uma análise à concorrência nacional e internacional abordando as questões politico-culturais e relações interculturais dos diversos países e como estas influenciam o comportamento, a liderança e a forma de negociar entre empresas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T00:00:00Z
2022-12-13
2023-02-03T11:49:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36221
url http://hdl.handle.net/10773/36221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137726504632320