E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569 |
Resumo: | O e-commerce facilita a negociação, pois é capaz de unir compradores e vendedores rapidamente. Com a pandemia de Covid-19 essa forma de comércio passou a ser uma alternativa de manutenção das atividades para vendedores e consumidores. Por isso, o objetivo da pesquisa é identificar se houve alteração do padrão de consumo utilizando o ecommerce durante o período de pandêmica. Através da metodologia da análise de regressão aplicada ao Índice de Faturamento Online e Variações - Brasil, com periodicidade mensal, entre janeiro de 2018 até outubro de 2020, foi possível verificar que no período de pandemia o e-commerce ampliou sua participação de mercado acima dos valores previstos para 2020. |
id |
UFCG_464370b80c576740e26abcfa8ae34818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32569 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.E-commerce: expectations versus reality in the face of the COVID-19 pandemic.E-commercePandemia e comércio eletrônicoComércio eletrônicoCOVID-19 e e-commerceE-businessE-commercePandemic and e-commerceE-commerceCOVID-19 and e-commerceE-businessEngenharia de Produção.O e-commerce facilita a negociação, pois é capaz de unir compradores e vendedores rapidamente. Com a pandemia de Covid-19 essa forma de comércio passou a ser uma alternativa de manutenção das atividades para vendedores e consumidores. Por isso, o objetivo da pesquisa é identificar se houve alteração do padrão de consumo utilizando o ecommerce durante o período de pandêmica. Através da metodologia da análise de regressão aplicada ao Índice de Faturamento Online e Variações - Brasil, com periodicidade mensal, entre janeiro de 2018 até outubro de 2020, foi possível verificar que no período de pandemia o e-commerce ampliou sua participação de mercado acima dos valores previstos para 2020.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212023-11-01T17:47:01Z2023-11-012023-11-01T17:47:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569VAZ, Vinícius Maciel; SENNA, Viviane de; SOUZA, Adriano Mendonça. E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569porVAZ, Vinícius Maciel.SENNA, Viviane de.SOUZA, Adriano Mendonça.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T19:09:36Zoai:localhost:riufcg/32569Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T19:09:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. E-commerce: expectations versus reality in the face of the COVID-19 pandemic. |
title |
E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. |
spellingShingle |
E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. VAZ, Vinícius Maciel. E-commerce Pandemia e comércio eletrônico Comércio eletrônico COVID-19 e e-commerce E-business E-commerce Pandemic and e-commerce E-commerce COVID-19 and e-commerce E-business Engenharia de Produção. |
title_short |
E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. |
title_full |
E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. |
title_fullStr |
E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. |
title_full_unstemmed |
E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. |
title_sort |
E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. |
author |
VAZ, Vinícius Maciel. |
author_facet |
VAZ, Vinícius Maciel. SENNA, Viviane de. SOUZA, Adriano Mendonça. |
author_role |
author |
author2 |
SENNA, Viviane de. SOUZA, Adriano Mendonça. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VAZ, Vinícius Maciel. SENNA, Viviane de. SOUZA, Adriano Mendonça. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-commerce Pandemia e comércio eletrônico Comércio eletrônico COVID-19 e e-commerce E-business E-commerce Pandemic and e-commerce E-commerce COVID-19 and e-commerce E-business Engenharia de Produção. |
topic |
E-commerce Pandemia e comércio eletrônico Comércio eletrônico COVID-19 e e-commerce E-business E-commerce Pandemic and e-commerce E-commerce COVID-19 and e-commerce E-business Engenharia de Produção. |
description |
O e-commerce facilita a negociação, pois é capaz de unir compradores e vendedores rapidamente. Com a pandemia de Covid-19 essa forma de comércio passou a ser uma alternativa de manutenção das atividades para vendedores e consumidores. Por isso, o objetivo da pesquisa é identificar se houve alteração do padrão de consumo utilizando o ecommerce durante o período de pandêmica. Através da metodologia da análise de regressão aplicada ao Índice de Faturamento Online e Variações - Brasil, com periodicidade mensal, entre janeiro de 2018 até outubro de 2020, foi possível verificar que no período de pandemia o e-commerce ampliou sua participação de mercado acima dos valores previstos para 2020. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-11-01T17:47:01Z 2023-11-01 2023-11-01T17:47:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569 VAZ, Vinícius Maciel; SENNA, Viviane de; SOUZA, Adriano Mendonça. E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569 |
identifier_str_mv |
VAZ, Vinícius Maciel; SENNA, Viviane de; SOUZA, Adriano Mendonça. E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744598606544896 |