Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1703 |
Resumo: | O presente Relatório Final é constituído por duas partes: a primeira parte reflete o estágio desenvolvido na Educação Pré-Escolar, numa instituição pública do concelho de Viseu; a segunda parte relata uma investigação levada a cabo sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar. Através deste estudo pretendeu-se avaliar o desenvolvimento da linguagem oral no jardim de infância. Assim, tivemos como propósito aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem oral e qual a sua importância, mais precisamente, como é que o desenvolvimento da consciência fonológica no jardim de infância otimiza o processo de desenvolvimento da linguagem oral, assim como a explicitação de possíveis estratégias e algumas atividades a desenvolver com as crianças que frequentam o ensino pré-escolar. |
id |
RCAP_bf09a137c98633ff56aeb44467026cf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1703 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolarEducação pré-escolarDesenvolvimento da linguagemO presente Relatório Final é constituído por duas partes: a primeira parte reflete o estágio desenvolvido na Educação Pré-Escolar, numa instituição pública do concelho de Viseu; a segunda parte relata uma investigação levada a cabo sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar. Através deste estudo pretendeu-se avaliar o desenvolvimento da linguagem oral no jardim de infância. Assim, tivemos como propósito aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem oral e qual a sua importância, mais precisamente, como é que o desenvolvimento da consciência fonológica no jardim de infância otimiza o processo de desenvolvimento da linguagem oral, assim como a explicitação de possíveis estratégias e algumas atividades a desenvolver com as crianças que frequentam o ensino pré-escolar.This final report is made up of two parts. The first reflects the internship concerning the pre-school education in a public institution, in the district of Viseu. The second part consists of a research regarding the development of the language in pre-school children. This study aims to analyze the development of the oral expression in the kindergarten. Therefore, I intend to clarify what is oral expression and its importance, specifically, how the development of phonological awareness in kindergarten optimizes the process of development of oral expression; as well as to explain possible strategies and some activities to develop with children attending pre-school education.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMatos, Isabel Aires deRepositório Científico do Instituto Politécnico de Viseulmeida, Sónia Marisa Rodrigues de2013-05-23T10:13:22Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:02Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:01.469975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar lmeida, Sónia Marisa Rodrigues de Educação pré-escolar Desenvolvimento da linguagem |
title_short |
Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar |
author |
lmeida, Sónia Marisa Rodrigues de |
author_facet |
lmeida, Sónia Marisa Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Isabel Aires de Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
lmeida, Sónia Marisa Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Desenvolvimento da linguagem |
topic |
Educação pré-escolar Desenvolvimento da linguagem |
description |
O presente Relatório Final é constituído por duas partes: a primeira parte reflete o estágio desenvolvido na Educação Pré-Escolar, numa instituição pública do concelho de Viseu; a segunda parte relata uma investigação levada a cabo sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar. Através deste estudo pretendeu-se avaliar o desenvolvimento da linguagem oral no jardim de infância. Assim, tivemos como propósito aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem oral e qual a sua importância, mais precisamente, como é que o desenvolvimento da consciência fonológica no jardim de infância otimiza o processo de desenvolvimento da linguagem oral, assim como a explicitação de possíveis estratégias e algumas atividades a desenvolver com as crianças que frequentam o ensino pré-escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-05-23T10:13:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1703 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130875346026496 |