Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: lmeida, Sónia Marisa Rodrigues de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1703
Resumo: O presente Relatório Final é constituído por duas partes: a primeira parte reflete o estágio desenvolvido na Educação Pré-Escolar, numa instituição pública do concelho de Viseu; a segunda parte relata uma investigação levada a cabo sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar. Através deste estudo pretendeu-se avaliar o desenvolvimento da linguagem oral no jardim de infância. Assim, tivemos como propósito aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem oral e qual a sua importância, mais precisamente, como é que o desenvolvimento da consciência fonológica no jardim de infância otimiza o processo de desenvolvimento da linguagem oral, assim como a explicitação de possíveis estratégias e algumas atividades a desenvolver com as crianças que frequentam o ensino pré-escolar.
id RCAP_bf09a137c98633ff56aeb44467026cf2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolarEducação pré-escolarDesenvolvimento da linguagemO presente Relatório Final é constituído por duas partes: a primeira parte reflete o estágio desenvolvido na Educação Pré-Escolar, numa instituição pública do concelho de Viseu; a segunda parte relata uma investigação levada a cabo sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar. Através deste estudo pretendeu-se avaliar o desenvolvimento da linguagem oral no jardim de infância. Assim, tivemos como propósito aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem oral e qual a sua importância, mais precisamente, como é que o desenvolvimento da consciência fonológica no jardim de infância otimiza o processo de desenvolvimento da linguagem oral, assim como a explicitação de possíveis estratégias e algumas atividades a desenvolver com as crianças que frequentam o ensino pré-escolar.This final report is made up of two parts. The first reflects the internship concerning the pre-school education in a public institution, in the district of Viseu. The second part consists of a research regarding the development of the language in pre-school children. This study aims to analyze the development of the oral expression in the kindergarten. Therefore, I intend to clarify what is oral expression and its importance, specifically, how the development of phonological awareness in kindergarten optimizes the process of development of oral expression; as well as to explain possible strategies and some activities to develop with children attending pre-school education.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMatos, Isabel Aires deRepositório Científico do Instituto Politécnico de Viseulmeida, Sónia Marisa Rodrigues de2013-05-23T10:13:22Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:02Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:01.469975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar
title Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar
lmeida, Sónia Marisa Rodrigues de
Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem
title_short Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar
title_full Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar
author lmeida, Sónia Marisa Rodrigues de
author_facet lmeida, Sónia Marisa Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Isabel Aires de
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv lmeida, Sónia Marisa Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem
topic Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem
description O presente Relatório Final é constituído por duas partes: a primeira parte reflete o estágio desenvolvido na Educação Pré-Escolar, numa instituição pública do concelho de Viseu; a segunda parte relata uma investigação levada a cabo sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar. Através deste estudo pretendeu-se avaliar o desenvolvimento da linguagem oral no jardim de infância. Assim, tivemos como propósito aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem oral e qual a sua importância, mais precisamente, como é que o desenvolvimento da consciência fonológica no jardim de infância otimiza o processo de desenvolvimento da linguagem oral, assim como a explicitação de possíveis estratégias e algumas atividades a desenvolver com as crianças que frequentam o ensino pré-escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-05-23T10:13:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1703
url http://hdl.handle.net/10400.19/1703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130875346026496