O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faneca, Andreia Miranda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1831
Resumo: Este relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O presente relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, apresentamos uma reflexão sobre as práticas vividas no âmbito do estágio, que teve lugar em dois contextos distintos: na PES II e na PES III. Na segunda parte, e esta destinada ao trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, apresentamos um estudo intitulado “O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar: um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada”. O qual teve como objetivo descrever como é operacionalizado e caraterizado o desenvolvimento do oral em crianças com diferentes idades, num mesmo meio, sabendo a grande importância que tem neste ciclo de ensino. Neste sentido, começámos por constituir o enquadramento teórico e, de seguida, procedemos à recolha de informação para poder expandir a problemática do desenvolvimento do oral em crianças de idade pré-escolar. Relativamente às conclusões do estudo, destacamos a importância de desenvolver o oral em crianças desde tenra idade, incentivando-as a querer conhecer cada vez mais o código linguístico e expondo-as a contextos linguísticos diversificados. A prática de momentos que permitam desenvolver o oral torna-se indispensável, pois a criança aprende a comunicar de forma mais fluente e natural.
id RCAP_78f08d964188daa001ad5d1661325482
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionadaDesenvolvimento da criançaEducação Pré-EscolarLinguagem OralEste relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O presente relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, apresentamos uma reflexão sobre as práticas vividas no âmbito do estágio, que teve lugar em dois contextos distintos: na PES II e na PES III. Na segunda parte, e esta destinada ao trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, apresentamos um estudo intitulado “O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar: um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada”. O qual teve como objetivo descrever como é operacionalizado e caraterizado o desenvolvimento do oral em crianças com diferentes idades, num mesmo meio, sabendo a grande importância que tem neste ciclo de ensino. Neste sentido, começámos por constituir o enquadramento teórico e, de seguida, procedemos à recolha de informação para poder expandir a problemática do desenvolvimento do oral em crianças de idade pré-escolar. Relativamente às conclusões do estudo, destacamos a importância de desenvolver o oral em crianças desde tenra idade, incentivando-as a querer conhecer cada vez mais o código linguístico e expondo-as a contextos linguísticos diversificados. A prática de momentos que permitam desenvolver o oral torna-se indispensável, pois a criança aprende a comunicar de forma mais fluente e natural.This report has been prepared the Formation in Teaching Area (FTA), part of the curriculum of the Master Degree in Preschool Education and Primary School. This report is divided into two parts. In the first part, we present a reflection on experience lived under the stage, which took place in two distinct contexts: the STP II and III. The second part, in which we conducted a research project that lasted over two semester, offers a study “The development of oral language skills in preschool- age children: a study in the context of supervised teaching practice”. This study was conducted with the aim of describing how the development of oral language skills is characterized and operationalized in children with different ages, in the same environment, knowing the great importance of this teaching cycle. In this light, we started by considering a theoretical background and then, we collected information in order to expand the problem of the development of oral language skills in preschool-age children oral children preschool age. According to the findings of this study the importance of developing oral language skills in children from an early age, shall be highlights; children’s will to know more and more the language code shall be encouraged and they shall be exposed to diverse linguistic backgrounds. The practice times in order to develop the oral becomes indispensable as the child learns to communicate more fluently and naturally.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuBalula, João Paulo RodriguesSilva, Ana IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFaneca, Andreia Miranda2013-10-15T08:51:21Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:08.220544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada
title O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada
spellingShingle O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada
Faneca, Andreia Miranda
Desenvolvimento da criança
Educação Pré-Escolar
Linguagem Oral
title_short O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada
title_full O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada
title_fullStr O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada
title_sort O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar : um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada
author Faneca, Andreia Miranda
author_facet Faneca, Andreia Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balula, João Paulo Rodrigues
Silva, Ana Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Faneca, Andreia Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da criança
Educação Pré-Escolar
Linguagem Oral
topic Desenvolvimento da criança
Educação Pré-Escolar
Linguagem Oral
description Este relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O presente relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, apresentamos uma reflexão sobre as práticas vividas no âmbito do estágio, que teve lugar em dois contextos distintos: na PES II e na PES III. Na segunda parte, e esta destinada ao trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, apresentamos um estudo intitulado “O desenvolvimento do oral das crianças em idade pré-escolar: um estudo em contexto de prática de ensino supervisionada”. O qual teve como objetivo descrever como é operacionalizado e caraterizado o desenvolvimento do oral em crianças com diferentes idades, num mesmo meio, sabendo a grande importância que tem neste ciclo de ensino. Neste sentido, começámos por constituir o enquadramento teórico e, de seguida, procedemos à recolha de informação para poder expandir a problemática do desenvolvimento do oral em crianças de idade pré-escolar. Relativamente às conclusões do estudo, destacamos a importância de desenvolver o oral em crianças desde tenra idade, incentivando-as a querer conhecer cada vez mais o código linguístico e expondo-as a contextos linguísticos diversificados. A prática de momentos que permitam desenvolver o oral torna-se indispensável, pois a criança aprende a comunicar de forma mais fluente e natural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-15T08:51:21Z
2013-05
2013-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1831
url http://hdl.handle.net/10400.19/1831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876422914048