Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Susana Filomena Couto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1779
Resumo: As pessoas estão cada vez mais conscientes da Qualidade e esperam que os produtos, bens ou serviços adquiridos satisfaçam as mais altas exigências de qualidade. O objetivo comum a todas as empresas é fornecer soluções para as necessidades dos seus clientes, sendo que o sucesso resultará de fazê-lo de modo a satisfazer o cliente. Assumir o compromisso com a Qualidade é uma atitude vencedora da empresa, tornando-a mais competitiva e orientada para a melhoria contínua dos produtos/serviços e para a satisfação das exigências dos consumidores, em constante mudança. Este trabalho tem por objectivo a implementação de um sistema de gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001:2008 na empresa Qualidade+, para a sua posterior certificação. A adopção do Sistema de Gestão da Qualidade foi uma decisão estratégica e voluntária da organização. Para isso, foram definidos os processos da Qualidade+ e criados/adaptados vários documentos escritos (procedimentos, registos, manual da qualidade, matrizes de processos, etc.), tendo por referência os requisitos da norma ISO 9001:2008, onde constam os princípios gerais da sua implementação, tendo por base os processos definidos. A posterior certificação, foi considerada uma mais valia para a empresa, ou seja, foi pensada no sentido da melhoria da imagem, acesso a novos mercados, melhoria do desempenho operacional e uma nova cultura com a sensibilização e motivação dos colaboradores.
id RCAP_bf0a9420b313a9796c769e13d4928a24
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1779
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008QualidadeMelhoria contínuaSatisfação do clienteProcessos ISO 9001:2008CertificaçãoQualityContinuous improvementCustomer satisfactionProcess ISO 9001:2008CertificationAs pessoas estão cada vez mais conscientes da Qualidade e esperam que os produtos, bens ou serviços adquiridos satisfaçam as mais altas exigências de qualidade. O objetivo comum a todas as empresas é fornecer soluções para as necessidades dos seus clientes, sendo que o sucesso resultará de fazê-lo de modo a satisfazer o cliente. Assumir o compromisso com a Qualidade é uma atitude vencedora da empresa, tornando-a mais competitiva e orientada para a melhoria contínua dos produtos/serviços e para a satisfação das exigências dos consumidores, em constante mudança. Este trabalho tem por objectivo a implementação de um sistema de gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001:2008 na empresa Qualidade+, para a sua posterior certificação. A adopção do Sistema de Gestão da Qualidade foi uma decisão estratégica e voluntária da organização. Para isso, foram definidos os processos da Qualidade+ e criados/adaptados vários documentos escritos (procedimentos, registos, manual da qualidade, matrizes de processos, etc.), tendo por referência os requisitos da norma ISO 9001:2008, onde constam os princípios gerais da sua implementação, tendo por base os processos definidos. A posterior certificação, foi considerada uma mais valia para a empresa, ou seja, foi pensada no sentido da melhoria da imagem, acesso a novos mercados, melhoria do desempenho operacional e uma nova cultura com a sensibilização e motivação dos colaboradores.People are increasingly aware of and expect meet quality of products, and services purchased meet the highest requirements. The common goal of all businesses is to provide solutions to the needs of its customers, and that success will result from doing so in order to satisfy the customer. Commitment to Quality is a winning attitude from the company making it more competitive and oriented towards continuous improvement of products / services and to meet consumer demands, changing. This work paper aims at implementing a Quality Management System based on ISO 9001:2008 Quality + in the company, to its subsequent certification. The adoption of the Quality Management System was a strategic decision and voluntary organization. For this, the processes were defined Quality + and created / adapted several written documents (procedures, records, quality manual, procedures arrays, etc..), With reference to the requirements of ISO 9001:2008, which contains the general principles its implementation, based on defined processes. The subsequent certification, was considered an asset to the company, or was thought towards improving the image, access to new markets, improve operational performance and culture with a new awareness and motivation.2017-03-02T12:08:33Z2013-04-23T00:00:00Z2013-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1779TID:0porCorreia, Susana Filomena Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:06Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:19.223515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008
title Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008
spellingShingle Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008
Correia, Susana Filomena Couto
Qualidade
Melhoria contínua
Satisfação do cliente
Processos ISO 9001:2008
Certificação
Quality
Continuous improvement
Customer satisfaction
Process ISO 9001:2008
Certification
title_short Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008
title_full Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008
title_fullStr Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008
title_full_unstemmed Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008
title_sort Preparação da empresa Qualidade+ para a certificação segundo a NP ISO 9001:2008
author Correia, Susana Filomena Couto
author_facet Correia, Susana Filomena Couto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Susana Filomena Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Melhoria contínua
Satisfação do cliente
Processos ISO 9001:2008
Certificação
Quality
Continuous improvement
Customer satisfaction
Process ISO 9001:2008
Certification
topic Qualidade
Melhoria contínua
Satisfação do cliente
Processos ISO 9001:2008
Certificação
Quality
Continuous improvement
Customer satisfaction
Process ISO 9001:2008
Certification
description As pessoas estão cada vez mais conscientes da Qualidade e esperam que os produtos, bens ou serviços adquiridos satisfaçam as mais altas exigências de qualidade. O objetivo comum a todas as empresas é fornecer soluções para as necessidades dos seus clientes, sendo que o sucesso resultará de fazê-lo de modo a satisfazer o cliente. Assumir o compromisso com a Qualidade é uma atitude vencedora da empresa, tornando-a mais competitiva e orientada para a melhoria contínua dos produtos/serviços e para a satisfação das exigências dos consumidores, em constante mudança. Este trabalho tem por objectivo a implementação de um sistema de gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001:2008 na empresa Qualidade+, para a sua posterior certificação. A adopção do Sistema de Gestão da Qualidade foi uma decisão estratégica e voluntária da organização. Para isso, foram definidos os processos da Qualidade+ e criados/adaptados vários documentos escritos (procedimentos, registos, manual da qualidade, matrizes de processos, etc.), tendo por referência os requisitos da norma ISO 9001:2008, onde constam os princípios gerais da sua implementação, tendo por base os processos definidos. A posterior certificação, foi considerada uma mais valia para a empresa, ou seja, foi pensada no sentido da melhoria da imagem, acesso a novos mercados, melhoria do desempenho operacional e uma nova cultura com a sensibilização e motivação dos colaboradores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-23T00:00:00Z
2013-04-23
2017-03-02T12:08:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1779
TID:0
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1779
identifier_str_mv TID:0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131519491506176