Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopez,Rita
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Amaral,Ana Filipa, Ferreira,João, Barroso,Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000300016
Resumo: As evidências científicas sugerem que o bullying é um fenómeno cada vez mais frequente no contexto escolar, ao qual está inerente um vasto número de consequências para a saúde, pelo que, a sua prevenção deve constituir uma área prioritária. Com o objetivo de identificar os fatores implicados no fenómeno do bullying em contexto escolar, efetuou-se uma revisão da literatura de forma sistematizada na Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) com as seguintes palavras-chave: “bullying/bullying school context”, considerando os seguintes critérios de inclusão: participantes (estudantes do 2º e 3º ciclo); variáveis em estudo (fatores implicados no fenómeno do bullying), sem restrições relativas ao desenho dos estudos. Foram identificados 351 artigos, dos quais não foi possível aceder a 132. Considerando os critérios de inclusão, foram eliminados 203 artigos, os restantes 16 foram analisados. Da análise dos resultados dos estudos que integram esta revisão da literatura, emergem quatro tipologias de fatores, os fatores relacionados com as variáveis sociodemográficas, os fatores relacionados com as variáveis pessoais, os relativos à dimensão familiar e ainda os relacionados com as variáveis escolares. Em função destas tipologias, identificaram-se diversos fatores protetores e fatores de risco implicados no fenómeno de bullying.
id RCAP_bf0eb479ae8699b17654fa20a669d124
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832011000300016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literaturabullyingpromoção da saúdeadolescentesAs evidências científicas sugerem que o bullying é um fenómeno cada vez mais frequente no contexto escolar, ao qual está inerente um vasto número de consequências para a saúde, pelo que, a sua prevenção deve constituir uma área prioritária. Com o objetivo de identificar os fatores implicados no fenómeno do bullying em contexto escolar, efetuou-se uma revisão da literatura de forma sistematizada na Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) com as seguintes palavras-chave: “bullying/bullying school context”, considerando os seguintes critérios de inclusão: participantes (estudantes do 2º e 3º ciclo); variáveis em estudo (fatores implicados no fenómeno do bullying), sem restrições relativas ao desenho dos estudos. Foram identificados 351 artigos, dos quais não foi possível aceder a 132. Considerando os critérios de inclusão, foram eliminados 203 artigos, os restantes 16 foram analisados. Da análise dos resultados dos estudos que integram esta revisão da literatura, emergem quatro tipologias de fatores, os fatores relacionados com as variáveis sociodemográficas, os fatores relacionados com as variáveis pessoais, os relativos à dimensão familiar e ainda os relacionados com as variáveis escolares. Em função destas tipologias, identificaram-se diversos fatores protetores e fatores de risco implicados no fenómeno de bullying.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000300016Revista de Enfermagem Referência v.serIII n.5 2011reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000300016Lopez,RitaAmaral,Ana FilipaFerreira,JoãoBarroso,Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:19Zoai:scielo:S0874-02832011000300016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:06.043320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
title Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
spellingShingle Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
Lopez,Rita
bullying
promoção da saúde
adolescentes
title_short Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
title_full Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
title_fullStr Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
title_full_unstemmed Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
title_sort Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura
author Lopez,Rita
author_facet Lopez,Rita
Amaral,Ana Filipa
Ferreira,João
Barroso,Teresa
author_role author
author2 Amaral,Ana Filipa
Ferreira,João
Barroso,Teresa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopez,Rita
Amaral,Ana Filipa
Ferreira,João
Barroso,Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
promoção da saúde
adolescentes
topic bullying
promoção da saúde
adolescentes
description As evidências científicas sugerem que o bullying é um fenómeno cada vez mais frequente no contexto escolar, ao qual está inerente um vasto número de consequências para a saúde, pelo que, a sua prevenção deve constituir uma área prioritária. Com o objetivo de identificar os fatores implicados no fenómeno do bullying em contexto escolar, efetuou-se uma revisão da literatura de forma sistematizada na Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) com as seguintes palavras-chave: “bullying/bullying school context”, considerando os seguintes critérios de inclusão: participantes (estudantes do 2º e 3º ciclo); variáveis em estudo (fatores implicados no fenómeno do bullying), sem restrições relativas ao desenho dos estudos. Foram identificados 351 artigos, dos quais não foi possível aceder a 132. Considerando os critérios de inclusão, foram eliminados 203 artigos, os restantes 16 foram analisados. Da análise dos resultados dos estudos que integram esta revisão da literatura, emergem quatro tipologias de fatores, os fatores relacionados com as variáveis sociodemográficas, os fatores relacionados com as variáveis pessoais, os relativos à dimensão familiar e ainda os relacionados com as variáveis escolares. Em função destas tipologias, identificaram-se diversos fatores protetores e fatores de risco implicados no fenómeno de bullying.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000300016
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serIII n.5 2011
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137312237420544