Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15825 |
Resumo: | O presente relatório propõe-se compreender de que forma é que o brincar pode educar para a diversidade linguística e cultural, no pré-escolar. Para tal, concebeu-se e colocou-se em prática um Projeto de Intervenção Pedagógica, constituído por diversas atividades e jogos, que um grupo de treze crianças entre os três e os seis anos experienciou. Cada uma das atividades pretendeu representar um continente diferente: Europa, América, África e Ásia, com o intuito das crianças conhecerem alguns aspetos culturais e jogos tradicionais praticados nesses continentes. Analisa-se a qualidade das situações de contacto com diferentes atividades que fazem experienciar o jogo aliado à diversidade linguística e cultural por parte das crianças, observando as videogravações das sessões, tendo como pontos de referência de qualidade a implicação e o bem-estar emocional das crianças, enquanto jogam e realizam cada uma das atividades propostas. Os resultados apontam para níveis elevados de envolvimento nas atividades por parte das crianças, o que evidencia uma relação positiva com diferentes línguas e culturas. |
id |
RCAP_bf129684b55803909ac933e9a2427160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/15825 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolarEducação pré-escolarDiversidade linguísticaDiversidade culturalAtividades lúdicasDesenvolvimento das criançasTécnicas pedagógicasJogos educativosO presente relatório propõe-se compreender de que forma é que o brincar pode educar para a diversidade linguística e cultural, no pré-escolar. Para tal, concebeu-se e colocou-se em prática um Projeto de Intervenção Pedagógica, constituído por diversas atividades e jogos, que um grupo de treze crianças entre os três e os seis anos experienciou. Cada uma das atividades pretendeu representar um continente diferente: Europa, América, África e Ásia, com o intuito das crianças conhecerem alguns aspetos culturais e jogos tradicionais praticados nesses continentes. Analisa-se a qualidade das situações de contacto com diferentes atividades que fazem experienciar o jogo aliado à diversidade linguística e cultural por parte das crianças, observando as videogravações das sessões, tendo como pontos de referência de qualidade a implicação e o bem-estar emocional das crianças, enquanto jogam e realizam cada uma das atividades propostas. Os resultados apontam para níveis elevados de envolvimento nas atividades por parte das crianças, o que evidencia uma relação positiva com diferentes línguas e culturas.In this work, it is intended to understand how is that playing can educate on Linguistic and Cultural Diversity at preschool. To do this, it was put into practice a Pedagogical Intervention Project, consisting of various activities and games that a group of thirteen children - between three and six years old - has experienced. Each activity is originated from a different continent: Europe, America, Africa and Asia. This way children will be able to learn about local customs and traditional games played in these continents. The quality of interaction that children have with different activities is analyzed, enabling the children experience the game together with the linguistic and cultural diversity, by observing the sessions’ video recordings and taking as reference points the children’s emotional well-being, as they play and do each of the suggested activities. The results indicate that children have high levels of involvement in activities, which shows a positive bond with different languages and cultures.Universidade de Aveiro2016-06-24T10:47:03Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15825TID:201562952porLeonor, Ana Filipa de Sá Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:23Zoai:ria.ua.pt:10773/15825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:07.519465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar |
title |
Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar Leonor, Ana Filipa de Sá Lemos Educação pré-escolar Diversidade linguística Diversidade cultural Atividades lúdicas Desenvolvimento das crianças Técnicas pedagógicas Jogos educativos |
title_short |
Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar |
title_full |
Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar |
title_sort |
Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar |
author |
Leonor, Ana Filipa de Sá Lemos |
author_facet |
Leonor, Ana Filipa de Sá Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonor, Ana Filipa de Sá Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Diversidade linguística Diversidade cultural Atividades lúdicas Desenvolvimento das crianças Técnicas pedagógicas Jogos educativos |
topic |
Educação pré-escolar Diversidade linguística Diversidade cultural Atividades lúdicas Desenvolvimento das crianças Técnicas pedagógicas Jogos educativos |
description |
O presente relatório propõe-se compreender de que forma é que o brincar pode educar para a diversidade linguística e cultural, no pré-escolar. Para tal, concebeu-se e colocou-se em prática um Projeto de Intervenção Pedagógica, constituído por diversas atividades e jogos, que um grupo de treze crianças entre os três e os seis anos experienciou. Cada uma das atividades pretendeu representar um continente diferente: Europa, América, África e Ásia, com o intuito das crianças conhecerem alguns aspetos culturais e jogos tradicionais praticados nesses continentes. Analisa-se a qualidade das situações de contacto com diferentes atividades que fazem experienciar o jogo aliado à diversidade linguística e cultural por parte das crianças, observando as videogravações das sessões, tendo como pontos de referência de qualidade a implicação e o bem-estar emocional das crianças, enquanto jogam e realizam cada uma das atividades propostas. Os resultados apontam para níveis elevados de envolvimento nas atividades por parte das crianças, o que evidencia uma relação positiva com diferentes línguas e culturas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-06-24T10:47:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/15825 TID:201562952 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/15825 |
identifier_str_mv |
TID:201562952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137560953356288 |