Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de Capelas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Maria Mestre
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5295
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Comunitários, 17 de Junho de 2010, Universidade dos Açores.
id RCAP_bf17c6ece810749535611e0f3333e81a
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de CapelasDesempenho AcadémicoEnsino ProfissionalPsicologia ComunitáriaSucesso EscolarIlha de São Miguel (Açores)Educational PsychologyEducational SuccessVocational EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Comunitários, 17 de Junho de 2010, Universidade dos Açores.Este estudo pretende compreender o fenómeno do sucesso académico a nível do ensino profissional, especialmente o dos jovens que, ao entrarem neste tipo de ensino, trazem consigo um passado escolar de insucesso. Para tal, partiu-se das concepções de formandos e ex-formandos de uma escola profissional - Escola Profissional de Capelas - e procurou-se indagar que factores internos (atribuições, auto-eficácia, sentimento de comunidade e características desenvolvimentistas) e que factores externos (atribuições, eficácia e comunidade escolar) são privilegiados por estes jovens, na explicação do seu êxito. À semelhança da maioria das investigações no domínio das concepções, o presente trabalho enquadra-se no paradigma qualitativo, no qual a recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas. Seleccionaram-se, para participar no estudo, 22 jovens, formandos e ex-formandos de cursos de nível 2, considerados casos de sucesso. Como procedimento de tratamento dos dados, realizou-se a análise de conteúdo, cujo propósito principal foi o de tentar responder à questão de investigação: Que factores estiveram presentes para que jovens, com percursos de insucesso no ensino regular, invertam o processo no ensino profissional? De acordo com os dados emergentes, verifica-se que as referências a factores internos como causas dos resultados de sucesso, obtiveram maior preponderância que as referências a factores externos. Contudo, o sucesso escolar não parece estar associado apenas a um factor mas sim à conjuntura e interacção entre os diferentes factores considerados. Assim, e analisando as categorias apuradas, aferiu-se que os formandos conferem o seu desempenho académico principalmente a atribuições de esforço. Este esforço, parece advir sobretudo do facto de sentirem mais maduros e nutrir maior interesse nos conteúdos do curso, o que transporta para a relevância das características desenvolvimentistas. A eficácia percebida parece ter aumentado sobretudo com as experiências de êxito que os formandos foram vivenciando no decurso da formação, sem descurar, no entanto, a importância de apreciações positivas ao seu desempenho. Também a escola, pelas suas características, parece desempenhar um valioso papel na obtenção de sucesso. Com efeito, a maioria dos entrevistados refere identificar-se com EPC, quer pelas necessidades que lá são ou irão ser satisfeitas, quer pelas condições e métodos de ensino, quer ainda pelas relações interpessoais que se foram desenrolando, considerando-a, assim, de especial.ABSTRACT: This study aims to understand the academic success in vocational education, especially the success of young people who are related to a history of school failure. On this purpose, the conceptions of students and former students of a vocational school - Escola Profissional de Capelas - were used to find out which internal factors (attributions, self-efficacy, sense of community and developmental characteristics) and which external (attributions, efficacy and school community) are privileged by these young people, to explain their success. Like the majority of research in the concepts field, this study is within the qualitative paradigm in which data collection was conducted through semi-structured interviews. 22 young students, today’s student and former ones of level 2 courses, who were considered successful cases, were selected to be part in this study. As a procedure of data treatment, analysis of the contend was made mainly whit the purpose of trying to answer the research question: what were the factors present on young people with pathways of school failure in regular education that reversed the process in vocational education? According to the emerging data in the study, it appears that references to internal factors as causes of successful results were in greater numbers and preponderance than references to external factors. However, educational success does not appear to be associated only with one factor but also with the situation and interaction between the different considered factors. Thus, considering the selected categories, it is clear that learners connect their academic successful performance especially to effort attributions. This effort seems to arise mainly from the fact that they feel more mature and nurture greater interest in the contents of the course, which leads to the relevance of developmental characteristics. The perceived efficacy appears to have increased especially with the successful experiences that vocational students were experiencing during training, without neglecting the importance of positive assessments of their performance. The school, by its nature, seems to play a valuable role in achieving success. Indeed, most interviewers refer to feel identified with the EPC, not only because of the needs that are or will be fulfilled there but also because of the conditions and methods of teaching and of by the interpersonal relationships that were developed, that makes them consider the school as special.Rego, Isabel EstrelaCaldeira, Suzana NunesRepositório da Universidade dos AçoresSantos, Patrícia Maria Mestre2020-01-24T16:12:43Z2010-06-172010-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:36Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:32.836310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de Capelas
title Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de Capelas
spellingShingle Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de Capelas
Santos, Patrícia Maria Mestre
Desempenho Académico
Ensino Profissional
Psicologia Comunitária
Sucesso Escolar
Ilha de São Miguel (Açores)
Educational Psychology
Educational Success
Vocational Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de Capelas
title_full Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de Capelas
title_fullStr Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de Capelas
title_full_unstemmed Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de Capelas
title_sort Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de Capelas
author Santos, Patrícia Maria Mestre
author_facet Santos, Patrícia Maria Mestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rego, Isabel Estrela
Caldeira, Suzana Nunes
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Maria Mestre
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho Académico
Ensino Profissional
Psicologia Comunitária
Sucesso Escolar
Ilha de São Miguel (Açores)
Educational Psychology
Educational Success
Vocational Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desempenho Académico
Ensino Profissional
Psicologia Comunitária
Sucesso Escolar
Ilha de São Miguel (Açores)
Educational Psychology
Educational Success
Vocational Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Comunitários, 17 de Junho de 2010, Universidade dos Açores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-17
2010-06-17T00:00:00Z
2020-01-24T16:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5295
url http://hdl.handle.net/10400.3/5295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130731836866560