A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Moura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Jacinto Manuel de Brito Romão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4656
Resumo: A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sido uma problemática abordada por inúmeros investigadores ao longo dos tempos nas suas diferentes dimensões. Atualmente, o enfoque coloca-se na discussão de como proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, entre os quais os que apresentam caraterísticas distintas, alcançando-se assim uma Escola Inclusiva, ou uma Escola para Todos. Com a publicação da Lei nº 85/2009, de 27 de agosto, foi alargado o regime da escolaridade obrigatória até ao 12º ano ou 18 anos de idade, aplicável também aos alunos abrangidos pelo disposto no Decreto-lei nº 3/2008, de 7 de janeiro, assim, os alunos com Necessidades Educativas Especiais veem o seu percurso escolar alargado até ao ensino secundário. A escola que se pretende inclusiva deverá pois ter respostas para receber estes alunos e proporcionar ferramentas adequadas ao seu desenvolvimento e sucesso educativo. O presente estudo procura dar um contributo para uma reflexão sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário pelo grande desafio que a inclusão dos referidos alunos coloca aos docentes e assistentes operacionais, e também à questão física dos edifícios. Temos como propósito observar e compreender as práticas inclusivas num contexto de ensino secundário. Assim, a presente investigação pretende responder à questão: A Escola Secundária de Moura é uma escola inclusiva para os alunos com necessidades educativas especiais? Por conseguinte, desenvolvemos um trabalho de investigação com caráter quantitativo, cuja pesquisa foi suportada na realização de inquéritos por questionário e uma cheklist (grelha de observação), cuja análise descritiva articulada com a componente teórica apresentada nos três primeiros capítulos, pretende responder à questão de partida acima enunciada. Os resultados encontrados levam-nos a concluir que, quer os professores, quer os assistentes operacionais se encontram recetivos à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário, efetuando alterações às suas práticas, métodos, estratégias de ensino e de avaliação, a fim de incluir estes alunos. Verificámos no entanto que estes revelam algumas inseguranças, referindo a necessidade de formação ao nível dos saberes competências e atitudes perante os alunos com necessidades educativas especiais.
id RCAP_bf1f229aa815263bb0ca4bfc1143c97a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de MouraInclusãoEducação inclusivaNecessidades educativas especiaisEnsino secundárioA inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sido uma problemática abordada por inúmeros investigadores ao longo dos tempos nas suas diferentes dimensões. Atualmente, o enfoque coloca-se na discussão de como proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, entre os quais os que apresentam caraterísticas distintas, alcançando-se assim uma Escola Inclusiva, ou uma Escola para Todos. Com a publicação da Lei nº 85/2009, de 27 de agosto, foi alargado o regime da escolaridade obrigatória até ao 12º ano ou 18 anos de idade, aplicável também aos alunos abrangidos pelo disposto no Decreto-lei nº 3/2008, de 7 de janeiro, assim, os alunos com Necessidades Educativas Especiais veem o seu percurso escolar alargado até ao ensino secundário. A escola que se pretende inclusiva deverá pois ter respostas para receber estes alunos e proporcionar ferramentas adequadas ao seu desenvolvimento e sucesso educativo. O presente estudo procura dar um contributo para uma reflexão sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário pelo grande desafio que a inclusão dos referidos alunos coloca aos docentes e assistentes operacionais, e também à questão física dos edifícios. Temos como propósito observar e compreender as práticas inclusivas num contexto de ensino secundário. Assim, a presente investigação pretende responder à questão: A Escola Secundária de Moura é uma escola inclusiva para os alunos com necessidades educativas especiais? Por conseguinte, desenvolvemos um trabalho de investigação com caráter quantitativo, cuja pesquisa foi suportada na realização de inquéritos por questionário e uma cheklist (grelha de observação), cuja análise descritiva articulada com a componente teórica apresentada nos três primeiros capítulos, pretende responder à questão de partida acima enunciada. Os resultados encontrados levam-nos a concluir que, quer os professores, quer os assistentes operacionais se encontram recetivos à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário, efetuando alterações às suas práticas, métodos, estratégias de ensino e de avaliação, a fim de incluir estes alunos. Verificámos no entanto que estes revelam algumas inseguranças, referindo a necessidade de formação ao nível dos saberes competências e atitudes perante os alunos com necessidades educativas especiais.2018-09-27T10:35:58Z2017-07-05T00:00:00Z2017-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4656TID:201728869porDomingos, Jacinto Manuel de Brito Romãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:31Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:54.123824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Moura
title A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Moura
spellingShingle A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Moura
Domingos, Jacinto Manuel de Brito Romão
Inclusão
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Ensino secundário
title_short A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Moura
title_full A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Moura
title_fullStr A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Moura
title_full_unstemmed A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Moura
title_sort A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Moura
author Domingos, Jacinto Manuel de Brito Romão
author_facet Domingos, Jacinto Manuel de Brito Romão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Jacinto Manuel de Brito Romão
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Ensino secundário
topic Inclusão
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Ensino secundário
description A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sido uma problemática abordada por inúmeros investigadores ao longo dos tempos nas suas diferentes dimensões. Atualmente, o enfoque coloca-se na discussão de como proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, entre os quais os que apresentam caraterísticas distintas, alcançando-se assim uma Escola Inclusiva, ou uma Escola para Todos. Com a publicação da Lei nº 85/2009, de 27 de agosto, foi alargado o regime da escolaridade obrigatória até ao 12º ano ou 18 anos de idade, aplicável também aos alunos abrangidos pelo disposto no Decreto-lei nº 3/2008, de 7 de janeiro, assim, os alunos com Necessidades Educativas Especiais veem o seu percurso escolar alargado até ao ensino secundário. A escola que se pretende inclusiva deverá pois ter respostas para receber estes alunos e proporcionar ferramentas adequadas ao seu desenvolvimento e sucesso educativo. O presente estudo procura dar um contributo para uma reflexão sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário pelo grande desafio que a inclusão dos referidos alunos coloca aos docentes e assistentes operacionais, e também à questão física dos edifícios. Temos como propósito observar e compreender as práticas inclusivas num contexto de ensino secundário. Assim, a presente investigação pretende responder à questão: A Escola Secundária de Moura é uma escola inclusiva para os alunos com necessidades educativas especiais? Por conseguinte, desenvolvemos um trabalho de investigação com caráter quantitativo, cuja pesquisa foi suportada na realização de inquéritos por questionário e uma cheklist (grelha de observação), cuja análise descritiva articulada com a componente teórica apresentada nos três primeiros capítulos, pretende responder à questão de partida acima enunciada. Os resultados encontrados levam-nos a concluir que, quer os professores, quer os assistentes operacionais se encontram recetivos à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário, efetuando alterações às suas práticas, métodos, estratégias de ensino e de avaliação, a fim de incluir estes alunos. Verificámos no entanto que estes revelam algumas inseguranças, referindo a necessidade de formação ao nível dos saberes competências e atitudes perante os alunos com necessidades educativas especiais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-05T00:00:00Z
2017-07-05
2018-09-27T10:35:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4656
TID:201728869
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4656
identifier_str_mv TID:201728869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129862080823296