Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandre Freitas de
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000129s8
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1353
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
id UFSM_f04a5dbdf0741180337c7a44389563a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1353
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TOTeachers of Physical Education before the inclusion pf pupils with special educational needs, a study in the city of Palmas- TOInclusãoNecessidades educativas especiaisEducação inclusivaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.This research shows a historical retrospective of various stages of special education: the segregation, integration and inclusion front of people with disabilities. Chapter I discusses the segregation of disabled people in pre-history (age), age, old age and modern contemporary. Chapter II discusses the inclusion of care education as an option with respect to lead every child to education while maintaining the acceptable levels of growth, with its own characteristics and learning by designing and structuring government education systems meet the educational needs through a centralized pedagogy. Chapter III emphasizes the importance of physical education in the process of inclusion through educational activities that allow children to broaden their knowledge through the understanding and execution of movements, developing interpersonal relationships, cooperation, socialization, competition and autonomy. Was conducted a quantitative research in a descriptive perspective with application of a questionnaire to all teachers of Physical Education, with the object of study the perceptions of teachers of Physical Education before the inclusion of pupils with special educational needs. In this analysis raise questions about the daily practice of teachers of physical education students in classrooms where children also with some kind of disorder, how is this interaction between the group in the classroom and in all environments of school, results showed that after a certain time of coexistence, the preparation of teachers to work in mixed classrooms, the teacher's participation in training, opportunity for research inclusive concepts. In this we come to conclusion that to achieve educational inclusion is essential to implement inclusive policies in the Brazilian educational system. For that inclusion will be more than a garnish of theses, you must interrogate dominant and hegemonic educational practices in this for the school can change and consider all the future.Esta pesquisa está baseada no retrospecto histórico da educação especial: que compreendia o período da segregação, integração e inclusão frente às pessoas com necessidades educativas especiais(NEE). O capítulo I enfatiza a segregação das pessoas com necessidades educativas especiais na pré-história (antiguidade), idade média, idade moderna e idade contemporânea. O capítulo II tem como referencial teórico as ações governamentais, a estruturação e a projeção do sistema educativo através da inclusão como opção de atendimento educacional especializado- segundo a política nacional de educação especial na perspectiva de educação inclusiva. O capítulo III enfatiza a Educação Física no processo de inclusão educacional no século XX. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com aplicação do instrumento questionário a todos os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Palmas-TO, e a pergunta chave é como os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Palmas-TO percebem o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, em suas aulas? O objetivo geral é compreender como os professores de Educação Física da rede municipal de ensino percebem o processo de inclusão dos alunos com necessidades 5 educativas especiais em suas aulas. Os objetivos específicos são identificar as concepções dos professores de Educação Física em relação à educação inclusiva dos alunos com necessidades educativas especiais e descrever quais são os fatores que dificultam ou contribuem para o atendimento inclusivo dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física. Diante disso observa-se que para concretizar a inclusão educacional necessita-se de uma maior implementação de políticas inclusivas no sistema educacional brasileiro; de reestruturação do conteúdo programático das Universidades através de um maior número de disciplinas voltadas a educação especial nos cursos de licenciaturas; de um maior investimento na capacitação dos gestores escolares, professores; colocar em prática o que está escrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), A LDB diz que: em uma sala que tenha três ou mais alunos com NEE precisa-se de outro professor além do professor regente para que os objetivos das aulas sejam atingidos e nenhum aluno seja prejudicado.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFreitas, Soraia NapoleãoCarvalho, Alexandre Freitas de2016-03-17T14:12:45Z2016-03-17T14:12:45Z2009-08-082009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1353ark:/26339/00130000129s8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
Teachers of Physical Education before the inclusion pf pupils with special educational needs, a study in the city of Palmas- TO
title Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
spellingShingle Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
Carvalho, Alexandre Freitas de
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
title_short Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
title_full Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
title_fullStr Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
title_full_unstemmed Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
title_sort Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
author Carvalho, Alexandre Freitas de
author_facet Carvalho, Alexandre Freitas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
topic Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-08
2009
2016-03-17T14:12:45Z
2016-03-17T14:12:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1353
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000129s8
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1353
identifier_str_mv ark:/26339/00130000129s8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172435551453184