O fenómeno do fashion blogging: Das it-girls à influência nos seguidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Beatriz Leal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20491
Resumo: O desenvolvimento das novas tecnologias, principalmente da internet, tem provocado alterações na forma como se consomem e produzem conteúdos. O aparecimento das comunidades virtuais que permitiram uma comunicação online entre indivíduos com os mesmos interesses, deu-lhes também a possibilidade de partilharem e criarem o seu próprio conteúdo, através de páginas pessoais, como um blogue. Uma das áreas com maior influência na blogosfera é a área de moda e beleza, onde são partilhadas tendências de moda, marcas e produtos com as quais as fashion bloggers se identificam. Ao longo dos últimos anos, o fenómeno do fashion blogging estendeu-se também às redes sociais, como é o caso do Instagram. Com o objetivo de estudar a influência que as bloggers de moda ou it girls exercem nos seus seguidores, quer por referência a marcas, produtos ou serviços relacionados com a indústria da moda, realizou-se um questionário aplicado online aos seguidores dos blogues de moda a nível nacional. De acordo com a literatura e com os resultados obtidos na amostra selecionada, entende-se que o fenómeno do fashion blogging tem influência no comportamento dos seguidores, uma vez que estes veem através dos posts das it girls “exemplos” daquilo que podem adquirir. Pode ainda concluir-se que os seguidores acabam por privilegiar redes sociais como o Instagram ou Youtube em vez do personal blogue, por serem aplicações de mais fácil acesso e interação. O facto de atribuírem credibilidade e notoriedade a uma it girl é determinante no processo de influência, quer na decisão de compra de produtos, como em hábitos e rotinas diárias.
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