Aprender ciências e desenvolver o pensamento crítico: percursos educativos no 1º ciclo do Ensino Básico
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17845 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o estudo realizado no âmbito do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico (CEB). O estudo teve a finalidade de desenvolver capacidades de pensamento crítico (PC) em alunos do 2.º ano do 1.º CEB, através da diversificação de estratégias de ensino e de aprendizagem, consideradas, potencialmente, promotoras destas capacidades, nomeadamente debate, mapa de conceitos e trabalho experimental. A investigação assentou numa metodologia de investigação-ação do tipo qualitativo tendo como participantes 22 alunos do 2.º ano de escolaridade. A recolha das evidências realizou-se utilizando instrumentos diversos, tais como: diário do investigador, gravações áudio de aulas e registos escritos dos alunos. Em conformidade com a análise dos dados recolhidos, concluímos que os alunos, participantes do estudo, evidenciam, de forma não homogénea, o uso de capacidades de PC, na área da clarificação elementar. As evidências referem-se, nomeadamente, à capacidade de focar uma questão, à capacidade de analisar argumentos e à capacidade de fazer e responder a questões de clarificação e desafio. Foram exemplos de evidências as seguintes situações: quando os alunos, colocados perante três opiniões distintas, tiveram que optar apenas por uma, justificando-a; quando, através da construção do mapa de conceitos, demonstraram a capacidade de analisar argumentos e nas intervenções orais. Consideramos, por isso, que as estratégias usadas são potenciadoras do desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos do 1.º CEB. Contudo, é necessário que a sua implementação seja realizada de forma sistemática, pois só assim poderemos aferir do seu desenvolvimento e mobilização efetiva. |
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Aprender ciências e desenvolver o pensamento crítico: percursos educativos no 1º ciclo do Ensino BásicoDebateEducação em ciências no 1.º CEBMapa de ConceitosPensamento CríticoTrabalho ExperimentalO presente artigo apresenta o estudo realizado no âmbito do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico (CEB). O estudo teve a finalidade de desenvolver capacidades de pensamento crítico (PC) em alunos do 2.º ano do 1.º CEB, através da diversificação de estratégias de ensino e de aprendizagem, consideradas, potencialmente, promotoras destas capacidades, nomeadamente debate, mapa de conceitos e trabalho experimental. A investigação assentou numa metodologia de investigação-ação do tipo qualitativo tendo como participantes 22 alunos do 2.º ano de escolaridade. A recolha das evidências realizou-se utilizando instrumentos diversos, tais como: diário do investigador, gravações áudio de aulas e registos escritos dos alunos. Em conformidade com a análise dos dados recolhidos, concluímos que os alunos, participantes do estudo, evidenciam, de forma não homogénea, o uso de capacidades de PC, na área da clarificação elementar. As evidências referem-se, nomeadamente, à capacidade de focar uma questão, à capacidade de analisar argumentos e à capacidade de fazer e responder a questões de clarificação e desafio. Foram exemplos de evidências as seguintes situações: quando os alunos, colocados perante três opiniões distintas, tiveram que optar apenas por uma, justificando-a; quando, através da construção do mapa de conceitos, demonstraram a capacidade de analisar argumentos e nas intervenções orais. Consideramos, por isso, que as estratégias usadas são potenciadoras do desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos do 1.º CEB. Contudo, é necessário que a sua implementação seja realizada de forma sistemática, pois só assim poderemos aferir do seu desenvolvimento e mobilização efetiva.The present article aims to present the study realized in the scope of the Masters Degree in teaching of 1st and 2nd Cycle of basic education. The study had the purpose of developing capacities of the critical thinking (CT) in students of 2nd grade of primary school, through the diversity of strategies of the teaching and learning, considered, potentially, promoters of this capacities, namely debate, concept maps and experimental work. An investigation settled on a methodology of investigation- action of the qualitative type having as participating 22 students of 2nd educational level. The data collection of the evidences happened utilizing a variety of instruments, like: diary of the investigator, tape recording of the lessons and written registry of the students. In conformity with the analysis of the data collected, concluded that the students, public target of study, evidenced, in a non homogeneous way, the use of the capacities of the PC, in the area of elementary clarification. The evidences refer to mainly, to the capacity of focus one question, to the capacity of analyzing arguments and to the capacity making and responding to questions of clarification and challenge. Were examples of evidences the following situations: when the students, placed in front of three distinct opinions, had to opt only for one, justifying it; when, through the construction of the map of concepts, demonstrated the capacity of analyzing arguments and in the oral interventions. Considering, therefore, that the strategies used are strengtheners of the development of the capacities of the PC of the students of 1st Cycle of basic education. Although, it’s necessary that its implementation is accomplished in a systematic manner, then only this way, can measure its development and effective mobilization.Cet article vise à présenter l’étude dans le cadre du diplôme de master dans l’enseignement du 1er et 2ème cycle de l’enseignement de base (CEB). L’étude a été conçue pour développer les compétences de la pensée critique (PC) dans les étudiants de 2ème année du 1er CEB, par la diversification des stratégies d’enseignement et d’apprentissage, considérées comme potentiellement, promotrices de ces capacités, y compris le débat, le plan de concepts et les travaux expérimentaux. La recherche a été basée sur une méthodologie de recherche-action qualitative ayant comme participants 22 étudiants de la 2ème année. La collecte de preuves a été réalisée à l’aide de divers instruments tels que: journal de l’enquêteur, des enregistrements audio des conférences et des documents écrits des élèves. Conformément à l’analyse des données recueillies, nous avons conclu que les étudiants, la cible de l’étude, révèlent, de façon non homogène, l’utilisation des capacités de PC dans le domaine de la clarification primaire. Les preuves se réfèrent en particulier à la capacité de se concentrer sur une question, la capacité d’analyser les arguments et la capacité de poser et répondre à des questions de clarification et de défi. Les situations suivantes ont été les preuves d’exemples : lorsque les élèves, face à trois opinions différentes, ont dû choisir une seule et la justifier ; quand, par la construction du plan de concepts, les élèves ont dû démontrer la capacité d’analyser les arguments et des discours. Nous considérons donc que les stratégies sont utilisées pour potentialiser le développement des compétences de PC des étudiants de la 1ère CEB. Cependant, il est nécessaire que sa mise en œuvre s’effectue de manière systématique, car seulement ainsi nous pourrons évaluer le développement et la mobilisation efficace.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores2017-06-14T19:24:17Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17845por1647-3582Gonçalves, EmíliaVieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:41Zoai:ria.ua.pt:10773/17845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:42.019554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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