O impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2966 |
Resumo: | Os resultados escolares têm vindo a adquirir uma centralidade crescente nos contextos educativos. Para além de razões mais abrangentes que têm a ver com a importância gradual que os resultados dos alunos adquirem nas políticas educativas, importa perceber o impacto destes nas dinâmicas da organização escolar. A presente dissertação tem como objetivo primordial averiguar o impacto dos resultados escolares na dinâmica da escola enquanto organização, constituindo uma importante experiência de aprendizagem e de ampliação do conhecimento. A sustentação teórica da investigação emergiu da explicitação de alguns conceitos considerados fundamentais, tais como rankings; resultados escolares; eficácia; qualidade de ensino. À luz das experiências dos últimos anos, o impacto dos resultados escolares dos alunos está associado a políticas educativas de mercado, rankings, prestação de contas e promoção de mecanismos de regulação, que muitas vezes são associados a dinâmicas/práticas burocráticas e centralizadoras. Neste sentido, a presente investigação pretende focalizar-se no estudo no impacto dos resultados escolares e as dinâmicas das organizações escolares como processos indissociáveis, que embora objeto de múltiplas abordagens e de plurais olhares teóricos e metodológicos, continuam a ser eixos fundamentais para compreender os seus processos de mudança e para pilotar as estratégias e dinâmicas construtoras do futuro da educação. A metodologia interpretativa e qualitativa utilizada privilegiou a modalidade de estudo de caso e assentou na análise dos documentos orientadores da ação educativa da organização e das narrativas dos atores organizacionais responsáveis pela condução do processo educativo local. Este estudo destaca que as dinâmicas das organizações escolares, apesar de se assemelharem entre si, só na singularidade de cada uma que poderá residir uma resposta contextualizada e eficaz a qualquer uma das suas práticas organizacionais, tendo por base o impacto dos resultados escolares dos alunos. Desta forma, os dados do nosso estudo inferem, que o impacto dos resultados escolares “contagiaram positivamente” algumas das dinâmicas educativas da escola V tornando-a mais eficaz e com um ensino de qualidade. Estas mudanças são visíveis no incentivo de perspetivas reflexivas e inclusivas, necessárias ao aperfeiçoamento contínuo dos alunos e sucesso das suas aprendizagens. Este processo de inovação nas dinâmicas organizacionais, ainda é muito pouco visível no que concerne ao trabalho da equipa de autoavaliação. |
id |
RCAP_bf481075723d08981f448db06dfae434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2966 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolarOrganização escolarEficáciaResultados escolaresQualidade de ensinoOs resultados escolares têm vindo a adquirir uma centralidade crescente nos contextos educativos. Para além de razões mais abrangentes que têm a ver com a importância gradual que os resultados dos alunos adquirem nas políticas educativas, importa perceber o impacto destes nas dinâmicas da organização escolar. A presente dissertação tem como objetivo primordial averiguar o impacto dos resultados escolares na dinâmica da escola enquanto organização, constituindo uma importante experiência de aprendizagem e de ampliação do conhecimento. A sustentação teórica da investigação emergiu da explicitação de alguns conceitos considerados fundamentais, tais como rankings; resultados escolares; eficácia; qualidade de ensino. À luz das experiências dos últimos anos, o impacto dos resultados escolares dos alunos está associado a políticas educativas de mercado, rankings, prestação de contas e promoção de mecanismos de regulação, que muitas vezes são associados a dinâmicas/práticas burocráticas e centralizadoras. Neste sentido, a presente investigação pretende focalizar-se no estudo no impacto dos resultados escolares e as dinâmicas das organizações escolares como processos indissociáveis, que embora objeto de múltiplas abordagens e de plurais olhares teóricos e metodológicos, continuam a ser eixos fundamentais para compreender os seus processos de mudança e para pilotar as estratégias e dinâmicas construtoras do futuro da educação. A metodologia interpretativa e qualitativa utilizada privilegiou a modalidade de estudo de caso e assentou na análise dos documentos orientadores da ação educativa da organização e das narrativas dos atores organizacionais responsáveis pela condução do processo educativo local. Este estudo destaca que as dinâmicas das organizações escolares, apesar de se assemelharem entre si, só na singularidade de cada uma que poderá residir uma resposta contextualizada e eficaz a qualquer uma das suas práticas organizacionais, tendo por base o impacto dos resultados escolares dos alunos. Desta forma, os dados do nosso estudo inferem, que o impacto dos resultados escolares “contagiaram positivamente” algumas das dinâmicas educativas da escola V tornando-a mais eficaz e com um ensino de qualidade. Estas mudanças são visíveis no incentivo de perspetivas reflexivas e inclusivas, necessárias ao aperfeiçoamento contínuo dos alunos e sucesso das suas aprendizagens. Este processo de inovação nas dinâmicas organizacionais, ainda é muito pouco visível no que concerne ao trabalho da equipa de autoavaliação.School results have been gaining increasing centrality in educational contexts. In addition to broader reasons that have to do with the gradual importance that the results of the students acquire in education policies, it is important to understand their impact on the dynamics of the school organization. To do this we make explicit some concepts considered fundamental, such as rankings; school results; efficacy, teaching quality, the same that are in direct relation to an education policy based on neoliberal ideologies. In this sense, we try to understand if there is a connection of co-implication between educational outcomes and the dynamics of school organizations, which, although subjected to multiple approaches and plural theoretical and methodological perspectives, remain cornerstones for understanding their processes of change and to pilot the building strategies and dynamics of the future of education. The qualitative and interpretative methodology used privileged the case study method and was based on analysis of the guiding documents of the educational activities of the organization and the narratives of organizational actors responsible for the conduct of the local educational process. This study highlights that the dynamics of school organizations, although they resemble each other, only in the uniqueness of each one may reside a contextualized and effective response to any of their organizational practices, based on the impact of the students' school results. Thus, the data from our study infer that the impact of school results "contaminated positively" some of the educational dynamics of school V making it more efficient and with a teaching quality. These changes are visible in encouraging reflective and inclusive perspectives necessary to continuously improve the success of students and their learning. This process of innovation in organizational dynamics is still very little visible regarding the work of the self-assessment team.2014-02-18T11:51:00Z2014-02-18T00:00:00Z2014-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2966porAbreu, Maria da Graça Fernandes de Carvalho Teibão deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:06.238586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolar |
title |
O impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolar |
spellingShingle |
O impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolar Abreu, Maria da Graça Fernandes de Carvalho Teibão de Organização escolar Eficácia Resultados escolares Qualidade de ensino |
title_short |
O impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolar |
title_full |
O impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolar |
title_fullStr |
O impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolar |
title_full_unstemmed |
O impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolar |
title_sort |
O impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolar |
author |
Abreu, Maria da Graça Fernandes de Carvalho Teibão de |
author_facet |
Abreu, Maria da Graça Fernandes de Carvalho Teibão de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Maria da Graça Fernandes de Carvalho Teibão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização escolar Eficácia Resultados escolares Qualidade de ensino |
topic |
Organização escolar Eficácia Resultados escolares Qualidade de ensino |
description |
Os resultados escolares têm vindo a adquirir uma centralidade crescente nos contextos educativos. Para além de razões mais abrangentes que têm a ver com a importância gradual que os resultados dos alunos adquirem nas políticas educativas, importa perceber o impacto destes nas dinâmicas da organização escolar. A presente dissertação tem como objetivo primordial averiguar o impacto dos resultados escolares na dinâmica da escola enquanto organização, constituindo uma importante experiência de aprendizagem e de ampliação do conhecimento. A sustentação teórica da investigação emergiu da explicitação de alguns conceitos considerados fundamentais, tais como rankings; resultados escolares; eficácia; qualidade de ensino. À luz das experiências dos últimos anos, o impacto dos resultados escolares dos alunos está associado a políticas educativas de mercado, rankings, prestação de contas e promoção de mecanismos de regulação, que muitas vezes são associados a dinâmicas/práticas burocráticas e centralizadoras. Neste sentido, a presente investigação pretende focalizar-se no estudo no impacto dos resultados escolares e as dinâmicas das organizações escolares como processos indissociáveis, que embora objeto de múltiplas abordagens e de plurais olhares teóricos e metodológicos, continuam a ser eixos fundamentais para compreender os seus processos de mudança e para pilotar as estratégias e dinâmicas construtoras do futuro da educação. A metodologia interpretativa e qualitativa utilizada privilegiou a modalidade de estudo de caso e assentou na análise dos documentos orientadores da ação educativa da organização e das narrativas dos atores organizacionais responsáveis pela condução do processo educativo local. Este estudo destaca que as dinâmicas das organizações escolares, apesar de se assemelharem entre si, só na singularidade de cada uma que poderá residir uma resposta contextualizada e eficaz a qualquer uma das suas práticas organizacionais, tendo por base o impacto dos resultados escolares dos alunos. Desta forma, os dados do nosso estudo inferem, que o impacto dos resultados escolares “contagiaram positivamente” algumas das dinâmicas educativas da escola V tornando-a mais eficaz e com um ensino de qualidade. Estas mudanças são visíveis no incentivo de perspetivas reflexivas e inclusivas, necessárias ao aperfeiçoamento contínuo dos alunos e sucesso das suas aprendizagens. Este processo de inovação nas dinâmicas organizacionais, ainda é muito pouco visível no que concerne ao trabalho da equipa de autoavaliação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-18T11:51:00Z 2014-02-18T00:00:00Z 2014-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2966 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137095223083008 |