Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verde, Ana Paula dos Santos Reinaldo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1846
Resumo: Este estudo analisa e descreve as práticas pedagógicas para a Educação das Relações Étnico Raciais que possibilitam a formação de indivíduos críticos e reflexivos dentro de uma sociedade plurirracial e multicultural como a sociedade brasileira. A pesquisa foi voltada para o Projeto “Quilombo”, efetivado pelos professores e alunos do Centro de Ensino Liceu Maranhense, analisando o seu desenvolvimento através da descrição etnográfica das práticas pedagógicas desenvolvidas objetivando identificar a existência de inovação pedagógica nas referidas práticas docentes, e da observação das mudanças de dentro para fora do ambiente escolar, no que se concerne à reflexão, criatividade ao sentido crítico e autocrítico, envolvendo novas formas de organização do espaço letivo e a assunção de novos comportamentos atitudinais e procedimentais dos professores e dos alunos. Fundamentou-se na abordagem qualitativa de cunho etnográfico através da observação participante, seguindo a metodologia etnográfica, de releitura e interpretação do tecido social da escola, lugar desta investigação, ancorada em observação, entrevistas e questionários semiestruturados, valorizando o contexto escolar, utilizando um referencial teórico pertinente ao tema e à linha de investigação. Ao proceder-se à triangulação dos dados recolhidos, identificou-se que na escola pesquisada existem práticas pedagógicas inovadoras que remetemos a uma educação para as Relações Étnico Raciais por parte de um contingente mínimo de professores e alunos, que apontam para um espaço escolar pluriétnico e multicultural, apesar de esses profissionais ainda não terem a medida exata das contribuições de tais práticas pedagógicas para a cultura escolar.
id RCAP_bf6039a33061045ea44f5f93cdc2dd19
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - MaranhãoPráticas pedagógicasÉtnico racialInovaçãoEtnografiaCultura escolarTeaching practiceRacial ethnicityInnovationEthnographySchool cultureBrasilCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo analisa e descreve as práticas pedagógicas para a Educação das Relações Étnico Raciais que possibilitam a formação de indivíduos críticos e reflexivos dentro de uma sociedade plurirracial e multicultural como a sociedade brasileira. A pesquisa foi voltada para o Projeto “Quilombo”, efetivado pelos professores e alunos do Centro de Ensino Liceu Maranhense, analisando o seu desenvolvimento através da descrição etnográfica das práticas pedagógicas desenvolvidas objetivando identificar a existência de inovação pedagógica nas referidas práticas docentes, e da observação das mudanças de dentro para fora do ambiente escolar, no que se concerne à reflexão, criatividade ao sentido crítico e autocrítico, envolvendo novas formas de organização do espaço letivo e a assunção de novos comportamentos atitudinais e procedimentais dos professores e dos alunos. Fundamentou-se na abordagem qualitativa de cunho etnográfico através da observação participante, seguindo a metodologia etnográfica, de releitura e interpretação do tecido social da escola, lugar desta investigação, ancorada em observação, entrevistas e questionários semiestruturados, valorizando o contexto escolar, utilizando um referencial teórico pertinente ao tema e à linha de investigação. Ao proceder-se à triangulação dos dados recolhidos, identificou-se que na escola pesquisada existem práticas pedagógicas inovadoras que remetemos a uma educação para as Relações Étnico Raciais por parte de um contingente mínimo de professores e alunos, que apontam para um espaço escolar pluriétnico e multicultural, apesar de esses profissionais ainda não terem a medida exata das contribuições de tais práticas pedagógicas para a cultura escolar.This research study analyzes and describes the pedagogical practices for the Education of Ethnic Race Relations that allow the formation of critical and reflective individuals within the multiracial and multicultural society like ours. The research is focused on the project "Quilombo" developed by teachers and students of education Maranhense Liceu Centre, to analyze its development through the ethnographic description of pedagogical practices surrendered for the development of the project aiming to identify the existence of pedagogical innovation in these teaching practices, through changes from within the school environment, which implies reflection, creativity, critical thinking and self-critical, involving new forms of organization of school space and the assumption of new attitudinal and procedural behavior of teachers and students. The research was based on qualitative approach ethnographic through participant observation, following the ethnographic methodology, re-reading and interpretation of the school's social fabric, place this research, anchored in observation, interviews and semi-structured questionnaires, valuing the school context, using a relevant theoretical background to the topic and the research line. Using triangulation of data collected identified that exist in the research school innovative teaching practices with a view to an education for Ethnic Relations Race by a minimum contingent of teachers and students, which point to a multiethnic and multicultural school environment despite these professionals have not have the exact measure of the contributions of such pedagogical practices to the school culture.Bento, Antonio Maria VelosoDigitUMaVerde, Ana Paula dos Santos Reinaldo2018-03-09T16:19:00Z2017-12-11T00:00:00Z2017-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1846201836670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:35Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:36.607313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - Maranhão
title Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - Maranhão
spellingShingle Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - Maranhão
Verde, Ana Paula dos Santos Reinaldo
Práticas pedagógicas
Étnico racial
Inovação
Etnografia
Cultura escolar
Teaching practice
Racial ethnicity
Innovation
Ethnography
School culture
Brasil
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - Maranhão
title_full Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - Maranhão
title_fullStr Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - Maranhão
title_full_unstemmed Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - Maranhão
title_sort Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - Maranhão
author Verde, Ana Paula dos Santos Reinaldo
author_facet Verde, Ana Paula dos Santos Reinaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bento, Antonio Maria Veloso
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Verde, Ana Paula dos Santos Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Étnico racial
Inovação
Etnografia
Cultura escolar
Teaching practice
Racial ethnicity
Innovation
Ethnography
School culture
Brasil
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Práticas pedagógicas
Étnico racial
Inovação
Etnografia
Cultura escolar
Teaching practice
Racial ethnicity
Innovation
Ethnography
School culture
Brasil
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo analisa e descreve as práticas pedagógicas para a Educação das Relações Étnico Raciais que possibilitam a formação de indivíduos críticos e reflexivos dentro de uma sociedade plurirracial e multicultural como a sociedade brasileira. A pesquisa foi voltada para o Projeto “Quilombo”, efetivado pelos professores e alunos do Centro de Ensino Liceu Maranhense, analisando o seu desenvolvimento através da descrição etnográfica das práticas pedagógicas desenvolvidas objetivando identificar a existência de inovação pedagógica nas referidas práticas docentes, e da observação das mudanças de dentro para fora do ambiente escolar, no que se concerne à reflexão, criatividade ao sentido crítico e autocrítico, envolvendo novas formas de organização do espaço letivo e a assunção de novos comportamentos atitudinais e procedimentais dos professores e dos alunos. Fundamentou-se na abordagem qualitativa de cunho etnográfico através da observação participante, seguindo a metodologia etnográfica, de releitura e interpretação do tecido social da escola, lugar desta investigação, ancorada em observação, entrevistas e questionários semiestruturados, valorizando o contexto escolar, utilizando um referencial teórico pertinente ao tema e à linha de investigação. Ao proceder-se à triangulação dos dados recolhidos, identificou-se que na escola pesquisada existem práticas pedagógicas inovadoras que remetemos a uma educação para as Relações Étnico Raciais por parte de um contingente mínimo de professores e alunos, que apontam para um espaço escolar pluriétnico e multicultural, apesar de esses profissionais ainda não terem a medida exata das contribuições de tais práticas pedagógicas para a cultura escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11T00:00:00Z
2017-12-11T00:00:00Z
2018-03-09T16:19:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1846
201836670
url http://hdl.handle.net/10400.13/1846
identifier_str_mv 201836670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129915521499136