Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luís Miguel Farinha da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13702
Resumo: Desde a década de 90 que a reduzida retenção dos condutores de longo curso se assume como uma preocupação das empresas que lidam com transporte rodoviário de carga completa. As longas jornadas de trabalho dos condutores, pernoitando dias consecutivos “em estrada”, constituem o principal catalisador para o elevado turnover. Face ao problema exposto, uma abordagem disruptiva tem emergido na academia, introduzindo o conceito de relay points: pontos na rede onde os condutores trocam os reboques entre si. A “partilha” da mercadoria entre condutores evita percorrerem longas distâncias, possibilitando regressos frequentes ao domicílio e, subjacentemente, uma maior qualidade de vida. O presente estudo visa propor um modelo de apoio a decisões estratégicas para a implementação de redes baseadas em relay points, descrevendo algoritmos para a localização destes pontos e critérios para a expedição das mercadorias. Aplicou-se o modelo desenvolvido a um caso real, permitindo comparar a sua viabilidade com o atual sistema de operação do transportador. Os resultados obtidos permitem evidenciar importantes benefícios para os stakeholders envolvidos. No cenário mais favorável, poderão ser evitadas anualmente mais de 14.500 dormidas “em estrada”, sendo que 74% da mercadoria será expedida através de relay points, e geradas, nesta via, poupanças anuais na ordem dos 175.000€ para a empresa. Neste sentido, o modelo desenvolvido atua ao nível da sustentabilidade social (ótica dos condutores) e permite reduzir custos de operação às empresas, sem comprometer, porém, os prazos de entrega com o cliente. Assim, os stakeholders envolvidos beneficiam com a implementação de redes baseadas em relay points
id RCAP_bf7576e8349382a9d39c816ef990f992
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay pointsGestãoPlaneamento dos transportesOrganização do tempo de trabalhoSegurança no trabalhoQualidade de vidaCarga completaRelay pointsRetenção de condutoresExpedição híbridaTruckloadRelay pointsDrivers’ retentionMixed fleet dispatchingDesde a década de 90 que a reduzida retenção dos condutores de longo curso se assume como uma preocupação das empresas que lidam com transporte rodoviário de carga completa. As longas jornadas de trabalho dos condutores, pernoitando dias consecutivos “em estrada”, constituem o principal catalisador para o elevado turnover. Face ao problema exposto, uma abordagem disruptiva tem emergido na academia, introduzindo o conceito de relay points: pontos na rede onde os condutores trocam os reboques entre si. A “partilha” da mercadoria entre condutores evita percorrerem longas distâncias, possibilitando regressos frequentes ao domicílio e, subjacentemente, uma maior qualidade de vida. O presente estudo visa propor um modelo de apoio a decisões estratégicas para a implementação de redes baseadas em relay points, descrevendo algoritmos para a localização destes pontos e critérios para a expedição das mercadorias. Aplicou-se o modelo desenvolvido a um caso real, permitindo comparar a sua viabilidade com o atual sistema de operação do transportador. Os resultados obtidos permitem evidenciar importantes benefícios para os stakeholders envolvidos. No cenário mais favorável, poderão ser evitadas anualmente mais de 14.500 dormidas “em estrada”, sendo que 74% da mercadoria será expedida através de relay points, e geradas, nesta via, poupanças anuais na ordem dos 175.000€ para a empresa. Neste sentido, o modelo desenvolvido atua ao nível da sustentabilidade social (ótica dos condutores) e permite reduzir custos de operação às empresas, sem comprometer, porém, os prazos de entrega com o cliente. Assim, os stakeholders envolvidos beneficiam com a implementação de redes baseadas em relay pointsSince the 90’s, the low retention of long haul drivers is a concern to the companies that deal with truckload road transport. The long working hours of truck drivers and sleeping consecutive days “on the road” are the main catalyst for high turnover. In view of the above, a disruptive approach has emerged, introducing the concept of relay points: points on the network where drivers swap trailers together. The “sharing” of freights between drivers avoids travelling long distances, enabling the drivers to frequently return home and consequently provides a higher quality of life. This study aims to propose a model to support strategic decisions for the implementation of network-based relay points, describing algorithms for the location of these points and criteria for the dispatching of freights. The model was applied to a real situation, allowing a comparison of its feasibility on the current carrier’s operation system. The results obtained show important benefits for the stakeholders involved. In the most favorable scenario it is possible to avoid, each year, more than 14,500 overnight stays “on the road”, and 74% of the carrier’s freights will be dispatched through relay points, and this will generate € 175,000 of annual savings to the carrier. Therefore, the developed model operates at the level of social sustainability (drivers’ perspective) and reduces operating costs for businesses, without compromising, however, the delivery time to the customer. Thus, the stakeholders involved benefit from the implementation of network-based relay points2017-06-06T13:27:12Z2016-01-01T00:00:00Z20162016-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13702TID:201533910porAlves, Luís Miguel Farinha da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:18.606473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points
title Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points
spellingShingle Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points
Alves, Luís Miguel Farinha da Silva
Gestão
Planeamento dos transportes
Organização do tempo de trabalho
Segurança no trabalho
Qualidade de vida
Carga completa
Relay points
Retenção de condutores
Expedição híbrida
Truckload
Relay points
Drivers’ retention
Mixed fleet dispatching
title_short Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points
title_full Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points
title_fullStr Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points
title_full_unstemmed Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points
title_sort Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points
author Alves, Luís Miguel Farinha da Silva
author_facet Alves, Luís Miguel Farinha da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Luís Miguel Farinha da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Planeamento dos transportes
Organização do tempo de trabalho
Segurança no trabalho
Qualidade de vida
Carga completa
Relay points
Retenção de condutores
Expedição híbrida
Truckload
Relay points
Drivers’ retention
Mixed fleet dispatching
topic Gestão
Planeamento dos transportes
Organização do tempo de trabalho
Segurança no trabalho
Qualidade de vida
Carga completa
Relay points
Retenção de condutores
Expedição híbrida
Truckload
Relay points
Drivers’ retention
Mixed fleet dispatching
description Desde a década de 90 que a reduzida retenção dos condutores de longo curso se assume como uma preocupação das empresas que lidam com transporte rodoviário de carga completa. As longas jornadas de trabalho dos condutores, pernoitando dias consecutivos “em estrada”, constituem o principal catalisador para o elevado turnover. Face ao problema exposto, uma abordagem disruptiva tem emergido na academia, introduzindo o conceito de relay points: pontos na rede onde os condutores trocam os reboques entre si. A “partilha” da mercadoria entre condutores evita percorrerem longas distâncias, possibilitando regressos frequentes ao domicílio e, subjacentemente, uma maior qualidade de vida. O presente estudo visa propor um modelo de apoio a decisões estratégicas para a implementação de redes baseadas em relay points, descrevendo algoritmos para a localização destes pontos e critérios para a expedição das mercadorias. Aplicou-se o modelo desenvolvido a um caso real, permitindo comparar a sua viabilidade com o atual sistema de operação do transportador. Os resultados obtidos permitem evidenciar importantes benefícios para os stakeholders envolvidos. No cenário mais favorável, poderão ser evitadas anualmente mais de 14.500 dormidas “em estrada”, sendo que 74% da mercadoria será expedida através de relay points, e geradas, nesta via, poupanças anuais na ordem dos 175.000€ para a empresa. Neste sentido, o modelo desenvolvido atua ao nível da sustentabilidade social (ótica dos condutores) e permite reduzir custos de operação às empresas, sem comprometer, porém, os prazos de entrega com o cliente. Assim, os stakeholders envolvidos beneficiam com a implementação de redes baseadas em relay points
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2016-11
2017-06-06T13:27:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/13702
TID:201533910
url http://hdl.handle.net/10071/13702
identifier_str_mv TID:201533910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134855185825792