A condução dos estudantes pelos caminhos da investigação científica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32475 |
Resumo: | O Ensino Superior está perante a pressão de um exercício de flexibilidade ao nível das práticas pedagógicas utilizadas pelos seus docentes. No âmbito dos mestrados, a produção de investigação científica é um elemento incontornável no percurso académico dos estudantes. No presente estudo, experiência acumulada entre a teoria e a prática em sala de aula, levou-nos a partilhar, em substância, práticas de algumas das questões que consideramos importantes na condução dos estudantes pelos caminhos da investigação científica: dificuldades dos estudantes ao nível da sua integração no curso, dificuldades na escolha do tema necessário à concretização de uma dissertação, relatório de estágio ou trabalho de projeto, e dificuldades na preparação e escrita de um trabalho académico. |
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A condução dos estudantes pelos caminhos da investigação científicaEnsino SuperiorPráticas educativasMestradoInvestigação científicaMetodologias ativas e colaborativasO Ensino Superior está perante a pressão de um exercício de flexibilidade ao nível das práticas pedagógicas utilizadas pelos seus docentes. No âmbito dos mestrados, a produção de investigação científica é um elemento incontornável no percurso académico dos estudantes. No presente estudo, experiência acumulada entre a teoria e a prática em sala de aula, levou-nos a partilhar, em substância, práticas de algumas das questões que consideramos importantes na condução dos estudantes pelos caminhos da investigação científica: dificuldades dos estudantes ao nível da sua integração no curso, dificuldades na escolha do tema necessário à concretização de uma dissertação, relatório de estágio ou trabalho de projeto, e dificuldades na preparação e escrita de um trabalho académico.Higher Education is facing the pressure of an exercise of flexibility in the pedagogical practices used by its teachers. Within the masters, the production of scientific research is an unavoidable element in the academic path of students. In the present study, the accumulated experience between theory and practice in the classroom led us to share, in substance, practices of some of the issues that we consider important in guiding students along the paths of scientific research: students' difficulties of students in their integration in the course, difficulties in choosing the subject needed to complete a dissertation, internship report or project work, and difficulties in preparing and writing an academic work.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-10-27T08:20:44Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32475por1646-2335Pinheiro, Margarida M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:50Zoai:ria.ua.pt:10773/32475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:49.519160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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