(re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3011 |
Resumo: | O estudo do presente relatório de estágio cujo tema se centra em (re)equacionar formas de fazer aprender, tem como principal finalidade perceber de que modo o professor pode fazer a diferença na forma como os alunos aprendem, recorrendo à reflexão das mudanças sofridas no ensino ao longo dos tempos, assim como compreender o papel das famílias, dos professores e dos alunos neste processo. Assim sendo, este trabalho, de natureza qualitativa, contemplou as seguintes técnicas de recolha de dados: inquérito por entrevista, realizado às famílias dos alunos de uma turma de 5.º ano de escolaridade e aos próprios alunos, com o intuito de perceber as suas perceções acerca do ensino em Portugal e um focus group que contou com uma reflexão e comparação da educação tradicional e da educação contemporânea e, o inquérito por questionário, cujos destinatários foram professores em situação pré-profissional e professores no ativo de modo a compreender as suas apreciações relativamente ao papel escola, do professor e o da educação. As conclusões do estudo revelam que uma prática, centralizada no aluno e na sua aprendizagem, é fundamental para o sucesso educativo, assim como a utilização de metodologias ativas, recursos e instrumentos diversificados aumentam a motivação, o interesse e o empenho por parte dos mesmos, no que se refere ao processo de ensino e de aprendizagem, embora alguns professores estejam reticentes à utilização dos mesmos. Palavras-chave: educação; metodologias ativas; recursos educativos; prática de ensino supervisionada. |
id |
RCAP_b70499e9d743c062f3a504545b53fb55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educaçãoPrática de ensino supervisionadaMetodologias ativasRecursos educativosInvestigação em educaçãoO estudo do presente relatório de estágio cujo tema se centra em (re)equacionar formas de fazer aprender, tem como principal finalidade perceber de que modo o professor pode fazer a diferença na forma como os alunos aprendem, recorrendo à reflexão das mudanças sofridas no ensino ao longo dos tempos, assim como compreender o papel das famílias, dos professores e dos alunos neste processo. Assim sendo, este trabalho, de natureza qualitativa, contemplou as seguintes técnicas de recolha de dados: inquérito por entrevista, realizado às famílias dos alunos de uma turma de 5.º ano de escolaridade e aos próprios alunos, com o intuito de perceber as suas perceções acerca do ensino em Portugal e um focus group que contou com uma reflexão e comparação da educação tradicional e da educação contemporânea e, o inquérito por questionário, cujos destinatários foram professores em situação pré-profissional e professores no ativo de modo a compreender as suas apreciações relativamente ao papel escola, do professor e o da educação. As conclusões do estudo revelam que uma prática, centralizada no aluno e na sua aprendizagem, é fundamental para o sucesso educativo, assim como a utilização de metodologias ativas, recursos e instrumentos diversificados aumentam a motivação, o interesse e o empenho por parte dos mesmos, no que se refere ao processo de ensino e de aprendizagem, embora alguns professores estejam reticentes à utilização dos mesmos. Palavras-chave: educação; metodologias ativas; recursos educativos; prática de ensino supervisionada.2021-08-03T08:07:07Z2021-07-28T00:00:00Z2021-07-282021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3011TID:202750426porGodinho, Mariana Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:42.675006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educação |
title |
(re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educação |
spellingShingle |
(re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educação Godinho, Mariana Brito Prática de ensino supervisionada Metodologias ativas Recursos educativos Investigação em educação |
title_short |
(re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educação |
title_full |
(re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educação |
title_fullStr |
(re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educação |
title_full_unstemmed |
(re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educação |
title_sort |
(re)Equacionar formas de fazer aprender: da prática de ensino supervisionada à investigação em educação |
author |
Godinho, Mariana Brito |
author_facet |
Godinho, Mariana Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Mariana Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Metodologias ativas Recursos educativos Investigação em educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Metodologias ativas Recursos educativos Investigação em educação |
description |
O estudo do presente relatório de estágio cujo tema se centra em (re)equacionar formas de fazer aprender, tem como principal finalidade perceber de que modo o professor pode fazer a diferença na forma como os alunos aprendem, recorrendo à reflexão das mudanças sofridas no ensino ao longo dos tempos, assim como compreender o papel das famílias, dos professores e dos alunos neste processo. Assim sendo, este trabalho, de natureza qualitativa, contemplou as seguintes técnicas de recolha de dados: inquérito por entrevista, realizado às famílias dos alunos de uma turma de 5.º ano de escolaridade e aos próprios alunos, com o intuito de perceber as suas perceções acerca do ensino em Portugal e um focus group que contou com uma reflexão e comparação da educação tradicional e da educação contemporânea e, o inquérito por questionário, cujos destinatários foram professores em situação pré-profissional e professores no ativo de modo a compreender as suas apreciações relativamente ao papel escola, do professor e o da educação. As conclusões do estudo revelam que uma prática, centralizada no aluno e na sua aprendizagem, é fundamental para o sucesso educativo, assim como a utilização de metodologias ativas, recursos e instrumentos diversificados aumentam a motivação, o interesse e o empenho por parte dos mesmos, no que se refere ao processo de ensino e de aprendizagem, embora alguns professores estejam reticentes à utilização dos mesmos. Palavras-chave: educação; metodologias ativas; recursos educativos; prática de ensino supervisionada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03T08:07:07Z 2021-07-28T00:00:00Z 2021-07-28 2021-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3011 TID:202750426 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3011 |
identifier_str_mv |
TID:202750426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131633087938560 |