Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Adriana Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32408
Resumo: Com o aumento da exposição a situações de stress e inquietação devido à crise pandémica por Covid-19 houve uma alteração nos estilos de vida e no bem-estar psicológico da população. Neste estudo propomos compreender a relação entre o mindset (fixo versus crescimento), o stress e as inquietações, os estilos de vida e o bem-estar de estudantes de ensino secundário em contexto de crise pandémica. Participaram neste estudo exploratório 364 alunos do ensino secundário, 318 do ensino regular e 46 do ensino profissional, que responderam a um conjunto de questionários relativos a Stress; Inquietações face à pandemia; Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset. Os principais resultados mostram que o mindset de crescimento, orientado para a abertura à experiência, está relacionado com níveis mais baixos de stress e inquietação e consequentemente com níveis mais altos de bem-estar; Stress and Psychological Well-Being in a Pandemic Situation: A Study of High-School and Professional Education Students - Abstract: With the increase in exposure to situations of stress and restlessness due to the Covid-19 pandemic crisis, there has been a change in the lifestyles and psychological well-being of the population. This study’s main objective is to comprehend the relation between high school student’s mindset (fixed vs growth), stress, and well-being in a context of a pandemic crisis. To do so, the instruments we recurred to were Teste de Stress; Escala de Inquietações face à pandemia; Escala de Medida da Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Secundário. This exploratory study counted with 364 high school students, 318 from regular education and 46 from vocational education. The main results show that the growth mindset, oriented towards openness to experience, is related to lower levels of stress and restlessness and, consequently, to higher levels of well-being.
id RCAP_bfd39b664bd1173e16a7fd4b6526eacf
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissionalBem-estarStressPandemiaMindsetAlunos do ensino secundárioWell-beingStressPandemicMindsetHigh School StudentsCom o aumento da exposição a situações de stress e inquietação devido à crise pandémica por Covid-19 houve uma alteração nos estilos de vida e no bem-estar psicológico da população. Neste estudo propomos compreender a relação entre o mindset (fixo versus crescimento), o stress e as inquietações, os estilos de vida e o bem-estar de estudantes de ensino secundário em contexto de crise pandémica. Participaram neste estudo exploratório 364 alunos do ensino secundário, 318 do ensino regular e 46 do ensino profissional, que responderam a um conjunto de questionários relativos a Stress; Inquietações face à pandemia; Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset. Os principais resultados mostram que o mindset de crescimento, orientado para a abertura à experiência, está relacionado com níveis mais baixos de stress e inquietação e consequentemente com níveis mais altos de bem-estar; Stress and Psychological Well-Being in a Pandemic Situation: A Study of High-School and Professional Education Students - Abstract: With the increase in exposure to situations of stress and restlessness due to the Covid-19 pandemic crisis, there has been a change in the lifestyles and psychological well-being of the population. This study’s main objective is to comprehend the relation between high school student’s mindset (fixed vs growth), stress, and well-being in a context of a pandemic crisis. To do so, the instruments we recurred to were Teste de Stress; Escala de Inquietações face à pandemia; Escala de Medida da Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Secundário. This exploratory study counted with 364 high school students, 318 from regular education and 46 from vocational education. The main results show that the growth mindset, oriented towards openness to experience, is related to lower levels of stress and restlessness and, consequently, to higher levels of well-being.Universidade de Évora2022-08-24T16:28:01Z2022-08-242022-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32408http://hdl.handle.net/10174/32408TID:203051076porDepartamento de Psicologiaadrifelix98@gmail.com681Félix, Adriana Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:27.279909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional
title Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional
spellingShingle Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional
Félix, Adriana Simões
Bem-estar
Stress
Pandemia
Mindset
Alunos do ensino secundário
Well-being
Stress
Pandemic
Mindset
High School Students
title_short Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional
title_full Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional
title_fullStr Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional
title_full_unstemmed Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional
title_sort Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional
author Félix, Adriana Simões
author_facet Félix, Adriana Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Adriana Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-estar
Stress
Pandemia
Mindset
Alunos do ensino secundário
Well-being
Stress
Pandemic
Mindset
High School Students
topic Bem-estar
Stress
Pandemia
Mindset
Alunos do ensino secundário
Well-being
Stress
Pandemic
Mindset
High School Students
description Com o aumento da exposição a situações de stress e inquietação devido à crise pandémica por Covid-19 houve uma alteração nos estilos de vida e no bem-estar psicológico da população. Neste estudo propomos compreender a relação entre o mindset (fixo versus crescimento), o stress e as inquietações, os estilos de vida e o bem-estar de estudantes de ensino secundário em contexto de crise pandémica. Participaram neste estudo exploratório 364 alunos do ensino secundário, 318 do ensino regular e 46 do ensino profissional, que responderam a um conjunto de questionários relativos a Stress; Inquietações face à pandemia; Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset. Os principais resultados mostram que o mindset de crescimento, orientado para a abertura à experiência, está relacionado com níveis mais baixos de stress e inquietação e consequentemente com níveis mais altos de bem-estar; Stress and Psychological Well-Being in a Pandemic Situation: A Study of High-School and Professional Education Students - Abstract: With the increase in exposure to situations of stress and restlessness due to the Covid-19 pandemic crisis, there has been a change in the lifestyles and psychological well-being of the population. This study’s main objective is to comprehend the relation between high school student’s mindset (fixed vs growth), stress, and well-being in a context of a pandemic crisis. To do so, the instruments we recurred to were Teste de Stress; Escala de Inquietações face à pandemia; Escala de Medida da Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Secundário. This exploratory study counted with 364 high school students, 318 from regular education and 46 from vocational education. The main results show that the growth mindset, oriented towards openness to experience, is related to lower levels of stress and restlessness and, consequently, to higher levels of well-being.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24T16:28:01Z
2022-08-24
2022-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32408
http://hdl.handle.net/10174/32408
TID:203051076
url http://hdl.handle.net/10174/32408
identifier_str_mv TID:203051076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
adrifelix98@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136696515690496