Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32408 |
Resumo: | Com o aumento da exposição a situações de stress e inquietação devido à crise pandémica por Covid-19 houve uma alteração nos estilos de vida e no bem-estar psicológico da população. Neste estudo propomos compreender a relação entre o mindset (fixo versus crescimento), o stress e as inquietações, os estilos de vida e o bem-estar de estudantes de ensino secundário em contexto de crise pandémica. Participaram neste estudo exploratório 364 alunos do ensino secundário, 318 do ensino regular e 46 do ensino profissional, que responderam a um conjunto de questionários relativos a Stress; Inquietações face à pandemia; Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset. Os principais resultados mostram que o mindset de crescimento, orientado para a abertura à experiência, está relacionado com níveis mais baixos de stress e inquietação e consequentemente com níveis mais altos de bem-estar; Stress and Psychological Well-Being in a Pandemic Situation: A Study of High-School and Professional Education Students - Abstract: With the increase in exposure to situations of stress and restlessness due to the Covid-19 pandemic crisis, there has been a change in the lifestyles and psychological well-being of the population. This study’s main objective is to comprehend the relation between high school student’s mindset (fixed vs growth), stress, and well-being in a context of a pandemic crisis. To do so, the instruments we recurred to were Teste de Stress; Escala de Inquietações face à pandemia; Escala de Medida da Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Secundário. This exploratory study counted with 364 high school students, 318 from regular education and 46 from vocational education. The main results show that the growth mindset, oriented towards openness to experience, is related to lower levels of stress and restlessness and, consequently, to higher levels of well-being. |
id |
RCAP_bfd39b664bd1173e16a7fd4b6526eacf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32408 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissionalBem-estarStressPandemiaMindsetAlunos do ensino secundárioWell-beingStressPandemicMindsetHigh School StudentsCom o aumento da exposição a situações de stress e inquietação devido à crise pandémica por Covid-19 houve uma alteração nos estilos de vida e no bem-estar psicológico da população. Neste estudo propomos compreender a relação entre o mindset (fixo versus crescimento), o stress e as inquietações, os estilos de vida e o bem-estar de estudantes de ensino secundário em contexto de crise pandémica. Participaram neste estudo exploratório 364 alunos do ensino secundário, 318 do ensino regular e 46 do ensino profissional, que responderam a um conjunto de questionários relativos a Stress; Inquietações face à pandemia; Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset. Os principais resultados mostram que o mindset de crescimento, orientado para a abertura à experiência, está relacionado com níveis mais baixos de stress e inquietação e consequentemente com níveis mais altos de bem-estar; Stress and Psychological Well-Being in a Pandemic Situation: A Study of High-School and Professional Education Students - Abstract: With the increase in exposure to situations of stress and restlessness due to the Covid-19 pandemic crisis, there has been a change in the lifestyles and psychological well-being of the population. This study’s main objective is to comprehend the relation between high school student’s mindset (fixed vs growth), stress, and well-being in a context of a pandemic crisis. To do so, the instruments we recurred to were Teste de Stress; Escala de Inquietações face à pandemia; Escala de Medida da Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Secundário. This exploratory study counted with 364 high school students, 318 from regular education and 46 from vocational education. The main results show that the growth mindset, oriented towards openness to experience, is related to lower levels of stress and restlessness and, consequently, to higher levels of well-being.Universidade de Évora2022-08-24T16:28:01Z2022-08-242022-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32408http://hdl.handle.net/10174/32408TID:203051076porDepartamento de Psicologiaadrifelix98@gmail.com681Félix, Adriana Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:27.279909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional |
title |
Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional |
spellingShingle |
Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional Félix, Adriana Simões Bem-estar Stress Pandemia Mindset Alunos do ensino secundário Well-being Stress Pandemic Mindset High School Students |
title_short |
Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional |
title_full |
Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional |
title_fullStr |
Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional |
title_full_unstemmed |
Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional |
title_sort |
Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional |
author |
Félix, Adriana Simões |
author_facet |
Félix, Adriana Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Félix, Adriana Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bem-estar Stress Pandemia Mindset Alunos do ensino secundário Well-being Stress Pandemic Mindset High School Students |
topic |
Bem-estar Stress Pandemia Mindset Alunos do ensino secundário Well-being Stress Pandemic Mindset High School Students |
description |
Com o aumento da exposição a situações de stress e inquietação devido à crise pandémica por Covid-19 houve uma alteração nos estilos de vida e no bem-estar psicológico da população. Neste estudo propomos compreender a relação entre o mindset (fixo versus crescimento), o stress e as inquietações, os estilos de vida e o bem-estar de estudantes de ensino secundário em contexto de crise pandémica. Participaram neste estudo exploratório 364 alunos do ensino secundário, 318 do ensino regular e 46 do ensino profissional, que responderam a um conjunto de questionários relativos a Stress; Inquietações face à pandemia; Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset. Os principais resultados mostram que o mindset de crescimento, orientado para a abertura à experiência, está relacionado com níveis mais baixos de stress e inquietação e consequentemente com níveis mais altos de bem-estar; Stress and Psychological Well-Being in a Pandemic Situation: A Study of High-School and Professional Education Students - Abstract: With the increase in exposure to situations of stress and restlessness due to the Covid-19 pandemic crisis, there has been a change in the lifestyles and psychological well-being of the population. This study’s main objective is to comprehend the relation between high school student’s mindset (fixed vs growth), stress, and well-being in a context of a pandemic crisis. To do so, the instruments we recurred to were Teste de Stress; Escala de Inquietações face à pandemia; Escala de Medida da Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Secundário. This exploratory study counted with 364 high school students, 318 from regular education and 46 from vocational education. The main results show that the growth mindset, oriented towards openness to experience, is related to lower levels of stress and restlessness and, consequently, to higher levels of well-being. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24T16:28:01Z 2022-08-24 2022-07-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32408 http://hdl.handle.net/10174/32408 TID:203051076 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32408 |
identifier_str_mv |
TID:203051076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia adrifelix98@gmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136696515690496 |