Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina de Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32566
Resumo: A pandemia de COVID-19 mostrou ter impacto em inúmeros aspetos a nível mundial. Atualmente, o ser humano é obrigado a adaptar-se a novas regras e medidas relacionadas com o controlo do vírus. Esta adaptação é feita de forma diferente por cada pessoa devido a fatores que lhe são inerentes. O Mindset é um construto relacionado com a forma como cada pessoa se adapta em situação de crise. O objetivo do presente estudo é caracterizar a relação entre o Bem-Estar e os Estilos de vida dos/as estudantes de Licenciatura e Mestrado durante a situação de crise pandémica. O estudo desenvolvido (N= 408), dirigiu-se a estudantes do Ensino Superior, especificamente, de Licenciatura e Mestrado. Para o efeito, aplicámos um questionário adaptado que incluiu quatro escalas: a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico - EMMBEP (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Superior (EME-Sup), a qual adaptámos a partir da ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) e a Escala de Estilos de Vida (adaptação da escala de Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). A análise dos dados aponta para uma relação negativa o bem-estar e as alterações nos estilos de vida durante o confinamento. A finalizar, este estudo salienta-se a importância do Mindset de Crescimento durante situações de crise como a pandemia de COVID-19; Perception of Psychogical Well-being and Lifestyles in Higher Education Students during a Pandemic Crisis Abstract: The COVID-19 pandemic has been known for its impact worldwide. Nowadays, the human kind must adapt to the new rules and measures related to the virus control. This adaptation is different for each person due to many factors inherent to them. Mindset is viewed as a construct related to the way that each person adapts to a crisis situation. The main goal of this study is to characterize the relation between students Wellbeing and Lifestyles, during the pandemic crisis. The present study (N=408) was intended to higher education students (graduation and master’s degree). Therefore, was applied a questionnaire that included four scales: The Manifestation of Psychological Well-Being Measurement Scale (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Stress (Reschke, K., 2011), the Mindset Scale for Higher Education Students, which was adapted from ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) and Lifestyle Scale (adapted from, Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). The data analysis reveals a negative relation between well-being and lifestyle changes during lockdown. Finalizing, this study points the importance of Growth Mindset during a crisis situation like COVID-19 pandemic.
id RCAP_93654be5bad7b100755471767e733c50
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémicaBem-estarEstilos de VidaStressMindsetEnsino SuperiorPandemiaWell-beingLifestylesStressMindsetHigher EducationPandemicA pandemia de COVID-19 mostrou ter impacto em inúmeros aspetos a nível mundial. Atualmente, o ser humano é obrigado a adaptar-se a novas regras e medidas relacionadas com o controlo do vírus. Esta adaptação é feita de forma diferente por cada pessoa devido a fatores que lhe são inerentes. O Mindset é um construto relacionado com a forma como cada pessoa se adapta em situação de crise. O objetivo do presente estudo é caracterizar a relação entre o Bem-Estar e os Estilos de vida dos/as estudantes de Licenciatura e Mestrado durante a situação de crise pandémica. O estudo desenvolvido (N= 408), dirigiu-se a estudantes do Ensino Superior, especificamente, de Licenciatura e Mestrado. Para o efeito, aplicámos um questionário adaptado que incluiu quatro escalas: a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico - EMMBEP (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Superior (EME-Sup), a qual adaptámos a partir da ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) e a Escala de Estilos de Vida (adaptação da escala de Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). A análise dos dados aponta para uma relação negativa o bem-estar e as alterações nos estilos de vida durante o confinamento. A finalizar, este estudo salienta-se a importância do Mindset de Crescimento durante situações de crise como a pandemia de COVID-19; Perception of Psychogical Well-being and Lifestyles in Higher Education Students during a Pandemic Crisis Abstract: The COVID-19 pandemic has been known for its impact worldwide. Nowadays, the human kind must adapt to the new rules and measures related to the virus control. This adaptation is different for each person due to many factors inherent to them. Mindset is viewed as a construct related to the way that each person adapts to a crisis situation. The main goal of this study is to characterize the relation between students Wellbeing and Lifestyles, during the pandemic crisis. The present study (N=408) was intended to higher education students (graduation and master’s degree). Therefore, was applied a questionnaire that included four scales: The Manifestation of Psychological Well-Being Measurement Scale (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Stress (Reschke, K., 2011), the Mindset Scale for Higher Education Students, which was adapted from ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) and Lifestyle Scale (adapted from, Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). The data analysis reveals a negative relation between well-being and lifestyle changes during lockdown. Finalizing, this study points the importance of Growth Mindset during a crisis situation like COVID-19 pandemic.Universidade de Évora2022-10-11T17:05:35Z2022-10-112022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32566http://hdl.handle.net/10174/32566TID:203048091porDepartamento de Psicologiacarolina.c.silva_7@hotmail.com681Silva, Carolina de Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:35.222268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica
title Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica
spellingShingle Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica
Silva, Carolina de Cristina
Bem-estar
Estilos de Vida
Stress
Mindset
Ensino Superior
Pandemia
Well-being
Lifestyles
Stress
Mindset
Higher Education
Pandemic
title_short Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica
title_full Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica
title_fullStr Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica
title_full_unstemmed Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica
title_sort Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica
author Silva, Carolina de Cristina
author_facet Silva, Carolina de Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina de Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-estar
Estilos de Vida
Stress
Mindset
Ensino Superior
Pandemia
Well-being
Lifestyles
Stress
Mindset
Higher Education
Pandemic
topic Bem-estar
Estilos de Vida
Stress
Mindset
Ensino Superior
Pandemia
Well-being
Lifestyles
Stress
Mindset
Higher Education
Pandemic
description A pandemia de COVID-19 mostrou ter impacto em inúmeros aspetos a nível mundial. Atualmente, o ser humano é obrigado a adaptar-se a novas regras e medidas relacionadas com o controlo do vírus. Esta adaptação é feita de forma diferente por cada pessoa devido a fatores que lhe são inerentes. O Mindset é um construto relacionado com a forma como cada pessoa se adapta em situação de crise. O objetivo do presente estudo é caracterizar a relação entre o Bem-Estar e os Estilos de vida dos/as estudantes de Licenciatura e Mestrado durante a situação de crise pandémica. O estudo desenvolvido (N= 408), dirigiu-se a estudantes do Ensino Superior, especificamente, de Licenciatura e Mestrado. Para o efeito, aplicámos um questionário adaptado que incluiu quatro escalas: a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico - EMMBEP (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Superior (EME-Sup), a qual adaptámos a partir da ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) e a Escala de Estilos de Vida (adaptação da escala de Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). A análise dos dados aponta para uma relação negativa o bem-estar e as alterações nos estilos de vida durante o confinamento. A finalizar, este estudo salienta-se a importância do Mindset de Crescimento durante situações de crise como a pandemia de COVID-19; Perception of Psychogical Well-being and Lifestyles in Higher Education Students during a Pandemic Crisis Abstract: The COVID-19 pandemic has been known for its impact worldwide. Nowadays, the human kind must adapt to the new rules and measures related to the virus control. This adaptation is different for each person due to many factors inherent to them. Mindset is viewed as a construct related to the way that each person adapts to a crisis situation. The main goal of this study is to characterize the relation between students Wellbeing and Lifestyles, during the pandemic crisis. The present study (N=408) was intended to higher education students (graduation and master’s degree). Therefore, was applied a questionnaire that included four scales: The Manifestation of Psychological Well-Being Measurement Scale (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Stress (Reschke, K., 2011), the Mindset Scale for Higher Education Students, which was adapted from ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) and Lifestyle Scale (adapted from, Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). The data analysis reveals a negative relation between well-being and lifestyle changes during lockdown. Finalizing, this study points the importance of Growth Mindset during a crisis situation like COVID-19 pandemic.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-11T17:05:35Z
2022-10-11
2022-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32566
http://hdl.handle.net/10174/32566
TID:203048091
url http://hdl.handle.net/10174/32566
identifier_str_mv TID:203048091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
carolina.c.silva_7@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136697361891328