Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32566 |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 mostrou ter impacto em inúmeros aspetos a nível mundial. Atualmente, o ser humano é obrigado a adaptar-se a novas regras e medidas relacionadas com o controlo do vírus. Esta adaptação é feita de forma diferente por cada pessoa devido a fatores que lhe são inerentes. O Mindset é um construto relacionado com a forma como cada pessoa se adapta em situação de crise. O objetivo do presente estudo é caracterizar a relação entre o Bem-Estar e os Estilos de vida dos/as estudantes de Licenciatura e Mestrado durante a situação de crise pandémica. O estudo desenvolvido (N= 408), dirigiu-se a estudantes do Ensino Superior, especificamente, de Licenciatura e Mestrado. Para o efeito, aplicámos um questionário adaptado que incluiu quatro escalas: a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico - EMMBEP (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Superior (EME-Sup), a qual adaptámos a partir da ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) e a Escala de Estilos de Vida (adaptação da escala de Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). A análise dos dados aponta para uma relação negativa o bem-estar e as alterações nos estilos de vida durante o confinamento. A finalizar, este estudo salienta-se a importância do Mindset de Crescimento durante situações de crise como a pandemia de COVID-19; Perception of Psychogical Well-being and Lifestyles in Higher Education Students during a Pandemic Crisis Abstract: The COVID-19 pandemic has been known for its impact worldwide. Nowadays, the human kind must adapt to the new rules and measures related to the virus control. This adaptation is different for each person due to many factors inherent to them. Mindset is viewed as a construct related to the way that each person adapts to a crisis situation. The main goal of this study is to characterize the relation between students Wellbeing and Lifestyles, during the pandemic crisis. The present study (N=408) was intended to higher education students (graduation and master’s degree). Therefore, was applied a questionnaire that included four scales: The Manifestation of Psychological Well-Being Measurement Scale (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Stress (Reschke, K., 2011), the Mindset Scale for Higher Education Students, which was adapted from ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) and Lifestyle Scale (adapted from, Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). The data analysis reveals a negative relation between well-being and lifestyle changes during lockdown. Finalizing, this study points the importance of Growth Mindset during a crisis situation like COVID-19 pandemic. |
id |
RCAP_93654be5bad7b100755471767e733c50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32566 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémicaBem-estarEstilos de VidaStressMindsetEnsino SuperiorPandemiaWell-beingLifestylesStressMindsetHigher EducationPandemicA pandemia de COVID-19 mostrou ter impacto em inúmeros aspetos a nível mundial. Atualmente, o ser humano é obrigado a adaptar-se a novas regras e medidas relacionadas com o controlo do vírus. Esta adaptação é feita de forma diferente por cada pessoa devido a fatores que lhe são inerentes. O Mindset é um construto relacionado com a forma como cada pessoa se adapta em situação de crise. O objetivo do presente estudo é caracterizar a relação entre o Bem-Estar e os Estilos de vida dos/as estudantes de Licenciatura e Mestrado durante a situação de crise pandémica. O estudo desenvolvido (N= 408), dirigiu-se a estudantes do Ensino Superior, especificamente, de Licenciatura e Mestrado. Para o efeito, aplicámos um questionário adaptado que incluiu quatro escalas: a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico - EMMBEP (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Superior (EME-Sup), a qual adaptámos a partir da ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) e a Escala de Estilos de Vida (adaptação da escala de Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). A análise dos dados aponta para uma relação negativa o bem-estar e as alterações nos estilos de vida durante o confinamento. A finalizar, este estudo salienta-se a importância do Mindset de Crescimento durante situações de crise como a pandemia de COVID-19; Perception of Psychogical Well-being and Lifestyles in Higher Education Students during a Pandemic Crisis Abstract: The COVID-19 pandemic has been known for its impact worldwide. Nowadays, the human kind must adapt to the new rules and measures related to the virus control. This adaptation is different for each person due to many factors inherent to them. Mindset is viewed as a construct related to the way that each person adapts to a crisis situation. The main goal of this study is to characterize the relation between students Wellbeing and Lifestyles, during the pandemic crisis. The present study (N=408) was intended to higher education students (graduation and master’s degree). Therefore, was applied a questionnaire that included four scales: The Manifestation of Psychological Well-Being Measurement Scale (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Stress (Reschke, K., 2011), the Mindset Scale for Higher Education Students, which was adapted from ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) and Lifestyle Scale (adapted from, Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). The data analysis reveals a negative relation between well-being and lifestyle changes during lockdown. Finalizing, this study points the importance of Growth Mindset during a crisis situation like COVID-19 pandemic.Universidade de Évora2022-10-11T17:05:35Z2022-10-112022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32566http://hdl.handle.net/10174/32566TID:203048091porDepartamento de Psicologiacarolina.c.silva_7@hotmail.com681Silva, Carolina de Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:35.222268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica |
title |
Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica |
spellingShingle |
Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica Silva, Carolina de Cristina Bem-estar Estilos de Vida Stress Mindset Ensino Superior Pandemia Well-being Lifestyles Stress Mindset Higher Education Pandemic |
title_short |
Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica |
title_full |
Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica |
title_fullStr |
Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica |
title_full_unstemmed |
Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica |
title_sort |
Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica |
author |
Silva, Carolina de Cristina |
author_facet |
Silva, Carolina de Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carolina de Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bem-estar Estilos de Vida Stress Mindset Ensino Superior Pandemia Well-being Lifestyles Stress Mindset Higher Education Pandemic |
topic |
Bem-estar Estilos de Vida Stress Mindset Ensino Superior Pandemia Well-being Lifestyles Stress Mindset Higher Education Pandemic |
description |
A pandemia de COVID-19 mostrou ter impacto em inúmeros aspetos a nível mundial. Atualmente, o ser humano é obrigado a adaptar-se a novas regras e medidas relacionadas com o controlo do vírus. Esta adaptação é feita de forma diferente por cada pessoa devido a fatores que lhe são inerentes. O Mindset é um construto relacionado com a forma como cada pessoa se adapta em situação de crise. O objetivo do presente estudo é caracterizar a relação entre o Bem-Estar e os Estilos de vida dos/as estudantes de Licenciatura e Mestrado durante a situação de crise pandémica. O estudo desenvolvido (N= 408), dirigiu-se a estudantes do Ensino Superior, especificamente, de Licenciatura e Mestrado. Para o efeito, aplicámos um questionário adaptado que incluiu quatro escalas: a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico - EMMBEP (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Superior (EME-Sup), a qual adaptámos a partir da ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) e a Escala de Estilos de Vida (adaptação da escala de Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). A análise dos dados aponta para uma relação negativa o bem-estar e as alterações nos estilos de vida durante o confinamento. A finalizar, este estudo salienta-se a importância do Mindset de Crescimento durante situações de crise como a pandemia de COVID-19; Perception of Psychogical Well-being and Lifestyles in Higher Education Students during a Pandemic Crisis Abstract: The COVID-19 pandemic has been known for its impact worldwide. Nowadays, the human kind must adapt to the new rules and measures related to the virus control. This adaptation is different for each person due to many factors inherent to them. Mindset is viewed as a construct related to the way that each person adapts to a crisis situation. The main goal of this study is to characterize the relation between students Wellbeing and Lifestyles, during the pandemic crisis. The present study (N=408) was intended to higher education students (graduation and master’s degree). Therefore, was applied a questionnaire that included four scales: The Manifestation of Psychological Well-Being Measurement Scale (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Stress (Reschke, K., 2011), the Mindset Scale for Higher Education Students, which was adapted from ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) and Lifestyle Scale (adapted from, Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). The data analysis reveals a negative relation between well-being and lifestyle changes during lockdown. Finalizing, this study points the importance of Growth Mindset during a crisis situation like COVID-19 pandemic. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-11T17:05:35Z 2022-10-11 2022-07-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32566 http://hdl.handle.net/10174/32566 TID:203048091 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32566 |
identifier_str_mv |
TID:203048091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia carolina.c.silva_7@hotmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136697361891328 |