Aprendizagens essenciais e práticas de abordagem da gramática – experiência(s) de trabalho oficinal
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3324 |
Resumo: | O contexto de supervisão de estágios tem mostrado que a multiplicidade de documentos orientadores da prática pedagógica (Programa de Português e Metas Curriculares de Português [PPMCP]), (2015), Aprendizagens Essenciais de Português (AEP) (2018) é, por vezes, fator de desestabilização para a comunidade docente. Importa, pois, perceber-se que as AEP (2018), não aportando uma “revogação de programas”, implicam um trabalho de articulação de competências, valorizado nos documentos de referência em vigor, que deverá culminar no que é essencial que um aluno aprenda. Com base neste princípio, considera-se que o uso da sequência didática (Dolz, et al. 2004), integrando uma articulação do laboratório gramatical (Duarte, 2008) com a pedagogia dos discursos (Silvano & Rodrigues, 2010), potencia uma planificação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que poderão traduzir-se em resultados profícuos. Assim, o estudo que se apresenta tem como finalidade o desenvolvimento de um trabalho experimental em contexto de formação, cujos objetivos são: i) conhecer as AEP e as suas potencialidades de trabalho; ii) utilizar a sequência didática, com enfoque no laboratório gramatical e na pedagogia dos discursos, como uma das estratégias de trabalho em sala de aula a privilegiar; iii) abordar conceitos essenciais no ensino da gramática, mobilizáveis no desenvolvimento das competências de leitura, escrita e oralidade, num processo de aprendizagem progressivo e articulado. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo é de natureza qualitativa e assume o desenho de investigação-ação, com envolvimento dos participantes na experiência, realizada no formato de oficina de formação, tendo em vista contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas (Zuber-Skerrit,1992). A experiência de formação já desenvolvida aponta para resultados que evidenciam as vantagens do trabalho colaborativo, na análise e construção de sequências didáticas e na abordagem de conceitos essenciais no ensino da gramática, a necessidade de mais momentos de formação contínua e um maior conhecimento dos pressupostos e de conteúdos/conceitos das AEP (2018), no quadro de aplicação da flexibilidade curricular. |
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