O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/35907 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar |
id |
RCAP_bffc5c996fe90f3025b0caba8d38765d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35907 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais372.363Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolarO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho e documenta um Projeto de Intervenção Pedagógica concretizado em contexto de jardim-deinfância e em contexto de creche. A observação de um especial interesse das crianças pelo jogo de faz de conta suscitou a formulação da questão geradora do projeto: Como é que a reorganização do espaço e dos materiais pedagógicos influenciam o jogo do faz-de-conta? Nesta perspetiva, surgiu o Projeto de Intervenção Pedagógica subordinado ao tema O Jogo de Faz de Conta como Oportunidade de Aprendizagem: O papel do espaço e dos materiais. No jardim-de-infância e na creche, o espaço para o jogo assume-se como um espaço de vida e de aprendizagem, como dimensão pedagógica central onde os materiais e as interações que as crianças com eles estabelecem, individualmente e com os pares, têm um papel preponderante. Tendo em conta esta premissa, o projeto de intervenção pedagógica assumiu como finalidade o enriquecimento da área da casa mas também da área das construções, espaços onde o jogo de faz de conta acontece como experiência quotidiana de entrada na cultura e no mundo do imaginário, favorecendo múltiplas aprendizagens. A conceção, o desenvolvimento e a avaliação da intervenção pedagógica sustentaram-se em ciclos de observação-planificação-ação-reflexão, numa aproximação ao processo de investigação-ação. Nos dois contextos onde o projeto foi desenvolvido, a introdução de novos materiais e a reorganização das áreas para o jogo de faz de conta, mostrou-se eficaz na criação de oportunidades mais interessantes de interação e de relação entre pares que proporcionaram uma maior diversidade de experiências de aprendizagem nos grupos de crianças.This report was developed within the scope of the Practice of Supervised Teaching Curricular Unit of the Master’s Degree in Preschool Education, from the University of Minho, and documents a Project of Pedagogical Intervention carried out in preschool and nursery school context. The observation of the children’s special interest in the game of make-believe raised the main question addressed in this project: How does the reorganization of the space and of the pedagogical materials affect the game of make-believe? From this standpoint emerged the Project of Pedagogical Intervention, centred on the theme The Game of Make-believe as a Learning Opportunity – The role of space and materials. In nursery schools and preschools the space for games is a space of life and learning, the central pedagogical dimension where the materials and the interaction that the children establish with them, individually and with their peers, have a crucial role. Bearing this premise in mind, the project of pedagogical intervention held as the main purpose the enrichment of the house area, but also the block area - spaces where the game of makebelieve happens as a daily experience of introduction to the culture and to the world of imagination, promoting multiple learning experiences. The conception, development and assessment of the pedagogical intervention were carried out in cycles of observation-planning-action-reflection, approaching the process of researchaction. In both types of context where the project was developed, the introduction of new materials and the reorganization of the area dedicated to the game of make-believe proved to be effective in the process of creating more interesting opportunities of interaction and peer relationship, which provided a greater diversity of learning experiences to the groups of children.Vieira, FátimaUniversidade do MinhoSilva, Carla Marina do Rego Costa e20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35907por201471981info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:23.685148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais |
title |
O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais |
spellingShingle |
O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais Silva, Carla Marina do Rego Costa e 372.363 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais |
title_full |
O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais |
title_fullStr |
O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais |
title_full_unstemmed |
O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais |
title_sort |
O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais |
author |
Silva, Carla Marina do Rego Costa e |
author_facet |
Silva, Carla Marina do Rego Costa e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Fátima Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Marina do Rego Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
372.363 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
372.363 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/35907 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/35907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201471981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133032364376064 |