O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Marina do Rego Costa e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35907
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
id RCAP_bffc5c996fe90f3025b0caba8d38765d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35907
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais372.363Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolarO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho e documenta um Projeto de Intervenção Pedagógica concretizado em contexto de jardim-deinfância e em contexto de creche. A observação de um especial interesse das crianças pelo jogo de faz de conta suscitou a formulação da questão geradora do projeto: Como é que a reorganização do espaço e dos materiais pedagógicos influenciam o jogo do faz-de-conta? Nesta perspetiva, surgiu o Projeto de Intervenção Pedagógica subordinado ao tema O Jogo de Faz de Conta como Oportunidade de Aprendizagem: O papel do espaço e dos materiais. No jardim-de-infância e na creche, o espaço para o jogo assume-se como um espaço de vida e de aprendizagem, como dimensão pedagógica central onde os materiais e as interações que as crianças com eles estabelecem, individualmente e com os pares, têm um papel preponderante. Tendo em conta esta premissa, o projeto de intervenção pedagógica assumiu como finalidade o enriquecimento da área da casa mas também da área das construções, espaços onde o jogo de faz de conta acontece como experiência quotidiana de entrada na cultura e no mundo do imaginário, favorecendo múltiplas aprendizagens. A conceção, o desenvolvimento e a avaliação da intervenção pedagógica sustentaram-se em ciclos de observação-planificação-ação-reflexão, numa aproximação ao processo de investigação-ação. Nos dois contextos onde o projeto foi desenvolvido, a introdução de novos materiais e a reorganização das áreas para o jogo de faz de conta, mostrou-se eficaz na criação de oportunidades mais interessantes de interação e de relação entre pares que proporcionaram uma maior diversidade de experiências de aprendizagem nos grupos de crianças.This report was developed within the scope of the Practice of Supervised Teaching Curricular Unit of the Master’s Degree in Preschool Education, from the University of Minho, and documents a Project of Pedagogical Intervention carried out in preschool and nursery school context. The observation of the children’s special interest in the game of make-believe raised the main question addressed in this project: How does the reorganization of the space and of the pedagogical materials affect the game of make-believe? From this standpoint emerged the Project of Pedagogical Intervention, centred on the theme The Game of Make-believe as a Learning Opportunity – The role of space and materials. In nursery schools and preschools the space for games is a space of life and learning, the central pedagogical dimension where the materials and the interaction that the children establish with them, individually and with their peers, have a crucial role. Bearing this premise in mind, the project of pedagogical intervention held as the main purpose the enrichment of the house area, but also the block area - spaces where the game of makebelieve happens as a daily experience of introduction to the culture and to the world of imagination, promoting multiple learning experiences. The conception, development and assessment of the pedagogical intervention were carried out in cycles of observation-planning-action-reflection, approaching the process of researchaction. In both types of context where the project was developed, the introduction of new materials and the reorganization of the area dedicated to the game of make-believe proved to be effective in the process of creating more interesting opportunities of interaction and peer relationship, which provided a greater diversity of learning experiences to the groups of children.Vieira, FátimaUniversidade do MinhoSilva, Carla Marina do Rego Costa e20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35907por201471981info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:23.685148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais
title O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais
spellingShingle O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais
Silva, Carla Marina do Rego Costa e
372.363
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais
title_full O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais
title_fullStr O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais
title_full_unstemmed O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais
title_sort O jogo de faz de conta como oportunidade de aprendizagem: o papel do espaço e dos materiais
author Silva, Carla Marina do Rego Costa e
author_facet Silva, Carla Marina do Rego Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Fátima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Marina do Rego Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv 372.363
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 372.363
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35907
url http://hdl.handle.net/1822/35907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201471981
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133032364376064