A AJUDA ACADÉMICA EM CONTEXTO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grácio, Luisa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Beco, Lizeta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4696
Resumo: Os alunos podem auto-regular o seu aprender de forma autónoma e activa. No entanto, tal deve ser aprendido e ensinado. A iniciativa de procura de apoio e ajuda académica permite aos alunos aprender a fazê-lo e a maximizar o seu desempenho. Desta forma, visámos conhecer a concepção de procura de ajuda académica, perceber como agem perante dificuldades no seu aprender e quais as estratégias que utilizam. A amostra foi constituída por vinte alunos do 9º ano de escolaridade de ambos os géneros. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-directivas áudio- gravadas. Os dados obtidos foram tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados revelam que a concepção de ajuda ao aprender em contexto escolar é vista como uma acção pessoal do aluno e como uma acção proveniente de outros. As situações em que o aluno considera necessitar mais de ajuda referem-se a situações de avaliação e de compreensão de conteúdos. A figura do Professor surge como a principal fonte de saber e de ajuda à qual o aluno recorre quando precisa de ajuda de âmbito escolar lato. Perante dificuldades mais específicas nas aprendizagens académicas, os alunos tentam resolvê-las maioritariamente sozinhos, ou com a ajuda da família e, só no caso de não conseguirem solucionar a sua dificuldade, procuram a ajuda do professor. Abstract Students can self-regulate their learning in an autonomous and active way. However, that should be learned and taught. The initiative to search academic help and support allows the students to learn how to do it and to maximize their performance. This way, we aim to know their perception on the search for academic help, understand how they respond to difficulties in their learning process and the strategies they choose to use. The sample consisted in twenty 9th grade students from both genders. The data collection was achieved through semi-directive audio-recorded interviews. The obtained data was treated through qualitative and quantitative analysis. The results show the perception on learning help in a school context is seen as a personal action from the students and as an action from others. The situations in which the student considers to need more help refer to assessment situations and content understanding. The Teacher’s figure appears as the man source of knowledge and help to which the student uses when help is needed in a broad school scope. Facing more specific needs with academic learning, the students try to solve them mainly alone or with the help of family members and, only when they can not solve their dificulty, they search the teacher’s help.
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