Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20817 |
Resumo: | Esta investigação tem como objectivo conhecer e identificar concepções e estratégias de procura de ajuda e apoio académicos. A amostra é constituída por vinte alunos do 9° ano de escolaridade de ambos os géneros que frequentam uma escola do distrito de Évora. A recolha de dados foi obtida através de entrevistas semi-directivas áudiogravadas. Os dados obtidos foram tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados revelam que a concepção de ajuda ao aprender em contexto escolar é vista como uma acção pessoal do aluno e como uma acção proveniente de outros. As situações em que o aluno considera necessitar mais de ajuda referem-se a situações de avaliação e de compreensão de conteúdos. A figura do Professor surge como a principal fonte de saber e de ajuda à qual o aluno recorre quando precisa de ajuda de âmbito escolar lato. Perante dificuldades nas aprendizagens académicas, os alunos tentam resolvê-las maioritariamente sozinhos, ou com a ajuda da família e, só no caso de não conseguirem solucionar a sua dificuldade, procuram a ajuda do professor. – ABSTRACT: The aim of this research is to know and identify conceptions and strategies of academic help and support. The sample is formed by 20 students of the 9th form, of both sexes, who attend a secondary school in the district of Évora. The data was obtained through semi-directed taped interviews and was quantitatively and qualitatively analysed. The results show that the conception of help to learn in the school context is seen as a student's personal action and as an action proceeding from others. The situations in which students feel that they need for more help refer to assessment and contents understanding. The teacher appears as the main source of knowledge and assistance to which the student tums to whenever in need of academic help. Facing difficulties in academic learning, students try to solve them mostly by themselves or with family help and only when they cannot surpass their difficulties, they ask for the teacher's help. |
id |
RCAP_763156500e30213a5fcf4fa925ffd2a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20817 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º anoConcepções de ajuda académicaEstratégias de aprendizagemEstratégias de procura de assitência socialAprendizagem auto-reguladaConception of academic helpLearning strategiesSocial assistance strategiesSelf-regulated learningEsta investigação tem como objectivo conhecer e identificar concepções e estratégias de procura de ajuda e apoio académicos. A amostra é constituída por vinte alunos do 9° ano de escolaridade de ambos os géneros que frequentam uma escola do distrito de Évora. A recolha de dados foi obtida através de entrevistas semi-directivas áudiogravadas. Os dados obtidos foram tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados revelam que a concepção de ajuda ao aprender em contexto escolar é vista como uma acção pessoal do aluno e como uma acção proveniente de outros. As situações em que o aluno considera necessitar mais de ajuda referem-se a situações de avaliação e de compreensão de conteúdos. A figura do Professor surge como a principal fonte de saber e de ajuda à qual o aluno recorre quando precisa de ajuda de âmbito escolar lato. Perante dificuldades nas aprendizagens académicas, os alunos tentam resolvê-las maioritariamente sozinhos, ou com a ajuda da família e, só no caso de não conseguirem solucionar a sua dificuldade, procuram a ajuda do professor. – ABSTRACT: The aim of this research is to know and identify conceptions and strategies of academic help and support. The sample is formed by 20 students of the 9th form, of both sexes, who attend a secondary school in the district of Évora. The data was obtained through semi-directed taped interviews and was quantitatively and qualitatively analysed. The results show that the conception of help to learn in the school context is seen as a student's personal action and as an action proceeding from others. The situations in which students feel that they need for more help refer to assessment and contents understanding. The teacher appears as the main source of knowledge and assistance to which the student tums to whenever in need of academic help. Facing difficulties in academic learning, students try to solve them mostly by themselves or with family help and only when they cannot surpass their difficulties, they ask for the teacher's help.Universidade de Évora2017-03-13T11:41:53Z2017-03-132009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20817http://hdl.handle.net/10174/20817porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Béco, Lizeta Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:12.180825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano |
title |
Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano |
spellingShingle |
Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano Béco, Lizeta Martins Concepções de ajuda académica Estratégias de aprendizagem Estratégias de procura de assitência social Aprendizagem auto-regulada Conception of academic help Learning strategies Social assistance strategies Self-regulated learning |
title_short |
Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano |
title_full |
Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano |
title_fullStr |
Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano |
title_full_unstemmed |
Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano |
title_sort |
Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano |
author |
Béco, Lizeta Martins |
author_facet |
Béco, Lizeta Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Béco, Lizeta Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções de ajuda académica Estratégias de aprendizagem Estratégias de procura de assitência social Aprendizagem auto-regulada Conception of academic help Learning strategies Social assistance strategies Self-regulated learning |
topic |
Concepções de ajuda académica Estratégias de aprendizagem Estratégias de procura de assitência social Aprendizagem auto-regulada Conception of academic help Learning strategies Social assistance strategies Self-regulated learning |
description |
Esta investigação tem como objectivo conhecer e identificar concepções e estratégias de procura de ajuda e apoio académicos. A amostra é constituída por vinte alunos do 9° ano de escolaridade de ambos os géneros que frequentam uma escola do distrito de Évora. A recolha de dados foi obtida através de entrevistas semi-directivas áudiogravadas. Os dados obtidos foram tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados revelam que a concepção de ajuda ao aprender em contexto escolar é vista como uma acção pessoal do aluno e como uma acção proveniente de outros. As situações em que o aluno considera necessitar mais de ajuda referem-se a situações de avaliação e de compreensão de conteúdos. A figura do Professor surge como a principal fonte de saber e de ajuda à qual o aluno recorre quando precisa de ajuda de âmbito escolar lato. Perante dificuldades nas aprendizagens académicas, os alunos tentam resolvê-las maioritariamente sozinhos, ou com a ajuda da família e, só no caso de não conseguirem solucionar a sua dificuldade, procuram a ajuda do professor. – ABSTRACT: The aim of this research is to know and identify conceptions and strategies of academic help and support. The sample is formed by 20 students of the 9th form, of both sexes, who attend a secondary school in the district of Évora. The data was obtained through semi-directed taped interviews and was quantitatively and qualitatively analysed. The results show that the conception of help to learn in the school context is seen as a student's personal action and as an action proceeding from others. The situations in which students feel that they need for more help refer to assessment and contents understanding. The teacher appears as the main source of knowledge and assistance to which the student tums to whenever in need of academic help. Facing difficulties in academic learning, students try to solve them mostly by themselves or with family help and only when they cannot surpass their difficulties, they ask for the teacher's help. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2017-03-13T11:41:53Z 2017-03-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20817 http://hdl.handle.net/10174/20817 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esc. C. S. teses@bib.uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136604035481600 |