Como enfrentam os alunos universitários as suas tarefas académicas? um enfoque sobre o ano escolar e a sua relação com o rendimento escolar
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11883 |
Resumo: | O modelo teórico SAL tstudents approaches to learning) sugere que as abordagens dos alunos à aprendizagem são influenciadas pelas tarefas escolares concretas, mas também pela exigência percebida do contexto escolar onde o aluno está inserido. As abordagens à aprendizagem – medidas com o QPE (Questionário de Processos de Estudo) uma adaptação do SPQ (Study Processes Quest íonnaíre. Biggs, 1987, 1992) corresponderiam, assim, à resposta do aluno a todas estas tensões sendo, também por esse facto, uma leitura indirecta da qualidade do ambiente académico onde estes estão inseridos. Neste estudo tomou-se uma amostra de 742 alunos do Ensino Superior do 10 e 40 ano da Universidade do Minho, de cursos da via de ensino, de ciências e de humanidades. Os resultados apontam no sentido de que os alunos apresentam globalmente uma motivação superficial operacionalizada através de uma estratégia profunda exibindo uma abordagem à aprendizagem maioritariamente profunda. Este padrão motivacional e estratégico reproduz-se nos dois anos analisados, embora a abordagem global mude, superficial no I° ano e profunda no 4°. Os dados sugerem que os alunos ao longo da sua permanência na universidade modificam a sua abordagem à aprendizagem - de superficial para profunda - sugerindo que vão percebendo esta última como a forma mais adequada de responder às exigências percebidas do seu contexto académico. |
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Como enfrentam os alunos universitários as suas tarefas académicas? um enfoque sobre o ano escolar e a sua relação com o rendimento escolarAprendizagem auto-reguladaAbordagem à aprendizagemEstratégias de aprendizagemO modelo teórico SAL tstudents approaches to learning) sugere que as abordagens dos alunos à aprendizagem são influenciadas pelas tarefas escolares concretas, mas também pela exigência percebida do contexto escolar onde o aluno está inserido. As abordagens à aprendizagem – medidas com o QPE (Questionário de Processos de Estudo) uma adaptação do SPQ (Study Processes Quest íonnaíre. Biggs, 1987, 1992) corresponderiam, assim, à resposta do aluno a todas estas tensões sendo, também por esse facto, uma leitura indirecta da qualidade do ambiente académico onde estes estão inseridos. Neste estudo tomou-se uma amostra de 742 alunos do Ensino Superior do 10 e 40 ano da Universidade do Minho, de cursos da via de ensino, de ciências e de humanidades. Os resultados apontam no sentido de que os alunos apresentam globalmente uma motivação superficial operacionalizada através de uma estratégia profunda exibindo uma abordagem à aprendizagem maioritariamente profunda. Este padrão motivacional e estratégico reproduz-se nos dois anos analisados, embora a abordagem global mude, superficial no I° ano e profunda no 4°. Os dados sugerem que os alunos ao longo da sua permanência na universidade modificam a sua abordagem à aprendizagem - de superficial para profunda - sugerindo que vão percebendo esta última como a forma mais adequada de responder às exigências percebidas do seu contexto académico.Universidade do MinhoRosário, PedroAlmeida, Leandro S.Guimarães, CarinaFaria, AnaPrata, LúciaDias, MónicaNúñez Perez, José Carlos20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11883por"Revista Galego–Portuguesa de Psicoloxia e Educación". 5:7 (2001) 429-437.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:57.330023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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