Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9964 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como principal objetivo aprofundar a reflexão sobre a ação educativa desenvolvida num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Apresentamos a contextualização da Prática de Ensino Supervisionada, caracterizando a instituição, a equipa educativa e o grupo de crianças com as quais trabalhamos. Abordamos aspetos pedagógicos relativamente ao funcionamento do grupo de crianças e descrevemos o espaço, os materiais pedagógicos, a organização do tempo e o desenvolvimento das interações estabelecidas. Apresentamos também as opções pedagógicas nas quais nos apoiamos para desenvolver a nossa ação educativa. Procuramos ainda descrever, analisar e interpretar as experiências de aprendizagens desenvolvidas com um grupo de crianças de 4 e 5 anos de idade. As atividades são de cariz socio-construtivista e passam por todas as áreas e domínios curriculares apresentados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Procuramos ao longo deste processo ver a criança como ser ativo na construção do seu conhecimento e do seu desenvolvimento. |
id |
RCAP_c02ab7a6fa8b5898b426aaf298acd585 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9964 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarConstrutivismoPedagogia-em-participaçãoExperiências de aprendizagens integradasPrática de ensino supervisionadaO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como principal objetivo aprofundar a reflexão sobre a ação educativa desenvolvida num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Apresentamos a contextualização da Prática de Ensino Supervisionada, caracterizando a instituição, a equipa educativa e o grupo de crianças com as quais trabalhamos. Abordamos aspetos pedagógicos relativamente ao funcionamento do grupo de crianças e descrevemos o espaço, os materiais pedagógicos, a organização do tempo e o desenvolvimento das interações estabelecidas. Apresentamos também as opções pedagógicas nas quais nos apoiamos para desenvolver a nossa ação educativa. Procuramos ainda descrever, analisar e interpretar as experiências de aprendizagens desenvolvidas com um grupo de crianças de 4 e 5 anos de idade. As atividades são de cariz socio-construtivista e passam por todas as áreas e domínios curriculares apresentados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Procuramos ao longo deste processo ver a criança como ser ativo na construção do seu conhecimento e do seu desenvolvimento.The present report forms a part of Supervised teaching Practice of the Master's degree in Preschool Education, and the main objective is to take a deep reflection on the educational activity developed in a kindergarten situated in urban context. We are going to introduce the contextualization the practice of Supervised teaching, where we will characterize the institution, the educational staff and also the group of children with whom we worked. We approached the pedagogical aspects in relation to the functioning of the classroom and we will describe the group-space, the teaching materials, the organization of working time and also the development of established interactions. We also present the educational options which we have had supported on to develop our educational action. We are also looking to describe, analyze and interpret the learning experiences we developed with a group of children aged between 4 and 5 years.The main activities consist of the socio-constructivism and undergo all areas and domains presented in the Curricular Guidelines for pre-school education. We seek, throughout this process, to watch the child as an active being in the construction of their own knowledge and development.Castanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBCabeleira, Karina Alves2014-07-28T10:34:16Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9964TID:201027470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:01.000412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Cabeleira, Karina Alves Educação Pré-Escolar Construtivismo Pedagogia-em-participação Experiências de aprendizagens integradas Prática de ensino supervisionada |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Cabeleira, Karina Alves |
author_facet |
Cabeleira, Karina Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanheira, Manuel Luís Pinto Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabeleira, Karina Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Construtivismo Pedagogia-em-participação Experiências de aprendizagens integradas Prática de ensino supervisionada |
topic |
Educação Pré-Escolar Construtivismo Pedagogia-em-participação Experiências de aprendizagens integradas Prática de ensino supervisionada |
description |
O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como principal objetivo aprofundar a reflexão sobre a ação educativa desenvolvida num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Apresentamos a contextualização da Prática de Ensino Supervisionada, caracterizando a instituição, a equipa educativa e o grupo de crianças com as quais trabalhamos. Abordamos aspetos pedagógicos relativamente ao funcionamento do grupo de crianças e descrevemos o espaço, os materiais pedagógicos, a organização do tempo e o desenvolvimento das interações estabelecidas. Apresentamos também as opções pedagógicas nas quais nos apoiamos para desenvolver a nossa ação educativa. Procuramos ainda descrever, analisar e interpretar as experiências de aprendizagens desenvolvidas com um grupo de crianças de 4 e 5 anos de idade. As atividades são de cariz socio-construtivista e passam por todas as áreas e domínios curriculares apresentados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Procuramos ao longo deste processo ver a criança como ser ativo na construção do seu conhecimento e do seu desenvolvimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-28T10:34:16Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9964 TID:201027470 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9964 |
identifier_str_mv |
TID:201027470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135240348762112 |