Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tatiana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/19900
Resumo: Substituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de intenções, práticas e recursos mobilizados para a indução e desenvolvimento de competências informacionais nos alunos. As bibliotecas universitárias, disponibilizando recursos informativos essenciais para a prossecução de objetivos académicos, podem contribuir para a pedagogia universitária assim entendida, através de estratégias que consolidam a eficácia da aprendizagem, no âmbito do movimento leitura-escrita. O objetivo deste artigo é pois o de refletir sobre a escrita académica e os fatores que a atravessam e a constituem, à luz destes conceitos.
id RCAP_c03bf2ae280efffa4911830ef8f11ec3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/19900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita AcadémicaPedagogia UniversitáriaBibliotecas AcadémicasEscrita AcadémicaCompetências AcadémicasCompetências de InformaçãoLiteracia de InformaçãoSubstituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de intenções, práticas e recursos mobilizados para a indução e desenvolvimento de competências informacionais nos alunos. As bibliotecas universitárias, disponibilizando recursos informativos essenciais para a prossecução de objetivos académicos, podem contribuir para a pedagogia universitária assim entendida, através de estratégias que consolidam a eficácia da aprendizagem, no âmbito do movimento leitura-escrita. O objetivo deste artigo é pois o de refletir sobre a escrita académica e os fatores que a atravessam e a constituem, à luz destes conceitos.Universidade de CoimbraRepositório da Universidade de LisboaSanches, Tatiana2015-08-03T10:58:23Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/19900porSanches, T. (2014) Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica, Revista Portuguesa de Pedagogia, 48(2), 9-25. Disponível em: http://impactum-journals.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/2319/1517info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/19900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:03.903720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica
title Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica
spellingShingle Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica
Sanches, Tatiana
Pedagogia Universitária
Bibliotecas Académicas
Escrita Académica
Competências Académicas
Competências de Informação
Literacia de Informação
title_short Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica
title_full Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica
title_fullStr Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica
title_full_unstemmed Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica
title_sort Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica
author Sanches, Tatiana
author_facet Sanches, Tatiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Universitária
Bibliotecas Académicas
Escrita Académica
Competências Académicas
Competências de Informação
Literacia de Informação
topic Pedagogia Universitária
Bibliotecas Académicas
Escrita Académica
Competências Académicas
Competências de Informação
Literacia de Informação
description Substituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de intenções, práticas e recursos mobilizados para a indução e desenvolvimento de competências informacionais nos alunos. As bibliotecas universitárias, disponibilizando recursos informativos essenciais para a prossecução de objetivos académicos, podem contribuir para a pedagogia universitária assim entendida, através de estratégias que consolidam a eficácia da aprendizagem, no âmbito do movimento leitura-escrita. O objetivo deste artigo é pois o de refletir sobre a escrita académica e os fatores que a atravessam e a constituem, à luz destes conceitos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-08-03T10:58:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/19900
url http://hdl.handle.net/10451/19900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sanches, T. (2014) Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica, Revista Portuguesa de Pedagogia, 48(2), 9-25. Disponível em: http://impactum-journals.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/2319/1517
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134279496630272