Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/19900 |
Resumo: | Substituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de intenções, práticas e recursos mobilizados para a indução e desenvolvimento de competências informacionais nos alunos. As bibliotecas universitárias, disponibilizando recursos informativos essenciais para a prossecução de objetivos académicos, podem contribuir para a pedagogia universitária assim entendida, através de estratégias que consolidam a eficácia da aprendizagem, no âmbito do movimento leitura-escrita. O objetivo deste artigo é pois o de refletir sobre a escrita académica e os fatores que a atravessam e a constituem, à luz destes conceitos. |
id |
RCAP_c03bf2ae280efffa4911830ef8f11ec3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/19900 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita AcadémicaPedagogia UniversitáriaBibliotecas AcadémicasEscrita AcadémicaCompetências AcadémicasCompetências de InformaçãoLiteracia de InformaçãoSubstituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de intenções, práticas e recursos mobilizados para a indução e desenvolvimento de competências informacionais nos alunos. As bibliotecas universitárias, disponibilizando recursos informativos essenciais para a prossecução de objetivos académicos, podem contribuir para a pedagogia universitária assim entendida, através de estratégias que consolidam a eficácia da aprendizagem, no âmbito do movimento leitura-escrita. O objetivo deste artigo é pois o de refletir sobre a escrita académica e os fatores que a atravessam e a constituem, à luz destes conceitos.Universidade de CoimbraRepositório da Universidade de LisboaSanches, Tatiana2015-08-03T10:58:23Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/19900porSanches, T. (2014) Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica, Revista Portuguesa de Pedagogia, 48(2), 9-25. Disponível em: http://impactum-journals.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/2319/1517info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/19900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:03.903720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica |
title |
Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica |
spellingShingle |
Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica Sanches, Tatiana Pedagogia Universitária Bibliotecas Académicas Escrita Académica Competências Académicas Competências de Informação Literacia de Informação |
title_short |
Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica |
title_full |
Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica |
title_fullStr |
Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica |
title_full_unstemmed |
Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica |
title_sort |
Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica |
author |
Sanches, Tatiana |
author_facet |
Sanches, Tatiana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Tatiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Universitária Bibliotecas Académicas Escrita Académica Competências Académicas Competências de Informação Literacia de Informação |
topic |
Pedagogia Universitária Bibliotecas Académicas Escrita Académica Competências Académicas Competências de Informação Literacia de Informação |
description |
Substituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de intenções, práticas e recursos mobilizados para a indução e desenvolvimento de competências informacionais nos alunos. As bibliotecas universitárias, disponibilizando recursos informativos essenciais para a prossecução de objetivos académicos, podem contribuir para a pedagogia universitária assim entendida, através de estratégias que consolidam a eficácia da aprendizagem, no âmbito do movimento leitura-escrita. O objetivo deste artigo é pois o de refletir sobre a escrita académica e os fatores que a atravessam e a constituem, à luz destes conceitos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-08-03T10:58:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/19900 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/19900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sanches, T. (2014) Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica, Revista Portuguesa de Pedagogia, 48(2), 9-25. Disponível em: http://impactum-journals.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/2319/1517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134279496630272 |