Inteligência social em alunos do 8º ano: implicações para o questionamento ético dos projectos de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Viviana Maria Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13459
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
id RCAP_d9fa3b71b226e08e60ac2602e06c9481
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência social em alunos do 8º ano: implicações para o questionamento ético dos projectos de vidaSocial intelligence of 8th grade students: implications for ethical questioning of life projects37.015.3Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)A inteligência social tem vindo a ser associada ao sucesso escolar, profissional e social (Almeida, 1998; Gardner, 1999; Goleman, 2006; Stenberg & Gricorenko, 2003), parecendo adequar-se às mudanças sociais e culturais em torno da educação, do emprego ou do desempenho, em termos mais latos (Candeias, 2008). Os jovens, na adolescência, procuram integrar critérios ideológicos, sociais, morais e políticos na construção de um projecto de vida. Este questionamento ético envolve pensar sobre as consequências das escolhas para os outros e para a humanidade, requerendo competências sociocognitivas (Guichard, 1991). Partindo destes pressupostos, o estudo apresentado tem como objectivos principais caracterizar a inteligência social, enquanto habilidade de resolução de problemas sociais (Candeias, 2007), em alunos do 8º ano de escolaridade, bem como testar possíveis diferenças nos resultados em função das variáveis sexo e idade. A amostra é composta por 227 alunos [110 (51,3%) raparigas e 117(48,7%) rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos (M=13; DP=0,567)], que frequentavam duas escolas públicas das Zonas Norte e Centro do País, pertencentes ao concelho de Braga e Oliveira de Azeméis, respectivamente. O constructo inteligência social foi avaliado tomando a Prova Cognitiva de Inteligência Social (Candeias, 2007), aferida para jovens portugueses. A análise dos efeitos das variáveis idade e sexo na inteligência social realizou-se a partir dos cálculos da média, desvio-padrão e análise da variância (ANOVA) para os quatro índices da P médias dos resultados obtidos em cada um dos índices, tomando a amostra global, indicam valores médios na inteligência social (notas T entre 48,42 e 52,09) e confirmam a existência de diferenças estatisticamente significativas (p< 0,05) em função da variável sexo, a favor das raparigas, no que se refere ao Índice de Resolução de problemas; e diferenças em função da idade, em favor dos alunos mais velhos, no que se refere ao índice de autoconfiança, em ambos os sexos; e o índice de motivação, no caso dos rapazes. Na sequência destes resultados, levantam-se algumas hipóteses explicativas, que inspirem futuras investigações e analisa-se o contributo deste estudo para o âmbito do questionamento ético dos projectos de vida.Social intelligence has been linked to academic success, professional and social development (Almeida, 1998; Gardner, 1999; Goleman, 2006; Gricorenko & Stenberg, 2003), seeming to suit the social and cultural changes around education, employment or performance, in broader terms (Candeias, 2008). The young, in adolescence, seek to integrate ideological, social, moral and political criteria in their construction of a life project. This ethical questioning involves thinking about the consequences of choices for others and for humanity, requiring sociocognitive skills (Guichard, 1991). Based on these assumptions, the study presented aims primarily to characterize the social intelligence, as ability to solve social problems (Candeias, 2007), of students in the 8th grade, and to test possible differences in results depending on sex and age. The sample consists of 227 students [110 (51.3%) girls and 117 (48.7%) boys, aged between 12 and 15 years (M = 13, SD = 0.567)], who attended two Public Schools of North and Central Zones of the country, belonging to the municipality of Braga and Oliveira de Azemeis, respectively. The construct of social intelligence was assessed by taking the Test of Cognitive Social Intelligence - PCIS (Candeias, 2007), measured for Portuguese youth. The analysis of the effects of age and sex on social intelligence was held from calculations of mean, standard deviation and analysis of variance (ANOVA) for the four indexes of PCIS. The average results obtained in each of the indexes, taking the total sample, indicate medium values in social intelligence (T scores between 48.42 and 52.09) and confirm the existence of statistically significant differences (p <0.05) as a function of sex, favoring girls, in relation to the Social Problems Resolution Index; and differences by age, favoring older students, in relation to the Self-Confidence index, in both sexes, and to the Motivation Index for boys. Following these results, some hypotheses are raised that can inspire future research and we analyze the contribution of this study to the subject of ethical questioning of life projects.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)-Projecto PTDC/CED/098896/2008Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoCarvalho, Viviana Maria Costa20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:42.814734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência social em alunos do 8º ano: implicações para o questionamento ético dos projectos de vida
Social intelligence of 8th grade students: implications for ethical questioning of life projects
title Inteligência social em alunos do 8º ano: implicações para o questionamento ético dos projectos de vida
spellingShingle Inteligência social em alunos do 8º ano: implicações para o questionamento ético dos projectos de vida
Carvalho, Viviana Maria Costa
37.015.3
title_short Inteligência social em alunos do 8º ano: implicações para o questionamento ético dos projectos de vida
title_full Inteligência social em alunos do 8º ano: implicações para o questionamento ético dos projectos de vida
title_fullStr Inteligência social em alunos do 8º ano: implicações para o questionamento ético dos projectos de vida
title_full_unstemmed Inteligência social em alunos do 8º ano: implicações para o questionamento ético dos projectos de vida
title_sort Inteligência social em alunos do 8º ano: implicações para o questionamento ético dos projectos de vida
author Carvalho, Viviana Maria Costa
author_facet Carvalho, Viviana Maria Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Viviana Maria Costa
dc.subject.por.fl_str_mv 37.015.3
topic 37.015.3
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13459
url http://hdl.handle.net/1822/13459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132430662107136