Insucesso escolar na matemática: um (outro) olhar: percepção dos alunos do 6.º ano do Ensino Básico sobre o insucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Rosalina Nogueira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6758
Resumo: Dissertação de Mestrado em Formação Psicológica de Professores
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spelling Insucesso escolar na matemática: um (outro) olhar: percepção dos alunos do 6.º ano do Ensino Básico sobre o insucesso37.015.3Dissertação de Mestrado em Formação Psicológica de ProfessoresEsta investigação baseia-se nos paradigmas dos estudos empíricos realizados numa perspectiva fenomenográfica, sendo seu objectivo conhecer e analisar as concepções dos alunos do 6.º ano de escolaridade do Ensino Básico sobre o fenómeno insucesso escolar na Matemática nas seguintes dimensões: o que é, como se avalia, as causas, as consequências e o que fazer para o evitar e/ou combater. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, tendo sido utilizados procedimentos qualitativos na sua análise e tratamento. A amostra é constituída por 34 alunos, sendo 16 do sexo masculino e 18 do sexo feminino. Os principais resultados reportam-se ao mapeamento das diversas concepções dos alunos relativamente a cada uma das dimensões do fenómeno insucesso escolar na Matemática. Ao responderem à questão “O que é insucesso escolar na Matemática?” os alunos concentraram as suas verbalizações em cinco categorias descrevendo a dimensão sobretudo como trabalho pessoal, interesse, comportamento, atenção e rendimento. De igual modo, invocam principalmente cinco categorias, participação, testes, comportamento, TPC e atenção, para descreverem a dimensão, “Como se avalia”. Ao descreverem a terceira dimensão, surgem como principais causas do insucesso escolar na Matemática as categorias, trabalho pessoal, atenção, capacidade, comportamento e interesse. No âmbito da quarta dimensão “Consequências”, os alunos concentram as suas verbalizações em três categorias principais, percepcionando as consequências do insucesso escolar na Matemática, sobretudo, ao nível do dia-a-dia, do futuro profissional e do futuro escolar. No respeitante à quinta dimensão e semelhantemente ao referido na literatura, as categorias: trabalho pessoal, por parte dos alunos; estratégias de ensino, por parte dos professores; apoio social, por parte dos pais e políticas educativas, por parte do Ministério da Educação, emergem como as principais formas de combater e/ou evitar o fenómeno em estudo. A análise conjunta dos dados leva-nos a considerar que estes alunos, ao mesmo tempo que manifestam um conhecimento declarativo e condicional do insucesso escolar na Matemática, revelam um conhecimento procedimental deprimido. Centram-se no produto, embora, se mostrem incapazes de delinear o processo para o alcançar.This research is based on examples of empirical studies taken into account under a phenomenon-graphical perspective. Its aim is to acknowledge and analyse the conceptions of 6th grade students about their lack of success in mathematics according to the following dimensions: what it is, how it can be assessed, causes, consequences and what to do to avoid it/fight it back. All the data were obtained through a series of semi-structured interviews and qualitative procedures were used in its study and analysis. The sample for this study is composed of 34 students, 16 being male and 18 female. The main outcomes relate to the mapping of different conceptions that students may have regarding each of the dimensions of the phenomenon under analysis. By answering the question: ”What do you consider to be the lack of success in mathematics?” students have concentrated their verbal output in five different categories, describing the dimension mostly as individual work, interest, behaviour, attention and school performance. Likewise, they have created five categories like participation, testing, behaviour, homework and attention to describe the dimension “How it can be assessed”. In the description of the third dimension we find as main causes categories like individual work, attention, ability, behaviour and interest. In what concerns its consequences (fourth dimension), the students concentrate their verbal output in three main categories, evaluating the lack of success in terms of day-to-day action, future jobs and educational future. As to the fifth dimension, and as seen on the field of literature, the categories: individual work, on the part of students; teaching strategies, on the part of teachers; social support, on the part of parents and educational policies as well of the Education Department, emerge as important means to avoid and fight back the phenomenon. The analysis of all the data leads us to consider that these students, while manifesting a declarative and conditional knowledge of the situation of failure in mathematics, also reveal a depressed procedural knowledge. They concentrate on the product, although they find themselves unable to define the process by which they get there.Rosário, PedroUniversidade do MinhoLeandro, Rosalina Nogueira2006-07-142006-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:39.188409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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